Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Gerenciando a Dor relacionada ao

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 23/08/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
O controle da dor deve fazer parte do tratamento padrão para todas as mulheres com câncer de mama avançado. Se você está vivendo com câncer de mama metastático, não hesite em comunicar ao seu médico sobre qualquer dor ou desconforto que você esteja apresentando.
Embora o câncer metastático não possa ser curado, o tratamento pode aumentar sua expectativa de vida. A dor relacionada ao tratamento ou ao próprio tumor, no entanto, pode afetar a sua qualidade de vida. O objetivo do manejo da dor é ter o máximo controle com o mínimo de tratamento, para limitar os efeitos colaterais. Isso permite que você obtenha o máximo benefício dos tratamentos contra o câncer.
No câncer de mama metastático, a dor pode estar relacionada com o tratamento ou com a própria doença. A dor não é a mesma para todas as pessoas. Mesmo entre pacientes em estágios semelhantes da doença, a intensidade da dor pode variar. Algumas mulheres têm limiar de dor diferente podendo ser mais intensa e frequente do que outras. Você pode sentir que a dor é simplesmente uma parte do tratamento e que você deve ser forte e aguentar. No entanto, mesmo quando ela é leve, a dor pode interferir na vida diária e fazer com que outros efeitos colaterais, como, por exemplo, a fadiga, pareçam pior.
A dor geralmente é mais fácil de tratar assim que você a sente. Esperar a dor piorar antes de procurar o alívio pode fazer com que seja mais difícil de ser controlada e exigir mais medicamentos. Às vezes, os esquemas de tratamento podem ser alterados para reduzir os efeitos colaterais que apresentam dor, por isso é importante informar o seu médico sobre qualquer dor e sua intensidade. 
Descrevendo a sua Dor
A dor de cada paciente é diferente, por isso é importante descrever exatamente o que você está sentindo ao seu médico. Isso garante que ele possa lhe oferecer a melhor opção possível para a dor. Certos tipos de dor respondem melhor a certos tipos de tratamento.
A dor pode mudar à medida que o tempo passa, por isso é importante comunicar ao seu médico qualquer alteração na sua intensidade para que ele possa alterar o seu esquema de tratamento de modo a atender suas necessidades.
Tipos de Dor
A dor pode ser descrita usando diferentes termos:

Tipo de Dor
Descrição da Dor Relacionada ao Tumor
Neuropática
Aguda, latejante, sensação de queimação ou pontada.
Dor causada pela pressão sobre nervos ou medula espinhal.
Dor causada pela quimioterapia.
Visceral
Aguda, sensação de câimbras ou mordidas.
Frequentemente relacionada com a dor causada quando os tumores se disseminam para outros órgãos ou tecidos.
Somática
Aguda, sensação de pressão ou pulsação.
Dor que na maioria das vezes envolve a pele, músculo ou osso.
Outros
Dor de cabeça, tensão muscular e outros tipos de dor que ocorrem na vida diária e pode (ou não) ser causada pelo tratamento.

Dor Óssea

Quando o câncer se dissemina para os ossos (metástases ósseas), pode provocar intensa dor e afetar muito a qualidade de vida do paciente.

Medicamentos para os Ossos

Parte do tratamento padrão para metástases ósseas é a terapia de fortalecimento dos ossos. Um dos tipos de medicamentos que podem ajudar a fortalecer os ossos são os bisfosfonatos, que são administrados por via intravenosa, uma vez por mês ou a cada 3 meses.

Os bisfosfonatos podem reduzir o risco de fraturas relacionadas às metástases ósseas, além da dor causada pelas metástases nos ossos. Estes medicamentos também podem reduzir a necessidade de radioterapia e cirurgia relacionada com as fraturas e dores ósseas.

Uma segunda classe de medicações que ajuda a proteger os ossos é o denosumabe. Ele inibe a reabsorção óssea e protege a paciente de fraturas e piora da doença nos ossos. Denosumabe é aplicado por injeção subcutânea, mensalmente.

Algumas pacientes que tomam bisfosfonatos ou denosumabe precisam aumentar a ingestão de vitamina D e cálcio. Se você apresentar espasmos musculares ou agitação, pergunte ao seu médico se você deve tomar suplementos para manter os níveis de cálcio.

Uma complicação grave chamada osteonecrose da mandíbula pode ocorrer em algumas pessoas que tomam bisfosfonatos ou denosumabe. É importante fazer um exame dentário antes de se iniciar o tratamento com qualquer uma das duas medicações.

Não há dados que indiquem que uma ou outra destas medicações aumenta a sobrevida global das pacientes.

Dor relacionada ao Linfedema

A dor do linfedema (inchaço, por exemplo, do braço do lado que foi operada a mama) pode ser aliviada pelo tratamento do próprio linfedema, com drenagem linfática.








obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla