Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Converse com seu Médico sobre

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 20/08/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado. Anote aquelas que achar pertinentes e leve à consulta com seu médico:
Se diagnosticado pelo seu Clínico Geral
O que é câncer de mama metastático?
O que o meu médico quer dizer com: o câncer de mama metastático não é curável, mas é tratável?
O estágio IV do câncer de mama é diferente de câncer de mama metastático?
Para onde você encaminha seus pacientes com câncer avançado para fazer tratamento?
Se eu for encaminhada para tratamento em outro lugar, como você se comunicará com o outro médico?
Escolhendo o Médico
Qual a sua experiência com câncer de mama avançado?
No momento, você tem outras pacientes com câncer de mama metastático que estão fazendo tratamento?
Se necessário, você tem colegas com quem possa me consultar?
Você inclui pacientes em protocolos clínicos? Se eu quiser participar de um estudo clínico, você me ajudaria a encontrar um protocolo apropriado para o meu caso?
Como você se mantém atualizado sobre as novidades médicas?
Qual é a melhor forma de contato com você ou com sua equipe entre as consultas, se eu tiver uma dúvida? Por telefone? Por e-mail?
No Diagnóstico
O que significa um diagnóstico de câncer de mama metastático?
Para que partes do corpo a doença se espalhou?
Vai ser necessária uma biópsia? Por quê? Por que não?
O que é ER+? PR+? HER2+? e Triplo Negativo?
Eu devo mudar meu estilo de vida?
Devo contar aos meus familiares e amigos que eu tenho câncer de mama estágio IV? O que devo dizer a eles?
Antes do Tratamento
Quais são as minhas opções de tratamento?
Qual o tratamento que você recomendaria? Por quê?
Será que este tratamento me permitirá viver mais tempo e com melhor qualidade?
Quais exames precisarei fazer durante o tratamento? Qual a periodicidade?
Quais são os possíveis efeitos colaterais a curto prazo deste tratamento?
Quais são os possíveis efeitos colaterais a longo prazo deste tratamento?
Que efeitos colaterais que eu devo informar a você?
Como posso obter ajuda para aliviar a dor? Náuseas? Fadiga?
Qual será a frequência do tratamento? Posso fazer parte desse tratamento em casa? No consultório? No hospital?
Este tratamento interfere com quaisquer dos medicamentos que estou tomando atualmente? Pode afetar outros problemas de saúde que tenho atualmente?
Se a doença não pode ser curada, qual é o objetivo do tratamento para a doença avançada?
Você recomendaria a colocação de um cateter? Por que ou por que não?
Preciso tomar alguma medicação para os ossos, como ácido zoledrônico? Por que ou por que não?
Preciso concluir o tratamento dentário antes de iniciar este tratamento?
Por que o tratamento para a doença metastática parece ser menos agressivo do que o tratamento para a doença em estágio inicial? Tudo parece menos urgente, apesar de um prognóstico muito mais sério. Por que isso?
Como você avaliará se o tratamento está sendo eficaz?
Como posso controlar a dor e outros sintomas causados pelo câncer e seus tratamentos?
Como faço para determinar se um protocolo clínico é adequado para mim?
Gerenciando a Dor
A dor associada com o câncer avançado pode ser controlada? Essa dor pode ser tratada? Como?
Que classe de medicamento é mais eficaz contra a dor?
A constipação é sempre um efeito colateral? O que pode ser feito para melhorar a prisão de ventre? O que fazer se o uso de laxantes não resolver?
Existe um limite para que a paciente não se torne dependente dos medicamentos contra dor?
Quais são os produtos naturais que podem ajudar a aliviar a dor?
Você recomenda tratamentos alternativos ou complementares para ajudar a aliviar a dor?
O que funciona melhor para a dor das metástases ósseas? E para as dores nas articulações, às vezes associada aos inibidores da aromatase?
O que pode ser feito para aliviar a neuropatia das mãos e pés?
Existem novos medicamentos em desenvolvimento para o alívio da dor a curto prazo?
Quais os recursos que você recomendaria para o paciente que quer aprender mais sobre o gerenciamento da dor?
Suportes Disponíveis
Qual é o papel de um assistente social?
Existem serviços de suporte disponíveis para mim? E para minha família?
Você conhece algum grupo de apoio de câncer avançado? Você pode me indicar?
Você pode me encaminhar para um psicólogo / psico-oncologista? Assistente social? Nutricionista?
Como posso obter ajuda para controlar a ansiedade? Depressão?
É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla