Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Apoio Psicossocial: Como o Câncer de Mama Avançado pode afetar a Saúde Emocional

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 23/08/2014 - Data de atualização: 29/08/2017
O diagnóstico de um câncer de mama avançado pode ser devastador e ocorrer justamente quando se pensava que a doença ficou para trás. Em outros casos a doença pode ser diagnosticada, logo de início, já em estágio avançado.
Por ser um grande choque, receber o diagnóstico de um câncer de mama avançado pode trazer diversas emoções à tona como medo, frustração, raiva, desânimo entre muitas outras. Esses sentimentos são comuns e inevitáveis.
Ter consciência sobre essa confusão de sentimentos e se permitir expressá-los já é um começo para conseguir controlá-los. Por isso, antes de tudo, sugerimos que você tente entender o que está acontecendo com você, organize seus sentimentos e cuide de suas emoções.
Abaixo separamos alguns conteúdos que poderão lhe ajudar:
Compreendendo seus sentimentos
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 05/04/2012 - Data de atualização: 05/04/2016
Perdi o meu chão...
Chorei muito...
Não tenho mais vontade de fazer nada...
Estou com medo...
Você se reconhece nas frases acima?
Independente de se reconhecer ou não, o que importa é você parar um pouquinho para compreender o que pode estar acontecendo com você.
Sabemos que essas e outras frases são muito frequentes entre os pacientes que recebem o diagnóstico de um câncer. Ou seja, o câncer tem um forte impacto no psicológico e emocional do paciente.
Sentimentos como raiva, depressão, ansiedade, medo, preocupações, angustias, negação e agressividade são comuns entre os pacientes com câncer.
Seguem alguns exemplos de situações nos quais esses sentimentos podem aparecer:
A negação costuma estar mais relacionada ao momento do diagnóstico. É comum percebermos durante certo tempo que o paciente não quer/não pode acreditar no que está vivendo. Esse sentimento pode durar algumas semanas.
Já a raiva, que pode aparecer em qualquer fase do tratamento, muitas vezes, vem acompanhada pela pergunta: Por que eu? Por que comigo? O que eu fiz de errado? Neste momento, a vida pode parecer muito injusta. Pacientes costumam rever suas posturas religiosas e alguns até relatam que estão brigados com Deus.
Comumente a insegurança é relatada durante todo o tratamento ("ela me acompanha o tempo todo”). Podemos relacionar esse sentimento com a presença do tumor que de certa forma é uma ameaça desconhecida. Tudo que é desconhecido sempre assusta muito.
O sentimento de resignação ("tinha que ser assim mesmo”) também é muito comum e precisa ser monitorado. Afinal, pode se tornar uma depressão.
Pensamentos e sentimentos negativos ("Penso muito na morte”, "tenho sentido medo de sair de casa”) também são esperados e podem estar relacionados ao estresse gerado pelo diagnóstico do câncer e também por se tratar de uma situação a qual não podemos controlar e ter certeza do que vai acontecer.
A aceitação da doença é um passo importante. A partir desse momento, percebemos que o paciente é capaz de planejar a própria vida de um modo mais significativo e construtivo. Eles relatam que a vida presente está muito diferente que a vida passada, e preferem não pensar no futuro.
Pode parecer estranho, mas muitos pacientes narram que o câncer fez com que avaliassem as próprias vidas posicionando-as em um caminho mais positivo.
Infelizmente não existem regras para lhe ensinar a lidar com esses sentimentos.
Como você pode ver, os sentimentos são muitos e variados. E mais, cada pessoa reage de uma maneira. Importante: não há certo ou errado, mas há aquilo que lhe faz bem ou mal, que lhe ajuda ou atrapalha...
Que tal parar para pensar nestes pontos:
Como você esta reagindo diante da sua doença?
Você tem alguém para desabafar?
Você tem colocado pra fora os seus sentimentos?
E a sua religião, como está?
Será que você tem descontado a sua raiva em alguém?
Procure um psicólogo, ele é um profissional capacitado para te ajudar a compreender e lidar com todos esses sentimentos.
Adaptando-se às Mudanças
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 16/06/2014 - Data de atualização: 16/06/2016
No período entre o diagnóstico do câncer e durante todo o tratamento, pode ser que você tenha uma série de adaptações para fazer e vivenciar.
É muito comum, durante o tratamento de um câncer, o paciente precisar parar de trabalhar por um período. Essa mudança pode influenciar em todos os aspectos da vida: financeiro, social, familiar, pessoal.
Isso requer uma grande adaptação de todos os envolvidos.
Vamos pensar juntos...
No nosso dia-a-dia exercemos várias funções:
De pai ou de mãe.
De marido ou de esposa.
De provedor ou de dona de casa, provedora.
De funcionário, funcionária ou de chefe.
De filho ou filha.
De amigo ou amiga.
E muitas outras.
Por conta disso, regras são estabelecidas:
Você faz isso.
Você paga isso.
Eu levo as crianças na escola.
Eu faço as compras e vou ao banco.
E, normalmente, diante de uma doença (uma situação crítica) todas essas funções e regras precisam ser revistas e rearranjadas e isso não é fácil!
Casais podem se desentender, filhos e pais brigam por causa de novas tarefas, amigos se afastam e outros se aproximam. O que pode ajudar?
Converse com sua esposa ou marido sobre as mudanças no casamento, vida sexual, dinheiro, filhos e outras decisões que precisam ser acertadas.
Converse com a sua família sobre as mudanças e novas funções.
Se alguém estiver sobrecarregado, peça ajuda a um amigo, pode parecer que não, mas você vai saber reconhecer qual o amigo disponível.
Peça ajuda e aceite ajuda, seja para buscar o filho na escola, pagar uma conta, fazer o supermercado, etc.
Caso você não consiga se adaptar as mudanças, procure a ajuda de um profissional psicólogo. Ele poderá te ajudar nesse momento.
Esperança: uma grande aliada!
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 15/05/2013 - Data de atualização: 15/05/2016
eia abaixo algumas sugestões que podem lhe ajudar a criar e manter a esperança
Recupere ou construa algo que ajude a fortalecer a sua esperança
Você pode encontrar alguém em um grupo de apoio, em seu local de trabalho, em sua igreja, em sua família, ou em sua vizinhança, que seja forte, positivo e saiba espalhar esperança a todos que o cercam. Converse com seu mentor espiritual e absorva suas atitudes e palavras encorajadoras.
Observe em sua vida, onde estão os amigos, as pessoas guerreiras, parceiros religiosos, organizadores que foram deixadas de lado enquanto você estava em tratamento. Traga-as de volta e coloque-as para "trabalhar” a favor da esperança. Eles podem pedir, ouvir, aconselhar, participar e fortalecer suas refeições ou passeios, ajudar na limpeza da sua casa, cuidar de suas crianças, ou vir apenas para uma boa conversa ou somente segurar sua mão. Não tenha medo de pedir apoio às pessoas esperançosas. Se você estiver em tratamento, por favor, pare de ser a super mulher ou o super homem!
Descreva minuciosamente seus desejos e vontades
Inicie fazendo anotações das pequenas coisas agradáveis do seu dia a dia que levantam seu ânimo. Anote todas as experiências que o animam, incentivam ou lhe dão novas esperanças. Por exemplo: "Enquanto eu estava em tratamento, fazia caminhadas suaves, observava os pássaros, as flores, a brisa suave, anotava em meu livro de agradecimentos”. Mais tarde, ao reler essas anotações você se sentirá enaltecida.
Fale sobre o assunto
O câncer é traumático para a maioria das pessoas, mas estando em um grupo de apoio ou com os amigos ou, talvez, em família, fale sobre seus sentimentos. Discuta-os e, se for possível, foque no futuro. Cuidado para não manter um elefante em sua sala, pois ninguém poderá passar, nem você.
Foque no amanhã
Se você olhar para o horizonte de tratamentos ou cirurgias que vem pela frente, e isso é tudo o que você está vendo, então você vai achar que é difícil desfrutar o hoje. Tente pensar que esta é somente uma das experiências difíceis da vida que todos nós temos que passar de um jeito ou de outro. Respire fundo e vá em frente, vai passar.
Comece a preparar o seu livro de memórias
Reflita sobre os eventos, comemorações ou férias que foram experiências positivas. Mexer nas fotos ou nos cartões postais é muitas vezes uma maneira para se lembrar de momentos especiais e que vão fazer você se emocionar, rir e por que não chorar... Se você estiver se sentindo melancólico, mergulhe nas memórias positivas e deixe-se invadir pelos sentimentos e lembranças deste agradável evento e novamente foque na esperança, que depende muito de você.
Conte-nos quais são suas estratégias e atitudes para manter a esperança
Se você é um paciente ou sobrevivente, você já enfrentou e enfrenta no seu dia-a-dia algumas situações nas quais precisa ter atitude e focar na esperança. Como você faz isso? O que te ajuda? O que faz a diferença na sua vida e lhe ajuda realmente a manter a esperança?




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla