02/04/2021
Insulina basal e bolus:
O pâncreas secreta a insulina de duas maneiras: basal e bolus.
A basal é uma secreção constante de insulina que permanece em níveis baixos no sangue o tempo todo e é produzida em forma de ‘gotas contínuas’ (gotículas), mantendo a liberação de glicose para as células do organismo; enquanto o termo bolus, se refere a quantidades maiores de insulina que são liberadas na circulação sanguínea em momentos de maior necessidade, como por exemplo às refeições, ou quando há aumento de açúcar no sangue.
Na pessoa com Diabetes o esquema é igual , a única diferença é que o corpo não libera e é preciso aplicar via subcutâneo com canetas de insulina,seringa ou bomba de infusão de insulina.
A insulina lenta (basal) é aplicada 1 vez ao dia ou até 2 vezes (se for nph até mais do que 2),ela tem um horário fixo a ser aplicada .
A insulina de ação rápida ( bolus) é usada em cada alimentação ,ela é aplicada 15 a 20 minutos antes de ingerir o alimento e é usada a quantidade conforme a contagem de carboidrato ou em alguma casos doses fixas e também usada para correção da glicemia (quando o açúcar no sangue está alto).
Na terapia com bomba, utiliza-se somente a insulina de ação rápida que é administrada como um bolus na hora das refeições ou correções, ou bombeada em pequenas quantidades ao longo do dia e noite, de acordo com o que foi programado na bomba.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.facebook.com/diabetesumanovavida.com.br?__cft__[0]=AZUGDTRF9Uxf4pC9rPVDlB_7vXA01UPsuazFWAbULwlO_ibuacw1xJVh0xgxbP34Ul4LvX8DdKVl40XSxm70dYGdc1jn9j-Iz6lMDrkwbNKw5WSxf5eibdiHrfhhmQuj6sbnSvZ7-iikzwtt85qJqiq4kDwNDYEyMaPp-JxCYsrZLW0GcEUsnx3IdBvAi0fzL1E&__tn__=-UC*F
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla