Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Câncer Colorretal >Ablação e embolização para

Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 17/03/2015 - Data de atualização: 25/02/2019


Quando o câncer colorretal se dissemina, as metástases podem ser removidas por outras técnicas, como a ablação ou embolização.

Ablação

Ablação é o tratamento que destrói os tumores sem removê-los. Geralmente é utilizada para tratar metástases hepáticas, mas pode ser utilizada para tratar tumores em outros locais.

Ablação por radiofrequência. A ablação por radiofrequência utiliza ondas de rádio de alta energia para destruir os tumores. Este procedimento é geralmente guiado por tomografia computadorizada ou ultrassom.

Ablação por micro-ondas. Este método é usado para tratar a disseminação da doença para o fígado, com auxílio de exames de imagem ​​para guiar a sonda (similar a uma agulha) no tumor. Nesta técnica, micro-ondas eletromagnéticas criam altas temperaturas para destruir rapidamente os tumores. Este tratamento é usado no tratamento de tumores de até 6 cm de diâmetro.

Ablação com etanol. Também conhecido como injeção percutânea de etanol, este procedimento injeta álcool concentrado diretamente no tumor para destruir células cancerígenas. Isso geralmente é realizado através da pele utilizando uma agulha, guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada.

Criocirurgia. A criocirurgia destrói o tumor congelando-o com uma sonda metálica. Esta sonda é guiada até o tumor por ultrassom. Em seguida, gases muito frios são passados através da sonda para congelar o tumor, destruindo as células cancerígenas. Este método pode tratar tumores maiores, mas requer anestesia geral.

Efeitos colaterais da ablação

Os possíveis efeitos colaterais após a ablação incluem:

Dor abdominal.
Infecção.
Sangramento na cavidade torácica ou abdominal.
Complicações mais graves não são comuns, mas são possíveis.

Embolização

A embolização é um procedimento que injeta substâncias para bloquear ou reduzir o fluxo de sangue para as células cancerosas no fígado.

A embolização é uma opção para pacientes com tumores que não podem ser removidos cirurgicamente. Ela pode ser usada em tumores grandes, normalmente com mais do que 5 cm de diâmetro. A embolização reduz parcialmente o fornecimento de sangue para o tecido hepático normal, não sendo uma boa opção para pacientes com o fígado danificado por doenças como hepatite ou cirrose.

Existem 3 tipos principais de procedimentos de embolização para tratar o câncer colorretal que se disseminou para o fígado:

Embolização da artéria hepática. Neste procedimento, é inserido um cateter na artéria da coxa, que é guiado até o fígado. Um corante é geralmente injetado na corrente sanguínea para permitir ao médico guiar o caminho do cateter por raios X. Quando o cateter está posicionado, pequenas partículas são injetadas dentro da artéria. A embolização arterial também é chamada de embolização transarterial.

Quimioembolização. A quimioembolização, também conhecida como quimioembolização transarterial, combina a embolização com quimioterapia. Na maioria das vezes, isso é feito usando pequenas cápsulas que liberam um medicamento quimioterápico ou por administração da quimioterapia diretamente através do cateter na artéria.

Radioembolização. Esta técnica combina embolização com radioterapia. Consiste na administração por injeção de microesferas revestidas com ítrio-90 na artéria hepática. Uma vez infundidas, as esferas se alojam nos vasos sanguíneos próximos ao tumor, onde liberam pequenas quantidades de radiação no local do tumor por alguns dias. A radiação emitida tem curto alcance, de modo que seus efeitos se limitam ao tumor.

Efeitos colaterais da embolização

As possíveis complicações após a embolização incluem:
Dor abdominal.
Febre.
Náuseas.
Infecção no fígado.
Inflamação da vesícula biliar.
Coágulos sanguíneos no fígado.
Complicações mais graves não são comuns, mas são possíveis

Fonte: American Cancer Society (21/02/2018)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/

#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #Câncerderim #Câncercolorretal
#toqueretal
#anuscopia #proctoscopia #tabagismo #obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#relaçõessexuais#preservativo#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla