Powered By Blogger

sábado, 25 de junho de 2022

24/06 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS

Não apenas no Brasil, mas em todos os países, o crescimento da população idosa traz novos desafios de saúde públicas e de impacto social. É o caso das quedas sofridas pelos idosos. 
 
Estimativas apontam que a incidência de quedas por faixa etária é de 28% a 35% nos idosos com mais de 65 anos e de 32% a 42% naqueles com mais de 75 anos. No Brasil, cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente.
 
Os que já sofreram uma queda apresentam risco mais elevado para cair, entre 60% e 70%, no ano seguinte.
 
A queda em idosos é sério e mais frequente no ambiente doméstico além de ser responsável por um dos principais índices de óbito de pessoas acima dos 65 anos, risco este que aumenta com o avançar da idade.
 
Os fatores de risco podem ser classificados em três categorias:
Históricos: história prévia de queda, idade, sexo feminino, condição clínica, medicação, alteração da marcha e equilíbrio, déficit visual e declínio cognitivo.
 
Externos: iluminação inadequada, tapetes soltos, superfícies escorregadias, obstáculos nos caminhos, ausência de corrimão, prateleiras altas ou muito baixas, sapatos e roupas inadequadas, degraus altos e estreito e via pública mal conservada. 
 
Comportamentais: sedentarismo, uso de bebida alcoólica e uso de medicação por conta própria.
*
CONFIRA “DICAS PARA PREVENIR QUEDAS”. Acesse link abaixo:
 

Dicas para prevenir quedas

Conforme se envelhece, as mudanças físicas e as condições de saúde – e às vezes os medicamentos usados – tornam as quedas mais prováveis. Na verdade, as quedas são a principal causa de lesões entre os idosos. Mesmo assim, o medo de cair não precisa governar sua vida. Em vez disso, considere seis estratégias simples de prevenção de quedas.

1. Marque uma consulta com seu médico

Comece um plano de prevenção de quedas marcando uma consulta com o médico. Então, esteja preparado para responder a perguntas tais como:

  • Que medicamentos você está tomando? Faça uma lista de seus medicamentos e suplementos prescritos e sem receita, ou então, leve-os com você para a consulta. Seu médico pode revisar seus medicamentos para efeitos colaterais e interações que podem aumentar o risco de queda. Para ajudar na prevenção de quedas, seu médico pode considerar o afastamento de medicamentos que o deixam cansado ou afetam seu raciocínio, como sedativos e alguns tipos de antidepressivos.
  • Você já caiu antes? Anote os detalhes, incluindo quando, onde e como você caiu. Esteja preparado para discutir casos em que você quase caiu, mas foi pego por alguém ou conseguiu agarrar algo na hora certa. Pois, detalhes como esses podem ajudar seu médico a identificar estratégias específicas de prevenção de quedas.
  • As suas condições de saúde podem causar uma queda? Certos distúrbios oculares e auditivos podem aumentar o risco de quedas. Esteja preparado para discutir suas condições de saúde e como você se sente confortável ao caminhar – por exemplo, você sente alguma tontura, dor nas articulações, falta de ar ou dormência nos pés e nas pernas ao caminhar? Seu médico pode avaliar sua força muscular, equilíbrio e estilo de caminhada (marcha) também.

2. Continue caminhando

A atividade física pode ajudar muito na prevenção de quedas. Com o OK do seu médico, considere atividades como caminhar, treinar na água ou tai chi – um exercício suave que envolve movimentos lentos e suaves de dança. Essas atividades reduzem o risco de quedas, melhorando a força, o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade.

Se você evitar a atividade física por medo de que isso cause uma queda, informe o seu médico. Ele pode recomendar programas de exercícios cuidadosamente monitorados ou encaminhá-lo a um fisioterapeuta. E o fisioterapeuta pode criar um programa de exercícios personalizado com o objetivo de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, força muscular e marcha.

3. Use sapatos confortáveis

Além disso, considere mudar seu calçado como parte de seu plano de prevenção de quedas. Saltos altos, chinelos moles e sapatos com sola lisa podem fazer você escorregar, tropeçar e cair. O mesmo pode acontecer quando você anda com as meias nos pés. Em vez disso, use sapatos adequados e resistentes com sola antiderrapante. Também, sapatos confortáveis ​​podem reduzir a dor nas articulações.

4. Remova os perigos domésticos

Dê uma olhada em sua casa. Sua sala de estar, cozinha, quarto, banheiro, corredores e escadas podem estar cheios de perigos. Então, para tornar sua casa mais segura:

  • Remova caixas, jornais, fios elétricos e fios de telefone das calçadas.
  • Mova mesas de centro, porta-revistas e suportes de plantas de áreas de tráfego intenso.
  • Prenda os tapetes soltos com fita dupla-face, tachas ou um forro antiderrapante – ou remova os tapetes soltos de sua casa.
  • Conserte imediatamente tábuas e carpetes soltos.
  • Armazene roupas, pratos, alimentos e outras necessidades em um local de fácil acesso.
  • Limpe imediatamente líquidos derramados, gordura ou alimentos.
  • Use tapetes antiderrapantes na banheira ou no chuveiro. Assim como, um assento de banho, que permite que você se sente enquanto toma banho.

5. Ilumine a sua sala de estar

Mantenha sua casa bem iluminada para evitar tropeçar em objetos difíceis de ver. Também:

  • Coloque luzes noturnas em seu quarto, banheiro e corredores.
  • Coloque uma lâmpada ao alcance de sua cama para as necessidades do meio da noite.
  • Faça caminhos claros para interruptores de luz que não estejam perto das entradas da sala. Considere trocar interruptores tradicionais por interruptores que brilham no escuro ou iluminados.
  • Acenda as luzes antes de subir ou descer escadas.
  • Guarde as lanternas em locais fáceis de encontrar em caso de falta de energia.

6. Use dispositivos assistivos

Seu médico pode recomendar o uso de uma bengala ou andador para mantê-lo estável. Outros dispositivos de assistência também podem ajudar. Por exemplo:

  • Corrimãos para ambos os lados das escadas
  • Esteiras antiderrapantes para degraus de madeira virgem
  • Um assento sanitário elevado ou com braços
  • Barras de apoio para o chuveiro ou banheira
  • Um assento de plástico resistente para o chuveiro ou banheira – além de um bocal de chuveiro de mão para tomar banho sentado

Em resumo, se necessário, peça ao seu médico um encaminhamento para um terapeuta ocupacional. Este pode ajudá-lo a pensar em outras estratégias de prevenção de quedas. Algumas soluções são facilmente instaladas e relativamente baratas. Outros podem exigir ajuda profissional ou um investimento maior. E se você está preocupado com o custo, lembre-se de que um investimento na prevenção de quedas é um investimento em sua independência.


Publicado originalmente por Mayo Clinic. “Fall prevention: Simple tips to prevent falls”, disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/healthy-aging/in-depth/fall-prevention/art-20047358


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


 

About Cida Griza

. Terapeuta Ocupacional . Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Especialista em Rede de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência - UNESC . Terapeuta Ocupacional da Clínica Espaço Percepção de Florianópolis . Terapeuta Ocupacional do Centro Interdisciplinar de Florianópolis . Terapeuta Ocupacional do CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional (Psicomotricidade Relacional) . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC
*

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e texto

 

 

 

 

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://terceiraidademelhor.com.br/dicas-simples-para...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla