A Índia tem a segunda maior população de adultos com diabetes no mundo. Nas últimas três décadas, o país viu um aumento de 150% nos casos de diabetes, afirmou o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) em suas diretrizes para pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1, divulgadas este ano em junho. O órgão de pesquisa médica do ápice também destacou o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 entre a faixa etária mais jovem de 25 a 34 anos. Mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta saudável e exercícios regulares, são frequentemente aconselhadas para o controle ideal do diabetes. Desde os últimos anos, os endocrinologistas também estão considerando a correção cirúrgica do diabetes, popularmente chamada de cirurgia do diabetes, principalmente para diabéticos mal controlados.
Wockhardt Hospital, Mumbai Central lançou recentemente uma Clínica de Cirurgia de Diabetes para fornecer melhores cuidados terapêuticos aos pacientes com diabetes no país. Falando sobre a eficácia da cirurgia de diabetes, o Dr. Ramen Goel, Cirurgião Bariátrico e Metabólico Consultor do Hospital Wockhardt, diz que oferece aos pacientes com diabetes a liberdade de picadas de agulha diárias dolorosas, injeções de insulina e medicamentos ao longo da vida.
“A cirurgia do diabetes é uma opção de tratamento eficaz para o diabetes – quase todos os pacientes entrarão em remissão ou se tornarão diabéticos bem controlados”, diz o especialista.
Em uma interação exclusiva com theHealthsite, Dr. Goel lança mais luz sobre a Cirurgia do Diabetes. Seguem trechos da conversa:
Por que o diabetes é chamado de doença ao longo da vida?
Diabetes é chamado de ‘Rajrog’ ou uma doença vitalícia por um motivo. Uma das doenças mais temidas, o diabetes limita a capacidade da pessoa de levar uma vida normal, com restrições alimentares e exigência de consumo de medicamentos com limite de tempo, testes regulares de açúcar no sangue, etc.
Muitas pessoas não sabem sobre a cirurgia de diabetes. Como funciona este tratamento?
A correção cirúrgica do diabetes já tem quase duas décadas e é uma opção de tratamento aceita. Isso geralmente resulta na descontinuação dos medicamentos para diabetes dentro de uma semana após a cirurgia. Feito através de um buraco de fechadura/via laparoscópica em 30-40 minutos, a maioria dos pacientes com diabetes pode esperar uma vida saudável e despreocupada, libertando-se de picadas de agulha diárias para exames de sangue e/ou injeções de insulina.
Acredita-se agora que o diabetes é a doença do intestino e do pâncreas ficam secundariamente afetados. Na cirurgia de diabetes, é feito o reencaminhamento do estômago e/ou intestino, o que altera a produção de hormônios intestinais. A produção aprimorada desses hormônios intestinais, como o GLP-1, reduz os níveis de açúcar no sangue.
Todos os diabéticos podem optar por esta cirurgia?
A cirurgia diabética é geralmente recomendada para pessoas entre 18 e 70 anos de idade. Um candidato adequado é aquele cujos açúcares no sangue não são bem controlados (HbA1c acima de 7%) com medicamentos e tem IMC de 27,5 ou mais.
Existem dois tipos de diabetes, diabetes tipo 1 é o menos comum (em ~ 10 por cento da população). Geralmente acontece em crianças e, portanto, também é denominado como Diabetes Juvenil. Como o problema está no pâncreas, as crianças precisam de insulina desde o início. No entanto, a variedade comum (em 80-90 por cento dos pacientes) é a diabetes tipo 2, que geralmente é observada em adultos. O principal problema é que a insulina produzida pelo pâncreas não é eficaz/funciona, isso é chamado de resistência à insulina. Assim, as células musculares não são capazes de absorver o açúcar do sangue e, portanto, os níveis de açúcar no sangue continuam subindo.
Após a cirurgia de diabetes, há secreção aumentada do hormônio GLP-1 do intestino, o que reduz a resistência à insulina e, assim, a insulina do próprio corpo se torna eficaz, e a maioria das pessoas não precisa de insulina ou mesmo comprimidos para controlar o açúcar.
Como a cirurgia de diabetes é melhor do que outras opções de tratamento para diabetes?
Ao contrário das injeções de comprimidos/insulina, que precisam ser tomadas diariamente por toda a vida, a cirurgia de diabetes é uma intervenção única e o diabetes pode ser revertido, dependendo de fatores como duração do diabetes, função pancreática, etc., que um cirurgião de diabetes avaliará antes de oferecer cirurgia. Está estabelecido que a resposta cirúrgica é melhor naqueles que fazem a cirurgia precocemente, pois a função pancreática ainda é boa. No entanto, mesmo diabéticos de longa data se beneficiam desta cirurgia também.
A cirurgia é a cura para o diabetes?
A cirurgia do diabetes não cura o diabetes, mas é tão boa quanto a cura. A cirurgia de diabetes não é apenas sobre o controle do açúcar no sangue, mas principalmente sobre como evitar complicações relacionadas ao diabetes, como ataques cardíacos , derrames cerebrais, insuficiência renal, cegueira ou danos nos nervos. Sabe-se agora que esta cirurgia reduz tais complicações em 33 por cento 65 por cento.
Durante a conversa, o Dr. Goel compartilhou conosco os resultados de uma cirurgia de diabetes bem-sucedida que ele havia realizado este ano.
Um paciente com diabetes, Mukesh Panchal (nome alterado) abordou o Dr. Goel no Hospital Wockhardt para cirurgia de diabetes em fevereiro de 2022. O homem de 52 anos sofria de diabetes há mais de 25 anos e estava recebendo três injeções de insulina diariamente por 12 anos, além de consumir muitos comprimidos . Ainda assim, sua glicemia após a refeição estava em 258 antes de ele abordar o Dr. Goel.
Dentro de uma semana após a cirurgia para diabetes, todos os seus medicamentos para diabetes pararam e ele continua a ter níveis normais de açúcar no sangue mesmo após 6 meses, afirmou o Dr. Goel.
https://www.thehealthsite.com/
abs
Carla
https://www.tiabeth.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla