Liam Davenport
O anticorpo monoclonal tanezumabe parece reduzir a dor associada a metástases ósseas em pacientes oncológicos em terapia com opioides, sugerem os resultados de um estudo de fase 3.
A professora Marie Fallon, do Cancer Research UK Edinburgh Centre, University of Edinburgh, no Reino Unido, e seus colegas randomizaram 145 pacientes oncológicos com queixa de dor contínua para receber tanezumabe (que mira no fator de crescimento dos nervos) ou placebo.
Em comparação com o placebo, o anticorpo monoclonal reduziu significativamente a dor no local primário da dor por metástase óssea entre a primeira e a oitava semana do estudo.
No entanto, os resultados, apresentados na reunião anual de 2021 da European Society for Medical Oncology (ESMO) em 17 de setembro, sugerem que a redução não permaneceu significativa para além da oitava semana, apesar da continuidade do tratamento, e dois pacientes em uso de tanezumabe apresentaram fraturas patológicas.
A eficácia analgésica do tanezumabe foi superior à do placebo em pacientes que já recebiam opioides otimizados de base, disse Marie, e de modo geral o perfil de segurança foi consistente com os eventos adversos esperados.
“No geral, esses dados demonstram o potencial de um inibidor do fator de crescimento do nervo, como o tanezumabe, para reduzir a dor causada por metástases ósseas.”
Anúncio da EMA
Os resultados foram uma boa notícia para os fabricantes do tanezumabe, surgindo um dia depois de a European Medicines Agency (EMA) ter recomendado a recusa da autorização de introdução no mercado para o tratamento da dor da osteoartrite
A agência disse que a terapia ofereceu apenas pequenos benefícios em relação ao placebo, e nenhuma melhora no alívio da dor ou funcionamento físico em comparação com os anti-inflamatórios não esteroides, enquanto aumenta o risco de efeitos colaterais, como osteoartrite progressiva rápida e substituição articular.
O anúncio veio seis meses depois de um painel da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA votar por 19 a 1 que, embora o tanezumabe possa oferecer benefícios clínicos, o risco associado de destruição articular ou osteoartrite rapidamente progressiva era muito grande, apesar de uma estratégia de mitigação de risco proposta pelo fabricante.
Comparações
Discutindo os achados, o Dr. Florian Scotté, oncologista clínico do Gustave Roussy Cancer Campus, na França, perguntou se o estudo incluía a comparação do tanezumabe com bisfosfonatos.
Marie respondeu que não, dizendo que os pacientes "precisavam estar sob analgesia estável de qualquer tipo antes de entrar no estudo", o que poderia incluir bisfosfonatos, "mas não houve esta comparação".
Medscape Notícias Médicas © 2021 Citar este artigo: Tanezumabe pode controlar dor da metástase óssea intratável - Medscape - 23 de setembro de 2021.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://portugues.medscape.com/
#câncer # Câncer Próstata #mês de conscientizaçao Câncer Próstata #conscientização #oncoguia # American Cancer Society #DIABETES# CÂNCER DE PULMÃO#DIA NACIONAL DO CÂNCER #CÂNCER INFANTIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla