Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Monitorando a Resposta ao Tratamento do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 22/09/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
Os tumores frequentemente desenvolvem resistência (param de responder) aos medicamentos usados no tratamento do câncer de mama avançado. Assim, é comum modificar as terapias com o passar do tempo. Geralmente, ao iniciar um tratamento medicamentoso, o médico acompanha o paciente para observar se:
O tratamento controla o crescimento do câncer.
Os efeitos colaterais do tratamento podem ser aceitáveis.
Durante o tratamento são realizadas consultas que podem variar em frequência, dependendo do tipo de tratamento e das condições da paciente, nas quais o médico faz um exame físico e solicita exames de imagem, como raios X ou tomografia computadorizada, para verificar se a doença está respondendo ao tratamento. Isso é denominado reestadiamento. Se o tratamento é eficaz e a paciente tolerar os efeitos colaterais, no momento do reestadiamento, o tratamento geralmente continua. Se o tratamento não for eficaz é modificado, geralmente os medicamentos são trocados por outras opções medicamentosas.
Marcadores Tumorais
Em alguns casos, os exames de sangue para os marcadores tumorais também podem ser realizados para monitorar a resposta da doença ao tratamento. Podem ser solicitados periodicamente os marcadores tumorais CA15-3 ou CA27.29. Não existe nesses marcadores uma pontuação que signifique que o tumor se disseminou (que o câncer de mama metastático progrediu). Se o resultado desse exame mostra valores que aumentam ou diminuem pode fornecer algumas informações sobre a disseminação do tumor, mas isto tem que ser confirmado com documentação da progressão da lesão em exames de imagem.
Os marcadores tumorais não são úteis para todos os casos. Algumas pacientes com resultados altos nos marcadores não apresentam doença, enquanto que outras com tumores em crescimento apresentam níveis normais.



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla