Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Protocolos Clínicos: Participando de um Estudo Clínico para

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 25/11/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
As pacientes com câncer de mama podem considerar a participação num estudo clínico como a melhor opção de tratamento. Para a maioria das pacientes com câncer de mama em estágio inicial, o tratamento começará logo após o diagnóstico. Para as pacientes com câncer metastático, a participação em protocolo de pesquisa poderá ocorrer como primeira linha de tratamento, ou, em alguns casos, como linha subsequente após falha da primeira linha de tratamento.
Conversando com seu Médico e com a Equipe do Estudo Clínico
Antes de participar de um estudo clínico, discuta os riscos e benefícios do tratamento com o responsável pelo estudo clínico.
Conversar com familiares e amigos também é importante durante o processo de tomada de decisão.
Elegibilidade
Todos os estudos clínicos têm diretrizes (critérios de elegibilidade) para que se possa participar do protocolo. Esses critérios variam de estudo para estudo e podem estar baseados em:
Tipo e estágio do câncer de mama.
Tratamentos anteriores para o câncer de mama.
Outras condições clínicas.
A maioria dos estudos clínicos é desenhada para grupos seletos de pacientes, por isso é importante encontrar um estudo que se adapte a sua situação.
Como se inscrever
Ao decidir em conjunto com o médico que determinado estudo clínico é uma boa opção de tratamento, o médico colocará o paciente em contato com o coordenador do protocolo, uma enfermeira do estudo ou com o responsável pelo protocolo em questão. Esta pessoa orientará o paciente sobre o processo de inscrição.
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) é o processo de revisão dos riscos, benefícios e opções para o estudo. Ele é necessário para todos os estudo clínicos. Antes de participar de um protocolo, o responsável pela pesquisa ou um enfermeiro revisará com o paciente todos os itens do estudo. O protocolo descreve em detalhes:
Motivo ou justificativa para o estudo.
Desenho do estudo.
Regime de tratamento (medicamentos ou outras terapias que serão utilizadas durante o estudo).
Os exames que serão realizados e sua periodicidade.
Dados que serão coletados.
Quantas pessoas participarão do estudo.
Critérios de elegibilidade para participar do estudo.
O responsável pela pesquisa ou um enfermeiro da equipe responderá a todas as dúvidas do paciente. Uma vez decidida a participação no estudo, será solicitado ao paciente assinar o termo de consentimento. No ato será entregue uma cópia do escopo do estudo e do termo de consentimento. A cópia inclui o protocolo do estudo, bem como os potenciais riscos e benefícios do tratamento que será realizado durante o estudo.
Lembre-se que participar de um estudo clínico é voluntário. O paciente pode deixar o estudo a qualquer momento e por qualquer motivo. Consentir e dar permissão por escrito para participar do estudo não obriga ou força o paciente a ficar no estudo até o fim.



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla