Principais demandas por ação da UE
9 de novembro de 2021
Apelamos à aprovação de legislação pela União Europeia (UE) para melhorar a saúde pública, prevenir doenças não transmissíveis e promover os direitos das crianças, protegendo efetivamente as crianças do impacto nocivo da comercialização generalizada, onipresente e insidiosa de alimentos nutricionalmente pobres.
A UE tem amplos poderes para regular todas as formas de comercialização transfronteiriço para melhorar o funcionamento do mercado interno, ao mesmo tempo em que assegura um alto nível de proteção dos direitos públicos, do consumidor e das crianças, em consonância com os Tratados da UE e a Carta dos Direitos Fundamentais da UE.
Apelamos à UE para regular a comercialização transfronteiriço de alimentos e minimizar a exposição das crianças à comercialização nutricionalmente ruim de alimentos por:
- Encerrando a comercialização de alimentos nutricionalmente pobres entre 6h e 23h na mídia de transmissão, incluindo televisão e rádio;
- Acabar com a comercialização de alimentos nutricionalmente pobres em mídias digitais, incluindo mídias sociais e plataformas de compartilhamento de vídeo;
- Encerrando o patrocínio de marcas alimentícias de eventos com efeitos transfronteiriços, incluindo eventos esportivos e culturais, como festivais, a menos que as marcas possam provar que tal patrocínio não está associado a alimentos nutricionalmente pobres; e
- Acabar com o uso de técnicas de marketing atraentes para as crianças para a promoção de alimentos nutricionalmente pobres, inclusive em embalagens de alimentos. Em particular, influenciadores e outras personalidades não devem promover alimentos nutricionalmente pobres.
Todas as crianças, incluindo adolescentes, devem ser protegidas do marketing nocivo. Uma criança é definida como qualquer pessoa com menos de 18 anos, em consonância com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança que todos os Estados-Membros da UE ratificaram.
A definição de alimentos nutricionalmente pobres deve basear-se no modelo de perfil de nutrientes da OMS Europa.
Consideramos que a ação para criar ambientes sustentáveis e empoderadores propícios à boa saúde e bem-estar das gerações futuras não é apenas justificada, mas também viável. Por conseguinte, apresentamos um projeto de Diretiva de Comercialização de Alimentos como um documento de discussão para relançar o debate sobre a proteção pela UE das crianças do impacto nocivo que a comercialização de alimentos nutricionalmente pobres tem sobre sua saúde e sobre seus direitos.
"Apoiamos o apelo à União Europeia para proteger as crianças da excessiva comercialização de alimentos e bebidas não saudáveis. Sabemos que a comercialização de junk food para crianças incentiva as crianças a escolher produtos não saudáveis, que por sua vez podem contribuir para a obesidade infantil. Ver apenas 4,4 minutos de propaganda de junk food leva as crianças a comer 60 calorias extras por dia.
"A obesidade infantil e o excesso de peso são problemas de saúde significativos para as crianças e suas famílias. Pode haver sérias implicações para a saúde física e mental de uma criança, que pode continuar até a idade adulta. Sabemos que ajudar as crianças a ter um começo saudável na vida é muito importante. Ao apoiar as crianças a comer de forma saudável e se mudar desde cedo, nosso objetivo é ajudá-las a desenvolver hábitos saudáveis que possam ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer e outras doenças mais tarde na vida.
"É hora de vermos políticas em vigor em toda a UE que protejam as crianças desse marketing prejudicial e coloquem a saúde em primeiro lugar."– Kate Oldridge-Turner, Chefe de Política e Assuntos Públicos do World Cancer Research Fund International
> Baixe uma cópia da declaração principal e organizações endossadoras (https://www.wcrf.org/wp-content/uploads/2021/11/Call-to-protect-children-from-the-marketing-of-nutritionally-poor-food_final_logos.pdf)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.wcrf.org/
https://uicc.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla