Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > Novidades no Tratamento do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 27/01/2017
Pesquisas sobre câncer de mama em homes estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção, detecção precoce e tratamentos:
Genética
Causas e Prevenção
Estudos continuam sendo feitos para descobrir que fatores no estilo de vida e hábitos alteram o risco de câncer de mama. Estudos em andamento estão avaliando o efeito dos exercícios físicos, do ganho ou perda de peso e da dieta no risco de câncer de mama.
Pesquisas sobre uma melhor utilização dos estudos genéticos para as mutações BRCA1 e BRCA2 continuam em andamento. Alguns estudos mostraram que homens com mutações nesses genes podem estar mais propensos a desenvolver alguns outros tipos de câncer, como o de próstata, estômago, pâncreas e melanoma. Os riscos para esses tipos de câncer ainda não foram definidos.
Outros genes que contribuem para o aumento do risco de câncer de mama também estão sendo identificados. Os pesquisadores estão investigando como variações genéticas comuns podem afetar o risco de câncer de mama. Cada gene variante tem apenas um efeito modesto no risco (10% a 20%), mas, quando somados em conjunto, podem eventualmente ter um grande impacto.
Um estudo em andamento sobre as causas do câncer de mama masculino identificou várias alterações genéticas associadas ao risco de câncer revelando, inclusive, que o efeito dessas alterações genéticas sobre o risco da doença é diferente para homens e mulheres. Isto sugere diferenças biológicas no câncer de mama em ambos os sexos. Mais pesquisas estão em andamento para avaliar melhor essas diferenças.
As possíveis causas ambientais do câncer de mama também têm recebido mais atenção nos últimos anos. Embora grande parte da ciência sobre o tema ainda esteja no começo, esta é uma área de pesquisa ativa.
Novos Exames Laboratoriais
Células Tumorais Circulantes
Os pesquisadores descobriram que, em muitos tipos de câncer de mama, as células cancerígenas podem sair do tumor e entrar na corrente sanguínea. Estas células tumorais circulantes podem ser detectadas com exames de laboratório sensíveis. Embora estes exames já estejam disponíveis para uso geral, ainda não está clara a sua utilidade específica, mais estudos são necessários.
Tratamento
Radioterapia
Para os homens que precisam fazer radioterapia após a cirurgia conservadora da mama, as novas técnicas podem ser eficazes, ao contrário do tratamento padrão com doses diárias por várias semanas.
Radiação Hipofracionada. Os pesquisadores estão comparando a administração de doses de radiação diárias maiores em poucos dias com o esquema padrão de radioterapia. Os estudos com mulheres têm mostrado que realizar a radioterapia em 3 semanas, parece ser tão eficaz quanto administrar em 5 semanas. Outros estudos avaliaram a eficácia do tratamento em doses diárias ainda maiores durante um período de tempo menor (uma semana). Mas, esses estudos incluíram poucos homens, de modo que ainda não está claro o quanto esses novos esquemas serão úteis no tratamento do câncer de mama em homens.
Quimioterapia
Como os cânceres de mama avançados são muitas vezes difíceis de serem tratados, os pesquisadores estão procurando novos medicamentos.
O olaparib é um medicamento que tem como alvo as mutações dos genes BRCA. Ele está dentro de uma classe de medicamentos denominada inibidores de PARP. Ele foi usado com sucesso no tratamento do câncer de ovário, de mama e de próstata que se disseminaram e foram resistentes a outros tratamentos. Outros estudos estão em andamento para avaliar se esse medicamento pode ajudar pacientes sem mutações nos genes BRCA.
Terapia Alvo
As terapias alvo são um grupo de medicamentos mais novos que, especificamente, se aproveitam de alterações genéticas nas células que causam o câncer:

Medicamentos anti-angiogênese. Para que o câncer se desenvolva, os vasos sanguíneos devem nutrir as células cancerígenas. Este processo é denominado angiogênese. Observar a angiogênese em amostras de câncer de mama pode ajudar a prever o prognóstico. Alguns estudos determinaram que os tumores da mama cercados por pequenos vasos sanguíneos tendem a ser mais agressivos. Entretanto, mas pesquisas são necessárias para confirmar esse achado.
Fonte: American Cancer Society (15/09/2015)



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla