Powered By Blogger

sábado, 5 de fevereiro de 2022

05/02 - DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

 

Mamografia

Aprovado pelo Conselho Editorial Cancer.Net, 06/2019

Uma mamografia é um raio-X que verifica o câncer no tecido mamário. A técnica utilizada para fazer esses raios-X é chamada de mamografia. As imagens podem mostrar um pequeno tumor que não pode ser sentido durante um exame ou outras alterações mamárias.

Quais são os diferentes tipos de mamografias?

Uma mamografia pode ser feita como um exame de rotina ou para encontrar a causa dos sintomas que você está experimentando.

Mamografia de rastreamento. Esse tipo de mamografia é um exame de rotina. Você pode tê-lo todos os anos, a cada dois anos, ou em momentos diferentes, dependendo do que seu médico recomenda.

As mamografias de rastreamento verificam o câncer de mama em pessoas que não apresentam sintomas. O objetivo é pegar qualquer câncer precocemente, quando geralmente é mais fácil de tratar.

As organizações de saúde têm diretrizes diferentes para a frequência com que as pessoas precisam de mamografias de rastreamento. Conheça as diretrizes atuais de rastreamento do câncer de mama e como entender as recomendações de rastreamento.

Mamografia diagnóstica. Esse tipo de mamografia é feito para aprender mais sobre um sintoma específico ou responder a uma pergunta. Você pode precisar de uma mamografia diagnóstica se:

  • Sua mamografia de rastreamento mostra mudanças que o médico quer saber mais sobre

  • Você sente um nódulo no peito ou peito

  • Você tem outros sintomas

Uma mamografia diagnóstica geralmente tira mais fotos da mama do que uma mamografia de rastreamento.

Quem faz minha mamografia?

Um membro da equipe de saúde chamado mamógrafo faz o teste. Eles têm treinamento especial em tecnologia de mamografia e em trabalhar com você para obter as melhores imagens possíveis.

Um médico chamado radiologista olha as imagens da sua mamografia e interpreta o que elas mostram. Você geralmente recebe um relatório por escrito ou carta com seus resultados.

Como posso me preparar para uma mamografia?

Quando você agendar sua mamografia, o pessoal do hospital ou do escritório lhe dirá como se preparar. Aqui estão algumas coisas para ter em mente.

Quando agendar sua mamografia. Considere agendar o teste durante as 2 semanas após o término do período. Seus seios serão os menos macios nesta época do mês. Se você está preocupado com a dor durante a mamografia, você pode tomar um medicamento para dor sem prescrição no dia do exame.

O que sua equipe de saúde precisa saber antes da mamografia. Certifique-se de contar à sua equipe de saúde sobre quaisquer sintomas que você esteja experimentando em seu peito ou peito. Você também deve dizer a eles se:

  • Você está grávida ou amamentando. Embora seja geralmente considerado seguro fazer uma mamografia durante a gravidez, a gravidez e a amamentação podem dificultar a leitura da mamografia por um radiologista. Dependendo do motivo da mamografia, sua equipe de saúde pode recomendar o adiamento deste exame.

  • Você acabou de receber uma vacina COVID-19. Inchaço temporário no braço que levou o tiro pode significar que é melhor adiar este teste por algumas semanas.

  • Você tem implantes de mama, cirurgia prévia nos seios ou peito, e quaisquer áreas de preocupação. Eles podem perguntar-lhe sobre esta informação no dia da varredura.

Todas essas informações ajudarão o mamógrafo a fazer a melhor mamografia possível. Também ajuda o radiologista que está olhando para a sua mamografia e interpretando as fotos. Por exemplo, se você fez cirurgia de mama no passado, o mamógrafo pode gravar pequenos marcadores na pele nessa área. Isso mostra o radiologista onde o câncer ou outro problema estava.

Se você já fez uma mamografia em outra unidade antes, pergunte ao mamógrafo se eles têm acesso aos seus registros. O radiologista pode comparar suas novas imagens com as mais antigas.

Seguro e custo. Nos Estados Unidos, a Affordable Care Act exige que as companhias de seguros privadas paguem por mamografias regulares de rastreamento. A partir dos 40 anos, você pode ser exibido gratuitamente a cada 1 a 2 anos. O Medicare também paga por uma mamografia de rastreamento todos os anos, a partir dos 40 anos. Mamografias 3D (também conhecidas como tomossíntese) nem sempre são pagas, então você deve ligar para a seguradora para saber se esse tipo de mamografia de rastreamento é coberto antes de fazer o exame.

As mamografias diagnósticas geralmente são cobertas pelo seu provedor de seguros. Mas você deve ligar antes do teste e conversar com eles para evitar ter custos inesperados.

O que comer. Você geralmente pode comer ou beber normalmente antes do teste. Você pode querer evitar cafeína antes da mamografia. Cafeína pode deixar seus seios mais macios. Se você está preocupado com dor ou desconforto durante a mamografia, você pode tomar um medicamento para dor sem prescrição médica 1 hora antes da consulta.

O que vestir. Você precisará tirar suas roupas da cintura para cima durante a mamografia. Você pode querer usar um top e sutiã que são fáceis de remover. Durante o exame, você usará um vestido de hospital que pode abrir na frente. Você pode querer deixar colares em casa, já que você precisará remover joias do pescoço antes do teste. Pergunte ao seu provedor sobre outros tipos de joias se você tiver dúvidas.

Há algumas coisas que você deve evitar colocar em seu corpo antes de uma mamografia:

  • Desodorante

  • Antitranspirante

  • Pó corporal

  • Loção

  • Perfume, spray corporal ou colônia

  • Maquiagem aplicada abaixo do pescoço

Esses produtos deixam depósitos na pele. Isso pode criar manchas nas imagens de raio-X, tornando-as mais difíceis de ler. Eles podem causar problemas mesmo que o produto não tenha sido aplicado diretamente ao seu peito.

Se você tiver alguma dúvida sobre como se preparar para sua mamografia, pergunte à sua equipe de saúde. Eles avisarão se há algo que você precisa fazer antes do teste ou levar com você para sua consulta.

O que acontece durante uma mamografia?

A mamografia real leva de 10 a 15 minutos, mas sua consulta pode levar até uma hora. Isso inclui trocar de roupa, fazer o exame, e seu mamógrafo certificando-se de que as imagens são claras o suficiente para o radiologista olhar.

Durante a mamografia, você ficará em frente à máquina de mamografia. Esta é uma máquina alta com duas placas planas e um tubo em cima. O mamógrafo ajustará a máquina à altura e, em seguida, descansará o peito na placa inferior. A placa superior, chamada placa de compressão, vai baixar sobre o peito. O mamógrafo pode pedir que você respire fundo antes de fazer isso.

Quando a mama for achatada entre as placas, a máquina tirará os raios-X do tubo acima da mama. Isso é desconfortável, mas não dura muito. Algumas pessoas sentem dor durante a mamografia, mas se você sentir dor intensa ou se sua pele está beliscada, diga ao mamógrafo.

Para uma mamografia de rastreamento, você precisará de várias fotos de cada mama. Uma mamografia diagnóstica pode precisar de mais. O mamógrafo pode fazer você mudar de posição algumas vezes. Depois que você terminar, eles garantem que as fotos estão claras. Eles podem retomar qualquer imagem que não esteja clara. Quando a mamografia terminar, você pode voltar às suas atividades habituais imediatamente.

Hoje, a maioria dos centros de imagem mamária usa tecnologia digital em vez de filme. As fotos são mais fáceis de armazenar e compartilhar, e podem estar prontas mais cedo. As imagens também são mais nítidas, o que pode facilitar a visto de pequenas mudanças.

Mesmo com mamografias digitais, você não terá os resultados dos exames imediatamente. Isso porque o radiologista precisa ler os resultados com atenção. Você deve receber os resultados de uma mamografia de rastreamento dentro de 2 a 4 semanas. Os resultados da mamografia diagnóstica geralmente são dados mais cedo. Pergunte ao mamógrafo quando você pode esperar seus resultados.

Por que meu peito precisa ser achatado durante uma mamografia?

O tipo de raio-X usado em uma mamografia é menos poderoso do que outros tipos de raios-X. Para facilitar a ver anormalidades, o tecido mamário é achatado. Também impede que o tecido mamário se mova, o que produziria uma imagem embaçada.

Devo fazer uma mamografia 3D?

Muitos centros de imagem mamária oferecem mamografias tridimensionais (3D). Isso também é chamado de tomossíntese mamária.

Durante uma mamografia 3D, a mama é posicionada e achatada da mesma forma. Mas a imagem 3D leva alguns segundos a mais. O tubo de raio-X se move em um arco, tirando fotos de muitos ângulos. Um computador cria imagens que mostram várias seções da mama.

Alguns estudos mostram que a imagem 3D significa menos necessidade de voltar para outra mamografia se forem encontradas alterações.

Cada tipo de mamografia tem benefícios e riscos. Pergunte à sua equipe de saúde qual tipo é o certo para você.

Por que fui chamado de volta para outra mamografia?

Às vezes, seu médico pode precisar que você volte para tirar fotos adicionais do seu peito. Embora você possa estar preocupado quando recebe esta ligação, pode ajudar a saber que é comum. As razões mais comuns para receber uma chamada de volta para outra mamografia são ou tecido mamário denso que dificulta a ver qualquer problema na mama ou uma área de preocupação. Na maioria das vezes, uma área de preocupação em uma mamografia não é câncer.

O que acontece se meu resultado de mamografia for anormal?

Se o radiologista está preocupado com os resultados da mamografia mostrarem um crescimento que pode ser câncer, o próximo passo é o exame adicional. Esses testes vão descobrir se o crescimento é benigno ou cancerígeno. Um tumor benigno significa que o tumor pode crescer, mas não se espalhará. Um tumor cancerígeno é maligno, o que significa que pode crescer e se espalhar para outras partes do corpo.

Seu médico pode decidir fazer exames de imagem adicionais, como um ultrassom ou uma ressonância magnética de mama. Mas a única maneira de confirmar um diagnóstico de câncer de mama é através de uma biópsia. Existem vários tipos diferentes de biópsias usadas para diagnosticar o câncer de mama. Saiba mais sobre os exames utilizados para fazer um diagnóstico de câncer de mama.

Perguntas para fazer à sua equipe de saúde

Antes de fazer sua mamografia, considere perguntar:

  • Por que está recomendando esse teste para mim?

  • Onde será feita minha mamografia?

  • Quem fará a mamografia?

  • Posso escolher uma mamógrafo se estiver mais confortável com isso?

  • O centro faz muitas mamografias?

  • Quais são os possíveis riscos de uma mamografia?

  • Quão precisas são as mamografias para encontrar câncer?

  • Quando eu vou conseguir os resultados, e como?

  • Quem vai me explicar os resultados?

  • Que outros exames vou precisar se a mamografia não estiver clara ou mostrar sinais de câncer?








 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.cancer.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla