Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > Tratamento Ósseo do

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 27/01/2017
Quando o câncer de mama se dissemina para os ossos, pode provocar problemas como dor, fraturas e aumentar os níveis de cálcio no sangue. Medicamentos como bifosfonatos e denosumab podem diminuir os riscos desses problemas, e por isso são frequentemente usados ​​para tratar pacientes com câncer de mama com metástases ósseas.
Bisfosfonatos
Os bisfosfonatos são medicamentos usados para ajudar a fortalecer os ossos e reduzir o risco de fraturas e dores nos ossos enfraquecidos por um câncer de mama metastático. Os bisfosfonatos mais comumente usados em pacientes com câncer de mama são o pamidronato e o ácido zoledrônico. Eles são administrados por via intravenosa.
Os bisfosfonatos também podem ajudar contra a osteoporose decorrentes do tratamento com inibidores da aromatase e análogos da LHRH. Existe uma série de medicamentos, incluindo algumas formas orais de bisfosfonatos, para tratar a perda óssea, quando não é provocada pela disseminação do câncer.
Os bisfosfonatos podem ter efeitos colaterais, incluindo sintomas do tipo gripal e dor óssea. Eles também podem conduzir a problemas renais, portanto pacientes com função renal alterada não podem ser tratados com estes medicamentos.
Um efeito colateral raro, mas muito angustiante dos bisfosfonatos é a osteonecrose de mandíbula, que pode ser desencadeada ao retirar um dente durante o tratamento com bisfosfonato. Muitas vezes aparece como uma ferida aberta na mandíbula que não cicatriza. Ela pode levar à perda de dentes ou infecções deste osso.
Ainda não se sabe por que isso acontece ou a melhor maneira de tratá-lo, além de interromper o uso de bifosfonatos. Manter uma boa higiene bucal com uso de fio dental, escovação e com exames dentários regulares podem ajudar a prevenir a osteonecrose. A maioria dos médicos recomenda que os pacientes com câncer façam acompanhamento odontológico periódico e tratem qualquer problema dentário antes de começar a tomar um bisfosfonato.
Denosumab
O denosumabe é um anticorpo monoclonal usado para ajudar a reduzir o risco de fraturas e outros problemas causados pela disseminação do câncer para os ossos. Em estudos com pacientes com câncer de mama com metástases ósseas mostrou melhores resultados na prevenção de fraturas que o ácido zoledrônico.
Para tratar a disseminação da doença para os ossos é administrado como uma injeção subcutânea a cada 4 semanas. Os efeitos colaterais incluem baixos níveis séricos de cálcio e fosfato, bem como problemas com o osso do maxilar inferior conhecida como osteonecrose da mandíbula. Este medicamento não parece afetar os rins, portanto é seguro para pacientes com problemas renais.

O denosumabe também pode ser utilizado para fortalecer os ossos de pacientes que recebem tratamentos que diminuem os níveis de andrógenos. Este uso tem sido estudado em homens tratados para câncer de próstata, mas não é susceptível de ser estudado para uso no câncer de mama em homens já que é raro.
Fonte: American Cancer Society (15/09/2015)



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla