Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > Radioterapia para

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 27/01/2017
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).
A radioterapia é administrada geralmente após a cirurgia (ou após a quimioterapia), na região da mama e tem por objetivo eliminar células malignas que porventura tenham sobrado no local, ou próximas de onde foi retirado o tumor.
Radioterapia Externa
A radioterapia externa focada no tumor é o tipo mais comum para tratar câncer de mama em homens e consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de 6 a 7 semanas. A radioterapia também pode ser feita utilizando o hiperfracionamento, que consiste em administrar a dose total programada de radiação em mais vezes por dia.
Possíveis Efeitos Colaterais da Radioterapia
Os principais efeitos colaterais da radioterapia a curto prazo são fadiga e queimadura da pele na área irradiada, semelhante a uma queimadura solar importante. A pele fica avermelhada ou escurecida, pode ocorrer prurido (coceira), dor local e descamação.
Estes efeitos tendem a melhorar ao longo de várias semanas ou até meses após o término da radioterapia.
Braquiterapia

Na braquiterapia ou radioterapia interna o material radioativo é inserido diretamente ou próximo ao tumor. A braquiterapia é raramente usada para tratar câncer de mama em homens, porque só é realizada em pacientes que fazem a biópsia do linfonodo sentinela.
Fonte: American Cancer Society (15/09/2015)



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla