Sabemos que beber álcool pode aumentar o risco de vários cânceres, mas certamente apenas uma bebida não vai doer? Na verdade, poderia – evidências do nosso novo relatório, a maior revisão de pesquisa sobre câncer de mama do mundo, mostra que beber até mesmo uma bebida alcoólica por dia pode aumentar o risco de câncer de mama.
Por que só uma bebida é tão perigosa?
Quanto mais álcool bebemos, maior será o risco de câncer de mama. No entanto, não são apenas os bebedores pesados que estão em um risco aumentado – mesmo uma bebida pode ter um impacto.
Uma explicação para isso é que quando bebemos álcool, ele é convertido em uma substância tóxica chamada acetaldeído. Quanto mais bebemos, mais acetaldeído tóxico se acumula, o que significa que mais danos causadores de câncer podem ser causados às células. No entanto, mesmo uma pequena quantidade de álcool pode causar algum acúmulo de acetaldeído tóxico, o que pode levar a danos celulares, e é por isso que até mesmo uma bebida aumenta o risco.
O que mais aumenta o risco de câncer de mama?
Nosso relatório encontrou fortes evidências de que outros fatores de estilo de vida também afetam o risco de câncer de mama.
O exercício também foi considerado importante para a prevenção do câncer de mama. Exercícios vigorosos que trabalham até o suor, como ciclismo, natação ou corrida, ajudam a prevenir o câncer de mama pré-menopausa e ambos moderados, como andar rápido, e níveis vigorosos ajudam a prevenir o câncer de mama pós-menopausa.
Se todas as mulheres fossem um peso saudável, cerca de 16% dos casos de câncer de mama pós-menopausa no Reino Unido poderiam ser evitados. Isso enfatiza a necessidade de os formuladores de políticas em todo o mundo levarem a sério a prevenção da obesidade, uma vez que o câncer de mama pós-menopausa é responsável por mais de meio milhão de mortes em todo o mundo a cada ano.
O que recomendamos?
Há várias coisas que as mulheres podem fazer para ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Sem dúvida, o mais importante deles é evitar beber álcool, ou reduzir o consumo de álcool. Com o consumo de álcool sendo uma parte tão arraigada de tantas culturas em todo o mundo, é vital que aconsciamos a ligação entre álcool e câncer. Também sabemos que aumenta o risco de uma série de outros cânceres.
Manter um peso saudável e fazer exercícios suficientes (particularmente o tipo vigoroso) também são importantes para a prevenção do câncer de mama. Pode ser o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, mas nossas evidências mostram que há medidas que as mulheres podem tomar para reduzir significativamente seu risco. Se todos seguissem nossas recomendações, um número substancial de casos de câncer de mama poderia ser evitado em todo o mundo a cada ano.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.wcrf.org/
https://uicc.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla