Dr. Augusto Pimazoni-Netto | CREMESP 11.970
- Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Classicamente, considera-se que o uso de metformina está contraindicado em indivíduos com insuficiência renal de grau mais avançado, uma vez que esse fármaco poderia aumentar o risco de acidose láctica. Seria esse posicionamento um consenso geral ou apenas uma opinião mais ou menos generalizada entre os diabetologistas?
Um estudo publicado na revista Diabetes Care, procurou determinar se o uso de metformina em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) com níveis distintos de função renal estariam mesmo associado a um risco aumentado de acidose láctica. Os dados foram coletados de 77.601 pacientes de uma base de dados do Reino Unido, com base nos seguintes critérios: diagnóstico de DM2, tratamento com metformina e pelo menos uma avaliação da função renal realizada no período do estudo. A função renal foi avaliada pela taxa de filtração glomerular, tendo sido classificada como “normal” (n), “discretamente reduzida” (Mi), “moderadamente reduzida” (Mo) ou “intensamente reduzida” (Se). O desfecho único do estudo foi o desenvolvimento de acidose láctica.
Os resultados mostraram a ocorrência de 35 eventos de acidose láctica para cada 100.000 pacientes/anos, dos quais nenhum deles resultou em morte e 23 deles estavam associados a comorbidades existentes. Nenhuma diferença na incidência de acidose láctica foi observada em nenhum dos níveis de função renal nos grupos representativos de função normal (7,6 casos), função discretamente reduzida (4,6 casos), função moderadamente reduzida (17 casos) e intensamente reduzida (39 casos), todos esses índices expressos em termos de 100.000 pacientes/anos.
Os autores concluíram que a incidência geral de acidose láctica em pacientes tratados com metformina neste estudo esteve dentro da faixa de normalidade reportada na literatura para pacientes com DM2 e nenhuma diferença significante foi observada entre grupos de pacientes incluídos nos níveis de função renal relatados.
Fonte: Richy FF, Sabidó-Espin M, Guedes S et al. Incidence of Lactic Acidosis in Patients with Type 2 Diabetes with and Without Renal Impairment Treated with Metformin: A Retrospective Cohort Study. Diabetes Care 2014. Doi: 10.2337/dc14-0464. Acesso em 02 de junho de 2014.
Dr. Augusto Pimazoni-Netto | CREMESP 11.970
- Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://novembrodiabetesazul.com.br/
https://diabetes.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla