Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Qualidade de Vida: Importância do Apoio Familiar no Tratamento do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 13/09/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
Não há nada melhor do que estar cercado por aqueles que amamos. Seja nos momentos alegres, para compartilhar conquistas e sonhos, seja nos momentos difíceis, para encontrar forças para seguir em frente e não sucumbir frente aos desafios enfrentados ao longo da vida.
O diagnóstico de um câncer provoca um grande impacto tanto no paciente como em seus familiares. Por tratar-se de um assunto totalmente novo, é comum que as pessoas fiquem assustadas e não saibam como lidar com a notícia. Mas, o desafio é de todos e, exatamente por isso, se todos se unirem e se apoiarem, será mais fácil passar pelo câncer e suas implicações.
Há pacientes, porém, que relatam que o diagnóstico do câncer afastou amigos (e até mesmo familiares). Também há pacientes que se isolam e evitam conversar com aqueles que estão abertos a ouvir e ajudar, caso seja preciso.
Pensando nestes conflitos que podem surgir em decorrência do câncer, separamos conteúdos que poderão ajudar tanto pacientes, como familiares. Confira a seguir:
Como ajudar um familiar com câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 12/02/2013 - Data de atualização: 24/02/2016
Orientações para familiares e companheiros de pacientes que convivem com um câncer de mama avançado
Pergunta. Minha parceira acaba de ser diagnosticada com câncer de mama metastático e eu me sinto completamente perdido. Eu quero ajudá-la, mas eu não sei como.
Resposta. O diagnóstico de câncer de mama metastático pode ser devastador, não só para a mulher que é diagnosticada, mas também para toda a família. É normal você se sentir ansioso, irritado, deprimido e oprimido. Também é importante enfrentar seus sentimentos e seguir em frente para que você possa estar lá com sua parceira de uma forma que fortaleça ambos.
Seu relacionamento com sua parceira pode mudar após o diagnóstico, e apesar de isso parecer bastante assustador, tenha calma. Muitos casais relatam que seus relacionamentos se tornaram mais significativos após o diagnóstico.
A comunicação aberta e honesta é a chave para a superação deste momento difícil. Ao invés de assumir que você sabe o que ela pode (ou não) precisar, pergunte como você pode ajudá-la. Existem algumas frases e perguntas que com certeza vão ajudar:
Saiba que estou aqui, até mesmo se você precisar de um ombro para chorar.
Que tal você se concentrar em coisas práticas, todos os dias para manter sua mente longe do diagnóstico?
Posso ir com você nas consultas médicas, certo? Conte sempre comigo.
Como posso ajudar mais em casa?
Vamos fazer aquela viagem de férias que programamos há tanto tempo? Vamos verificar juntos qual o melhor momento?
Ao ouvir e compartilhar seus próprios pensamentos e sentimentos, você pode trabalhar em conjunto para construir o seu relacionamento de uma forma positiva.
Pergunta. Eu me preocupo muito com minha esposa, que está com câncer de mama metastático. Mas não quero sobrecarregá-la com minhas preocupações. Com quem eu posso conversar sobre minhas preocupações?
Resposta.Conversar com sua esposa sobre sua preocupação e sobre seu bem-estar pode ser um começo. Ela pode gostar da oportunidade de compartilhar alguns medos comuns, e vocês podem encontrar formas de se apoiarem.
Se você achar que é difícil falar sobre isso com sua esposa, converse com um amigo, um terapeuta ou um padre. Você também pode participar de um grupo de apoio para os parceiros ou cuidadores de pessoas com câncer. Compartilhar suas preocupações com outras pessoas pode ajudar a aliviar o fardo dessas preocupações.
Pergunta. Minha parceira está com câncer de mama metastático e não tem energia para fazer as tarefas domésticas, como fazer compras, cozinhar e limpar. Eu tento fazer o máximo possível, mas como eu trabalho em período integral, muitas vezes não tenho condições de ajudar, além de ter que cuidar de nossos filhos. Onde posso recorrer para pedir ajuda?
Resposta.Você pode encontrar ajuda entre amigos, familiares e vizinhos. Grupos religiosos e organizações comunitárias têm muitas vezes voluntários que ajudam nas tarefas domésticas ou outras necessidades.
Comece preparando uma lista das tarefas que você precisa de ajuda. As pessoas que se preocupam com você vão gostar de poder ajudar, mas precisam saber como.
Pergunta. Eu sei que eu preciso estar lá com minha mãe que está com câncer de mama metastático, mas isso está me cansando e eu me sinto culpada por não estar lá. Como posso cuidar dela e também cuidar de mim?
Resposta.Uma das coisas mais difíceis sobre como cuidar de um ente querido com câncer de mama metastático é que é às vezes você gasta muito tempo e energia cuidando da pessoa amada e se esquece de cuidar de si mesmo.
Se você está exausto(a) e emocionalmente esgotado(a), você não está sendo útil nem para você nem para sua mãe. É muito importante perceber o que está acontecendo, dar um passo para trás, e começar a comer, dormir e fazer exercícios regularmente para manter a sua própria energia de modo que você possa continuar a oferecer a ajuda e apoio necessário sem negligenciar sua própria saúde e qualidade de vida.
Converse com a sua família sobre o que está acontecendo...
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 08/03/2012 - Data de atualização: 08/03/2016
Sim, nós sabemos que isso não é nada fácil.
Passado o impacto do diagnóstico de câncer, que não atinge só o paciente, mas também os familiares e amigos têm inicio a batalha a caminho da cura.
Uma conversa clara e franca com os familiares mais próximos pode não só lhe ajudar a desabafar sobre tudo que está acontecendo com você, como também irá permitir que sua família lhe auxilie durante todo o tratamento e se sinta importante e útil neste momento.
O cuidado dispensado por alguém da família, assim como, o carinho, o afeto e o amor surtem efeitos inesperados. Não dispense esta atenção. E saiba que eles já estão envolvidos em tudo que você está passando, não adianta tentar poupá-los!
Como lidar com o diagnóstico de um câncer na família
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 16/05/2013 - Data de atualização: 16/05/2015
O câncer avançado muda a maneira com a que os membros da família se relacionam, de forma geral as famílias que resolvem bem seus conflitos e que se apóiam entre si são as que melhor enfrentam o câncer de um ser querido.
Os papéis dentro da família mudam e a maneira com a qual seus membros lidam com as mudanças afetará a forma com a qual se adaptarão no futuro.
Para a pessoa portadora de câncer as mudanças na família podem desencadear angústia ao não sentir-se mais incluída dentro da casa. Compreender isso e ajudar o paciente a encontrar maneiras de contribuir e sentir-se útil beneficiam tanto ao paciente como à família.
Conversas em família podem ajudar a lidar melhor com esses aspectos, por isso fale franca e abertamente expressando suas dúvidas e respondendo as dúvidas dos outros membros.



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla