Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Importância da Equipe Multidisciplinar no Tratamento do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 20/08/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
Os diferentes membros da equipe multiprofissional cuidarão de você em diferentes níveis e responsabilidades. A seguir mencionamos alguns dos profissionais chave de uma equipe:
Médico Oncologista. É o médico que ajudará a decidir o rumo de tratamento. Ele solicitará os exames necessários para analisar a atual situação da doença, as condições do tratamento e sua resposta e a evolução do seu caso. Se determinada terapia não se aplicar mais ao seu caso, o oncologista irá discutir com você quais as melhores opções para continuar o tratamento. É de extrema importância que você informe o seu oncologista se está tendo novos sintomas ou algum efeito colateral em decorrência do tratamento, assim como todas as medicações, suplementos ou tratamentos complementares que você está recebendo.
Enfermeiro Oncológico. O enfermeiro oncológico é um profissional especializado em atendimento de pacientes com câncer. Um enfermeiro oncológico pode ter vários papéis, mas na maioria das vezes ele ou ela é o profissional que administra a quimioterapia, outros tratamentos contra o câncer e medicamentos de suporte e cuidado. É também o responsável por orientar o paciente sobre a doença. Assim como você relata ao seu médico, é importante relatar também ao enfermeiro oncológico sobre novos sintomas e efeitos colaterais das medicações que recebe.
Psicólogo / Psico-oncologista. Suporte psicológico ajuda muito na recuperação de um paciente com câncer. Tristeza e angústia são reações normais em pacientes com diagnóstico de câncer de mama avançado, mas, não só os pacientes senão também seus familiares experimentam diferentes níveis de estresse e de perturbação emocional. O importante é encontrar caminhos que permitam enfrentar o problema da melhor maneira possível, isto é, com segurança, confiança, vontade de vencer e paciência. O psico-oncologista está preparado para realizar essa função.
Nutricionista. A nutrição é um aspecto importante a ser considerado durante o tratamento do câncer. Uma alimentação saudável ajuda a manter boa qualidade de vida e alivia os sintomas que determinados tratamentos podem causar em algumas pacientes. É função do nutricionista participar desse processo junto com a equipe multiprofissional para assim otimizar o tratamento da paciente com câncer de mama avançado.
Farmacêutico. Sua atuação é importante em várias etapas do tratamento, como na seleção e padronização de medicamentos e materiais e na manipulação dos agentes antineoplásicos, elaborando dessa maneira procedimentos operacionais, garantindo a qualidade e segurança do processo necessárias ao tratamento oncológico oferecido aos pacientes. Ele participa do plano de gerenciamento de resíduos, acompanha e notifica reações adversas que eventualmente o paciente possa apresentar, discute de forma transparente a qualificação de fornecedores e distribuidores de medicamentos e materiais, trabalhando de forma eficiente no que se refere ao estoque de medicamentos e finalmente acompanha o paciente durante seu tratamento.
Especialista em Dor. Médico especialista no controle da dor. Em muitos lugares há uma equipe de profissionais de saúde que estão disponíveis para resolver problemas de dor.
Assistente Social. Profissional especializado em lidar com a parte social, emocional e os problemas ambientais que podem vir com doenças ou deficiências. Ele pode ajudar as pessoas a encontrarem recursos comunitários, serviços de apoio e fornecer aconselhamento e orientação em questões como seguro de saúde ou moradia durante o tratamento da doença.
Odontologista. Os pacientes que receberão tratamento contra o câncer devem visitar o dentista a fim de eliminar possíveis focos de infecção, prevenindo assim complicações durante o tratamento. É muito importante que, além das consultas regulares, você converse com seu dentista caso perceba qualquer alteração em sua boca como, por exemplo, feridas, inchaço, ou qualquer anormalidade, para determinar a real causa do problema e assim poder iniciar tratamento, se necessário.
Equipe de Terapia de Suporte. As equipes de terapia de suporte muitas vezes apoiam as pacientes que estão em tratamento para controlar o câncer, em vez de curá-lo. Elas podem ajudar a controlar os sintomas, decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento ou da doença.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla