Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Câncer Colorretal:Converse com seu médico sobre


Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 17/03/2015 - Data de atualização: 25/02/2019


Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado:

No diagnóstico


Qual é o meu tipo de câncer colorretal?

Onde o tumor está localizado?

Qual é o estadiamento da minha doença? Pode me explicar isso?
Você pode me explicar o laudo de patologia?

Como saberemos se eu tenho a mutação do gene KRAS ou BRAF presente no meu tumor? Vamos fazer o teste? Esse teste é coberto pelo meu plano de saúde? E pelo SUS? Qual seu custo? Qual a importância do teste?

É necessária a realização de exames adicionais ou biópsias? Quais?
O resultado demora muito para sair?

Antes do tratamento
Qual será o meu tratamento? Qual é a sequência planejada?

Como eu devo me preparar para iniciar este tratamento? Devo mudar alguma coisa na minha vida? Posso continuar trabalhando?

Sobre a cirurgia (caso seja um dos tratamentos propostos): como e quando será realizada? Quanto tempo ficarei internado? Será necessária a utilização da bolsa de colostomia? Por quanto tempo? Como devo adaptar minha alimentação?

Sobre a quimioterapia (caso seja um dos tratamentos propostos): qual serão os medicamentos utilizados? Terei efeitos colaterais? Quais?

Sobre a radioterapia (caso seja um dos tratamentos propostos): quantas sessões serão realizadas? Há alguma orientação específica? Terei efeitos colaterais? Quais?

Sobre a terapia-alvo (caso seja um dos tratamentos propostos): qual será o medicamento utilizado? Qual é o resultado esperado? Terei efeitos colaterais? Quais?

Durante o tratamento

Existe alguma coisa que devo fazer para ajudar a controlar os efeitos colaterais?

Preciso mudar minha alimentação durante o tratamento?

Existe algum limite no que posso fazer durante o tratamento?

Existe alguma atividade que eu não devo realizar ou que devo evitar?

Como saberemos se o tratamento está respondendo?

Podemos falar em cura para o meu tipo de câncer?

Como posso encontrar você a noite, nos finais de semana e feriados?

Após o tratamento

Em quais situações eu devo ligar para você?

Como será o acompanhamento do meu tratamento?

Preciso de uma dieta especial após o tratamento?

Existe algum limite do que posso fazer após o tratamento?

Que outros sintomas devo observar após o tratamento?

Que tipo de exercício devo fazer agora?

Com que frequência preciso fazer exames de laboratório e de imagem?

Se a doença recidivar, quais as minhas opções?

É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!


fonte: American Cancer Society (21/02/2018)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/

#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #Câncerderim #Câncercolorretal
#toqueretal
#anuscopia #proctoscopia #tabagismo #obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#relaçõessexuais#preservativo#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla