Powered By Blogger

terça-feira, 23 de abril de 2019

Câncer de Esôfago:Radioterapia para


Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 16/05/2015 - Data de atualização: 01/02/2018



O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).

Muitas vezes, é combinada com outros tipos de tratamento, como quimioterapia ou cirurgia, para tratar o câncer de esôfago.
A radioterapia pode ser utilizada:

Como o tratamento principal do câncer de esôfago, ou junto com a quimioterapia. Essa opção é frequentemente usada em pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia devido a outros problemas de saúde.

Antes da cirurgia, geralmente junto com a quimioterapia, para diminuir o tamanho do tumor antes da cirurgia. Esse tratamento é denominado neoadjuvante.

Após a cirurgia, geralmente junto com a quimioterapia, para destruir as células cancerígenas remanescentes. Esse tratamento é denominado adjuvante.

Para aliviar os sintomas de câncer de esôfago avançado, como dor, sangramento ou dificuldade de deglutição. Este tratamento é denominado paliativo.

Existem dois tipos de radioterapia usados para o tratamento do câncer de esôfago:

Radioterapia Convencional (Radioterapia Externa). Este tipo de tratamento radioterápico consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes por semana, durante um período de algumas semanas a meses.

Braquiterapia (Radioterapia Interna). A braquiterapia, ao contrário da radioterapia que trata o órgão alvo com feixes de radiação externos (a longa distância), utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Uma vez terminado o tratamento o material é retirado do corpo. A braquiterapia pode ser administrada de suas maneiras: alta dose, quando o material radioativo é deixado próximo ao tumor por alguns minutos a uma hora, o que pode requerer vários tratamentos: ou baixa dose, que consiste de uma dose de radiação mais baixa, por períodos de tempo mais longos (1 a 2 dias).

A braquiterapia é mais frequentemente utilizada para cânceres em estágio avançado, no intuito de reduzir o tumor para que o paciente possa engolir com mais facilidade. Esta técnica não pode ser usada para tratar áreas muito extensas.

Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais da radioterapia externa podem incluir:


Alterações na pele.
Náuseas e vômitos.
Diarreia.
Fadiga.
Feridas na boca e garganta.
Boca seca.

Estes efeitos geralmente desaparecem dentro de algumas semanas após o término do tratamento. Quando a radioterapia é administrada simultaneamente com a quimioterapia, os efeitos colaterais são muitas vezes mais intensos.



Fonte: American Cancer Society (14/06/2017)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

http://www.oncoguia.org.br/

#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #Câncerdetestículo #Câncerdeesôfago
#câncerdecabeçaepescoço#dificuldadeoudoraoengolir,
#doratrásdoossodomeiodopeito, #dortorácica,
#sensaçãodeobstruçãoàpassagemdoalimento, #náuseas, #vômitos
#perdadoapetite #cavidadenasal(nasofaringe), #cavidadeoral (orofaringe), #laringe #hipofaringe #tabagismo
#tumoresdasglândulasparótidas #salivares #tireoide#obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#relaçõessexuais#preservativo#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla