Powered By Blogger

terça-feira, 14 de junho de 2022

CÂNCER: LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA - LMC V

 Converse com seu Médico sobre Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/08/2015 - Data de atualização: 26/09/2018

 

 

Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado:

  • Que tipo de leucemia eu tenho?
  • Qual é o estadiamento da minha doença? O que isso significa?
  • Quais as opções de tratamento disponíveis para o meu caso? Precisamos tratar a doença de imediato?
  • Qual o tratamento que você recomenda? Por quê?
  • Qual é o objetivo do meu tratamento?
  • Com que frequência farei exames de sangue para avaliar se o tratamento está funcionando?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais deste tratamento a curto e longo prazo?
  • O que me recomenda antes do início do tratamento?
  • Devemos considerar um transplante de medula óssea? Quando?
  • É necessária a realização de exames adicionais antes de decidir o tipo de tratamento?
  • Quanto tempo vai durar o tratamento? Onde será feito?
  • De que forma o tratamento afetará minhas atividades do dia a dia?
  • O que será feito se o tratamento não funcionar ou se a doença voltar?
  • Com que frequência devo fazer as consultas de retorno?
  • Poderei voltar a realizar minhas atividades normalmente?
  • Quais são as chances de uma recidiva?

É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

Fonte: American Cancer Society (19/06/2018)

 

DIANTE DO DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA, É IMPORTANTE FAZER AS PERGUNTAS CERTAS

Linfoma de Hodgkin

Converse com o médico sobre a Leucemia Mieloide Crônica e como ele planeja tratá-la. Isto porque ele lhe ajudará a saber mais sobre a doença e o tratamento, além de deixá-lo mais envolvido e seguro para tomar decisões. Algumas perguntas para fazer ao seu médico são:


  1. Me explique o que mostram os testes sanguíneos e de medula óssea? De que forma esses resultados se comparam com o “normal”?
  2. Quando precisarei fazer estes exames novamente?
  3. Que tipo de tratamento será necessário?
  4. Existem diferentes tratamentos para meu caso?
  5. O tratamento será coberto pelo meu plano de saúde ou pelo SUS?
  6. Quais efeitos colaterais posso esperar do tratamento?
  7. O que pode ser feito para lidar com esses efeitos colaterais?
  8. Com que frequência e por quanto tempo necessitarei de acompanhamento médico?
  9. Precisarei alterar minha rotina ou evitar alguma atividade?
  10. Quantos pacientes com Leucemia Mieloide Crônica você atende?
  11. Existe algum estudo clínico em andamento em que eu possa ser incluído?
  12. Quais as perspectivas após o tratamento?

Pode ser útil anotar as respostas às suas perguntas, pois você pode revê-las com calma depois da consulta. É sempre bom levar um membro da família ou um amigo à consulta médica, isso porque ele também poderá ouvir, fazer anotações e oferecer apoio. Os pacientes, como também seus familiares, que não estiverem seguros sobre o tratamento, podem querer ouvir uma segunda opinião médica.

Além disso, é importante que pacientes com Leucemia Mieloide Crônica conversem com seus familiares e amigos sobre como se sentem, e assim, saibam que podem contar com o suporte dos profissionais de psicologia.

 


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.abrale.org.br/ 

http://www.oncoguia.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla