Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2022

Quais as funções de uma equipe de home care para pacientes com nutrição parenteral domiciliar?

 Postado em 11 de março de 2010 | Autor: Iara Waitzberg Lewinski

 

 

Uma equipe de suporte nutricional, ou de home care, é recomendada para monitorar os pacientes com nutrição parenteral domiciliar (NPD). A composição mínima de uma equipe de home care deve incluir médico, enfermeiro, nutricionista e farmacêutico clínico.

 

Dentre as funções da equipe de home care, estão:

 

assegurar a aderência do paciente ao tratamento por meio do ensino, a fim de minimizar o risco de complicações (principalmente com o cateter);

 

elaborar os procedimentos locais sobre a inserção e cuidados com o cateter, com instruções escritas e embasadas em diretrizes vigentes;

 

assistir o paciente em casos de complicações referentes ao cateter (como sepse e trombose da veia central), ao metabolismo (como as doenças do fígado, dos ossos e desequilíbrio de micronutrientes), ao estado nutricional e à qualidade de vida;

 

assegurar que o paciente tenha um número de telefone para entrar em contato com a equipe médica em caso de emergência;

 

promover acompanhamento e monitoramento periódico ao paciente em NPD;

 

prover o paciente de suporte físico, psicológico e emocional e fazer contato com as empresas de seguro saúde ou outras instituições de saúde a respeito do reembolso da terapia.

 

O impacto de uma equipe de home care no tratamento de pacientes em NPD é bastante significativo. O monitoramento e o treinamento destes pacientes diminuem a frequência de complicações relacionadas ao caterer e consequente readmissão ao hospital. Além disso, permite que o paciente seja independente do hospital e goze de maior qualidade de vida.

 

É importante, acima de tudo, que a equipe de home care avalie as habilidades e conhecimento primário de cada paciente a fim de reconhecer suas dificuldades e individualizar o ensinamento e/ou tratamento.

 

Bibliografia

Staun M, Pironi L, Bozzetti F, Baxter J, Forbes A, Joly F, et al. ESPEN Guidelines on Parenteral Nutrition: Home Parenteral Nutrition (HPN) in adult patients. Clinical Nutrition. 2009; 28:467–79. Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/diretrizes/?acao=bu&categoria=1&id=173. Acessado em: 08/03/2010.

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://nutritotal.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla