Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > Testes para Classificar o


Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 27/01/2017 - Data de atualização: 27/01/2017
Os principais testes realizados nas amostras de biópsia pelo patologista são:
Receptores Hormonais (Estrogênio e Progesterona)
Os receptores são proteínas celulares que podem se ligar a certas substâncias, como os hormônios, que circulam no sangue. As células normais da mama e algumas células do câncer de mama têm receptores que se ligam ao estrogênio e a progesterona. Estes dois hormônios muitas vezes estimulam o crescimento das células cancerígenas.
Um passo importante na avaliação do câncer de mama é testar a amostra da biópsia para os receptores de estrogênio e progesterona. As células cancerígenas podem conter um ou ambos receptores. Os cânceres de mama que contêm receptores de estrogênio são frequentemente referidos como ER-positivos, enquanto aqueles que contêm receptores de progesterona são chamados de PR-positivo.
HER2/neu
Em um pequeno número de cânceres de mama em homens, as células têm uma grande quantidade de uma proteína promotora de crescimento denominada HER2/neu (HER2). Os tumores com níveis aumentados de HER2/neu são referidos como HER2-positivos.
O gene HER2/neu instrui as células a produzir esta proteína, e as células podem se tornar câncer de mama HER2-positivo por terem muitas cópias do gene HER2/neu (conhecido como amplificação de genes). As células cancerosas com quantidades superiores do normal da proteína HER2/neu tendem a crescer e se disseminar mais agressivamente do que outros cânceres de mama.
Todos os cânceres recém diagnosticados de mama devem ser testados para HER2/neu porque o prognóstico para HER2-positivo é melhor quando o tratamento é realizado com medicamentos específicos contra a proteína HER2/neu, como o trastuzumab e o lapatinib.
A amostra da biópsia geralmente é testada por:
Imunohistoquímico. Neste exame os anticorpos que identificam a proteína HER2/neu são aplicados na amostra, fazendo com que as células mudem de cor se muitas cópias dessa proteína estão presentes. Os resultados deste exame são apresentados como 0, 1+, 2+, ou 3+.
FISH. A hibridização fluorescente in situ (FISH) utiliza peças fluorescentes de DNA que especificamente se aderem às cópias do gene HER2/neu nas células, podendo então ser contabilizadas sob um microscópio especial.
Classificação com base nos Receptores Hormonais e Status HER2
Os médicos muitas vezes dividem o câncer de mama invasivo com base na presença dos receptores hormonais (ER e PR) e se o câncer tem ou não HER2.
Receptor de Hormônio-positivo. Se as células de câncer de mama contêm receptores de estrogênio ou progesterona, podem ser denominados receptor de hormônio positivo (ou apenas hormônio-positivo). Os cânceres de mama em homens receptores de hormônio positivo podem ser tratados com hormonioterapia que reduzem os níveis de estrogênio, bloqueiam os receptores de estrogênio ou afetam os níveis de andrógeno (hormônio masculino). Isso inclui os cânceres ER-negativo e PR-positivo. Os cânceres positivos para os receptores hormonais tendem a crescer mais lentamente do que os receptores hormonais negativos (e não têm nem receptores de estrogênio nem de progesterona).
Receptor de Hormônio-negativo. Se as células do câncer de mama não têm receptores de estrogênio ou progesterona, são considerados receptores de hormônio negativos. O tratamento com hormonioterapia não é útil para estes cânceres. Estes tumores tendem a crescer mais rapidamente do que os cânceres positivos para os receptores hormonais. Se eles recidivam após o tratamento, isso ocorre mais frequentemente nos primeiros anos.
HER2-positivo. Os cânceres que têm muita proteína ou gene HER2 são denominados HER2 positivos. Estes tumores podem ser tratados com medicamentos que tem como alvo o HER2.
HER2-negativo. Os tumores que não têm excesso de HER2 são chamados HER2 negativos. Estes não respondem ao tratamento com medicamentos que tem como alvo o HER2.
Triplo-negativo. Se as células do câncer de mama não têm receptores de estrogênio ou progesterona e não têm HER2, são denominado triplo negativo. Estes tendem a crescer e se disseminar mais rapidamente do que a maioria dos outros tipos de câncer de mama. Como as células tumorais não possuem receptores hormonais, a hormonioterapia não é útil no tratamento desses tumores. Como não têm muito HER2, a terapia alvo como com medicamentos específicos para HER2 tampouco é útil.

Triplo-positivo. Este termo é usado para descrever tumores que são ER-positivos, PR-positivos e que têm muito HER2. Estes tumores podem ser tratados com medicamentos hormonais, bem como com aqueles que tem como alvo o HER2.


Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla