Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Câncer Colorretal > Quimioterapia para



Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 17/03/2015 - Data de atualização: 25/02/2019

A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais.

Formas de Administração

Quimioterapia Sistêmica. Os medicamentos são injetados na veia ou administrados por via oral. Os medicamentos entram na corrente sanguínea e atingem todas as áreas do corpo, tornando este tratamento potencialmente útil para cânceres que se disseminaram para órgãos distantes (metástases).

Quimioterapia Regional. Os medicamentos são injetados diretamente dentro de uma artéria e conduzidos para a área do organismo que contém o tumor. Esta abordagem visa concentrar a dose administrada nas células cancerígenas, reduzindo os efeitos colaterais, uma vez que limita a quantidade de fármacos que atingem o resto do organismo.

Perfusão da artéria hepática. É quando a quimioterapia é administrada diretamente na artéria hepática e, às vezes, utilizada quando o câncer colorretal se disseminou para o fígado.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura, em geral, algumas semanas.

A quimioterapia pode ser administrada em diferentes momentos durante o tratamento do câncer colorretal:

Quimioterapia adjuvante. É realizada para destruir as células cancerígenas remanescentes após a cirurgia. A quimioterapia adjuvante também é utilizada para destruir possíveis células cancerígenas que possam ter deixado o tumor primário e se instalado em outros órgãos, e que ainda são muito pequenas para serem detectadas em exames de imagem.

Quimioterapia neoadjuvante. Para alguns tipos de câncer, a quimioterapia é administrada para tentar reduzir o tumor antes da cirurgia.

Quimioterapia para câncer avançado. A quimioterapia pode também ser administrada para reduzir o tamanho do tumor e aliviar os sintomas causados pela disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado.

Medicamentos Utilizados

Os principais fármacos utilizados no tratamento do câncer colorretal são:
5-fluorouracil (5-FU).
Capecitabina. Administrado via oral. Uma vez no corpo, é alterado para 5-FU, ao chegar ao local do tumor.
Irinotecano.
Oxaliplatina.
Trifluridina e tipiracil, um medicamento combinado em forma oral.
Muitas vezes dois ou mais destes medicamentos são combinados para tornar o tratamento mais eficaz. Às vezes, os medicamentos quimioterápicos são administrados junto com uma terapia-alvo.


Possíveis Efeitos Colaterais

Os quimioterápicos não só atacam as células cancerosas, mas também células normais (tratamento sistêmico), o que pode levar a efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e da duração do tratamento.

Os efeitos colaterais comuns à maioria dos medicamentos quimioterápicos podem incluir:

Perda de cabelo.
Inflamações na boca.
Perda de apetite.
Náuseas e vômitos.
Diarreia.
Infecções, devido a diminuição de glóbulos brancos.
Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

Além desses, alguns efeitos colaterais específicos para determinados medicamentos podem ocorrer, por exemplo:

Síndrome mão pé. Devido à capecitabina ou 5-FU (quando administrada como infusão).

Neuropatia. Efeito colateral comum de oxaliplatina.

Reações alérgicas. Efeito colateral devido a oxaliplatina.

Diarreia. É um efeito colateral comum com muitos desses medicamentos, mas, particularmente, pior com o irinotecano.

A maioria destes efeitos é de curto prazo e tendem a desaparecer ao término do tratamento. No entanto, mantenha o médico informado sobre qualquer sintoma, pois a maioria desses efeitos pode ser manejada de forma eficaz.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Fonte: American Cancer Society (21/02/2018)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/

#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #Câncerderim #Câncercolorretal
#toqueretal
#anuscopia #proctoscopia #tabagismo #obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#relaçõessexuais#preservativo#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla