Powered By Blogger

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Estilo de vida muda após diagnóstico de Câncer

 

Médica em consulta com paciente em seu consultório

Moniek van Zutphen

Moniek van Zutphen é doutorando na Divisão de Nutrição Humana e Saúde da Universidade de Wageningen & Research. Sua principal questão de pesquisa é avaliar se os padrões de estilo de vida após o diagnóstico de câncer colorretal estão associados à recidiva do câncer, comorbidades e sobrevivência.

Muitos pacientes com câncer estão dispostos a mudar sua dieta e estilo de vida para evitar que seu câncer volte. O World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute for Cancer Research (AICR) recomendam que os sobreviventes do câncer sigam suas Recomendações de Prevenção do Câncer. Seguindo essas Recomendações é provável que reduza o risco de o câncer voltar e também é provável que reduza o risco de outras doenças, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2, que são importantes causas de problemas de saúde em pessoas que vivem além do câncer.

Embora muitos sobreviventes de câncer expressem sua motivação para mudar seu estilo de vida, poucos recebem conselhos de estilo de vida de um profissional de saúde. Portanto, eu me perguntava quais mudanças no estilo de vida são realmente feitas após um diagnóstico de câncer colorretal e se as pessoas estavam inclinadas a mudar múltiplos comportamentos de saúde. Para testar isso, minha equipe de pesquisa na Universidade de Wageningen usou as Recomendações WCRF/AICR para avaliar como o estilo de vida global mudou.

A pontuação WCRF/AICR

No ano passado, os cientistas desenvolveram uma pontuação padrão para medir a adesão às Recomendações. A pontuação WCRF/AICR 2018 inclui metas específicas em cada Recomendação e, portanto, inclui peso, atividade física, alimentos e bebida. Utilizou-se esse escore para avaliar a adesão às Recomendações, tanto no diagnóstico quanto dois anos depois, para avaliar mudanças no estilo de vida global ao longo do tempo.

 

O estudo colon

Para ver quais mudanças no estilo de vida são feitas após um diagnóstico de câncer colorretal, utilizamos dados do estudo COLON. O estudo COLON é um estudo observacional no qual participaram mais de 2.000 pacientes com câncer colorretal de 12 hospitais diferentes nos Países Baixos. Logo após o diagnóstico, foram enviados questionários aos participantes para relatar seu peso, atividade física, dieta, ingestão de álcool e comportamento de tabagismo. Os mesmos questionários foram enviados novamente seis meses e dois anos após o diagnóstico. Todos os participantes foram diagnosticados entre 2010 e 2015 e seu câncer não havia metástase.

Mudança no estilo de vida

As respostas de 1.072 participantes mostraram que 70% das pessoas melhoraram em pelo menos uma Recomendação, e as pessoas diminuíram principalmente o consumo de bebidas açucaradas. Além disso, muitas vezes diminuíram sua ingestão de carne vermelha e processada.

Este foi o primeiro estudo que analisou mudanças no estilo de vida geral e, surpreendentemente, o estilo de vida geral dificilmente melhorou nos dois primeiros anos após o diagnóstico de câncer colorretal. No início, isso parece estar em contraste com os resultados de que 70% dos participantes melhoraram em pelo menos um aspecto de seu estilo de vida. No entanto, um estilo de vida saudável consiste em múltiplos aspectos. Metade dos participantes melhorou a adesão com pelo menos uma Recomendação, mas – importante , piorou a adesão com outra Recomendação. Em média, o estilo de vida geral não melhorou após o diagnóstico, e não foi observado um padrão claro para o qual as mudanças no estilo de vida foram feitas simultaneamente.

Esperamos que profissionais de saúde e sobreviventes de câncer possam discutir o estilo de vida juntos. Nossa pesquisa mostra que a maioria das pessoas não consegue melhorar seu estilo de vida após o câncer por conta própria, e, portanto, o apoio ao estilo de vida é essencial.

Os resultados deste estudo foram publicados no Journal of Cancer Survivorship e agradecemos o financiamento recebido pela Sociedade Holandesa de Câncer que tornou este estudo possível.


> Se você é um profissional de saúde interessado em mudança de comportamento, nosso guia gratuito Mudança de Comportamento pode ajudá-lo a iniciar conversas eficazes com seus pacientes.







 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

https://www.wcrf.org/

https://uicc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla