Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Protocolos Clínicos: Converse com a Equipe Médica sobre Protocolos Clínicos

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 25/11/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico e com a equipe do protocolo clínico, caso tenha interesse em participar de um estudo clínico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado:
Para o seu Médico:
Quais são os possíveis benefícios a curto prazo?
Quais são os possíveis benefícios a longo prazo?
Quais são os riscos de participar de um estudo?
O que é termo de consentimento livre e esclarecido?
Em caso de apresentar efeitos colaterais a quem devo comunicar?
Que outras opções de tratamento eu tenho?
Como posso comparar os possíveis riscos e benefícios deste estudo com outros opções de tratamentos?
O tratamento durante um estudo clínico é seguro?
Terei que realizar exames durante o estudo clínico?
Em caso de desistência posso sair do estudo a qualquer momento?
Uma vez terminado o estudo como será o meu tratamento?
Para o Coordenador do Estudo Clínico:
Por que este estudo será realizado?
Quem patrocina este estudo?
Posso participar?
Quais são os potenciais riscos e benefícios da adesão a este estudo clínico?
Quais foram os resultados de outros estudos para esse tratamento ou técnica?
Quem escolhe qual tipo de tratamento ou procedimento receberei?
Vou receber placebo?
Quais exames e tratamentos estão envolvidos?
Como os exames e tratamentos deste estudo serão comparados com os do tratamento padrão?
Qual a frequência dos exames para o tratamento?
Quais as despesas médicas serão cobertas pelo estudo clínico?
Onde esse estudo será realizado?
Quanto tempo durará esse estudo?
O que acontece quando o estudo termina? Existe acompanhamento a longo prazo? Se o tratamento responder para meu caso, poderei continuar o tratamento após o término do estudo?
O que acontece se eu for prejudicado de alguma forma durante o estudo?
Posso conversar com algum paciente que já confirmou a participação neste estudo?
Como minhas informações pessoais estarão protegidas neste estudo?
Com quem posso me contatar se eu tiver outras dúvidas?
Existem outros estudos clínicos que eu deva considerar por oferecer mais benefícios para o meu caso?
É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla