Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado> Perguntas e Respostas sobre - II


Por que me sinto sempre tão cansada com o tratamento para o câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
A fadiga que você está enfrentando pode ser devido à doença, aos tratamentos que estão sendo realizados ou ao impacto emocional de saber que está com câncer de mama avançado.
Às vezes a fadiga é causada pela diminuição das taxas sanguíneas. Converse com seu médico, ele a orientará como resolver esse problema.
Algumas mulheres com problemas para dormir ou que se sentem cansadas o tempo todo, podem estar deprimidas, uma condição psicológica que afeta algumas mulheres com câncer de mama avançado. Atividade física ou medicamentos para tratar a depressão podem melhorar o nível de energia.
Seja qual for a causa da sua fadiga, você pode fazer mudanças no estilo de vida para melhorar a sua qualidade de vida. Estas mudanças incluem poupar sua energia para as atividades que você mais valoriza ou pedindo à família e aos amigos ajuda com as tarefas domésticas ou outras coisas. Se a fadiga persistir apesar dos esforços para reduzi-la, você deve conversar com seu médico sobre o uso de medicações para melhorar sua energia e diminuir seu cansaço.
Estou em tratamento para câncer de mama avançado e sinto ondas de calor durante a noite. Há algo que eu possa fazer para aliviar isto?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
A maioria das terapias hormonais para câncer de mama causa ondas de calor. Felizmente, há uma série de medicamentos e mudanças no seu cotidiano que podem ajudar você a aliviar as ondas de calor durante a noite:
Tente dormir em local fresco. Se possível, use ar condicionado ou ventilador durante os meses mais quentes.
Durma de pijama ou camisola de algodão. O algodão respira mais do que outros tecidos e deve mantê-la mais confortável.
Tome uma ducha fria antes de dormir e mantenha água gelada ao lado da cama, para ingerir durante as ondas de calor.
Aumente a quantidade de exercícios físicos durante o dia.
Evite bebidas alcoólicas e alimentos picantes.
Se essas mudanças não aliviarem as ondas de calor, converse com seu médico sobre o uso de medicações para ajudar a diminuir as ondas de calor. Como você tem câncer de mama, certamente não poderá tomar estrogênio, o tratamento tradicional para as ondas de calor. Mas existem outras medicações que podem ser utilizadas.
O que eu posso fazer para estar preparada para quaisquer efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Embora os efeitos colaterais do tratamento variem muito de mulher para mulher, os melhores recursos para este tipo de informação são muitas vezes de outras mulheres que estão passando pelo mesmo tipo de tratamento.
Seu médico pode fornecer informações valiosas sobre os efeitos colaterais e como gerenciá-los. Não tenha medo de pedir explicações pormenorizadas sobre os possíveis efeitos colaterais de qualquer tipo de tratamento.
Em nosso portal você encontra uma relação de efeitos colaterais e maneiras de como lidar com eles.

Como posso saber se os tratamentos que estou fazendo para o câncer de mama avançado estão funcionando?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
O seu médico solicitará periodicamente exames para monitorar sua resposta ao tratamento, como exames de sangue, marcadores tumorais, raios X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e PETscan, além disso durante as consultas seu médico a examinará.
Alguns pontos importantes sobre esses exames incluem:
Não existe um exame único que funcione para todas as pessoas e que determine exatamente se a doença está em remissão ou progressão.
Em cada caso, diferentes exames podem ser úteis, dependendo da localização da doença, quais exames foram realizados para diagnosticar a doença em estágio inicial e do serviço de diagnóstico onde são realizados os exames.
Converse com seu médico sobre os exames mais adequados para você. Se você tiver qualquer dúvida sobre os exames que está realizando ou da interpretação dos resultados, pergunte ao seu médico ou obtenha uma segunda opinião.
Quais são as vantagens de realizar exames de reestadiamento para saber se o tratamento está funcionando?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
A realização dos exames periódicos durante o tratamento pode impedir que você tenha efeitos colaterais de um tratamento que não está funcionando. O médico deve ter certeza que a sua qualidade de vida será preservada e que os efeitos colaterais serão minimizados, realizando apenas tratamentos eficazes.
Você pode ajudar o médico a avaliar se o tratamento que está realizando é eficaz, comunicando seus sintomas ou efeitos colaterais. O médico pode solicitar alguns exames para monitorar sua resposta ao tratamento. Se esses exames mostrarem que o tratamento não está funcionando, o médico deve mudar o tipo de tratamento.
O número de opções de tratamentos para câncer de mama avançado está aumentando continuamente, e não existe nenhum tratamento ou conjunto de tratamentos que seja melhor para cada pessoa.
Fico muito ansiosa toda vez que devo fazer um exame para avaliar a resposta do tratamento do câncer. O que posso fazer para aliviar essa ansiedade?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Quanto mais tempo você esperar pelos resultados dos seus exames, maior será a sua ansiedade. Evite realizar exames antes de um feriado ou fim de semana, o que pode prorrogar a entrega dos resultados.
Se você estiver se sentindo ansiosa, faça meditação, respiração profunda e outras técnicas de relaxamento para aliviar essa ansiedade. Procure se manter ocupada durante o período de espera, planeje atividades com a família ou amigos. Em alguns casos, você pode conversar com seu médico sobre a possibilidade de tomar antidepressivos para diminuir a ansiedade.
O que significa um aumento nos marcadores tumorais?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Os marcadores tumorais são substâncias que normalmente estão presentes em pequenas quantidades no sangue. As células cancerígenas podem às vezes produzir essas substâncias, por isso, quando a quantidade dessas substâncias aumenta, isso significa que a doença está em progressão. Mas, às vezes, os marcadores tumorais estão aumentados e um exame de ressonância magnética ou tomografia computadorizada mostra que o tumor diminuiu.
Se os seus marcadores tumorais aumentaram, discuta com o médico sobre os resultados de outros exames para saber se realmente a doença está em progressão. Geralmente, os médicos que utilizam marcadores (não todos) acompanham as tendências, em vez de aceitar um aumento único como prova de que um tratamento parou de funcionar.
Onde encontro grupos de apoio para mulheres com câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Muitas mulheres com câncer de mama avançado relatam ter experiências diferentes ou negativas nos grupos de apoio para mulheres com câncer de mama, porque as outras participantes não estão enfrentando os mesmos tipos de situações e problemas. Isso não significa, necessariamente, que um grupo de apoio está errado para você. Significa apenas que você precisa encontrar um grupo que lhe dê o tipo de suporte que você está procurando.
Alguns hospitais e centros de tratamento de câncer têm grupos de apoio especificamente para pessoas vivendo com câncer de mama avançado. Peça ajuda a sua equipe médica para identificar esses grupos. Se não houver um grupo de apoio presencial, procure os grupos de apoio online.
Como posso gerenciar a dor do câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Existem muitas maneiras eficazes para controlar a dor. Converse com seu médico e crie um diário da dor para ajudá-la a relatar suas necessidades de controle da dor. Para muitas mulheres, isso as ajuda a ter várias abordagens para a gestão da dor. Dor persistente e dor progressiva são tratadas de forma diferente. Medicamentos orais, de curta e longa ação podem ser úteis e estão disponíveis para tratar a dor de diferentes tipos de câncer. Os medicamentos estão disponíveis em várias formas, como supositórios, injeções e adesivos para a pele.
Outros tipos de tratamentos também podem aliviar a dor, como radioterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento. Os bisfosfonatos podem ajudar se a dor é causada por metástases ósseas.
Se os medicamentos contra dor e outras abordagens não estão mais funcionando, solicite ao seu médico um encaminhamento a um especialista no tratamento da dor.
Existe algum tipo de tratamento do câncer de mama avançado que o plano de saúde não cobre?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Infelizmente sim, existem opções novas de tratamentos que planos de saúde não cobrem. Mas tenha calma e converse com seu médico.
Enfrentar problemas financeiros diante do tratamento de um câncer de mama avançado pode ser avassalador. Você quer conservar a sua energia para lidar com a doença, mas não pode deixar de se preocupar se será capaz de pagar todos os medicamentos e tratamentos.
Se você participar de um estudo clínico, você pode ter alguma ou todas as suas despesas de saúde cobertas. Pergunte ao seu médico se você é elegível para estudos clínicos que cobrem o custo do tratamento.
Estou pensando em tentar alguns tratamentos complementares para o câncer de mama avançado. Como posso saber os que realmente funcionam?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Muitas pessoas que vivem com câncer de mama avançado fazem terapias complementares, como yoga, meditação, acupuntura e tai chi, para reduzir o estresse e aliviar alguns sintomas e efeitos colaterais do tratamento.
Mas, assim como acontece com todos os tipos de tratamento, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Tentar algumas abordagens diferentes pode ser o caminho para encontrar o que é melhor para você.
Lembre-se de conversar com seu médico sobre quais tratamentos complementares você está considerando. Mesmo se você estiver tomando uma vitamina sem receita ou um suplemento, é extremamente importante que seu médico saiba, pois alguns medicamentos e suplementos podem interferir na ação e eficácia de alguns tratamentos para o câncer de mama.
Quais são os benefícios das terapias de suporte no tratamento do câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
As terapias de suporte são administradas aos pacientes sem possibilidades terapêuticas, que podem ser realizadas em suas próprias casas ou em um hospice. Essas terapias são oferecidas às pacientes que não buscam a cura da doença. Os objetivos das terapias de suporte são:
Fazer a paciente se sentir o mais confortável possível com medicamentos para alívio da dor e outros cuidados médicos de suporte.
Ajudar a paciente a se vestir, tomar banho e realizar outras tarefas da vida diária.
Fornecer apoio psicológico e espiritual para a paciente e seus familiares.
Embora o seu médico possa ainda supervisionar seu atendimento, você e seus familiares terão mais apoio emocional dos profissionais de cuidados paliativos, como assistentes sociais, padres ou voluntários.
Como faço para obter terapia de suporte? O plano de saúde cobre a terapia de suporte?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Pergunte ao seu médico ou assistente social do hospital sobre os recursos do hospice. A assistente social pode muitas vezes fazer o encaminhamento da documentação médica necessária para o plano de saúde.
Alguns hospitais têm alas especiais para o tratamento de pacientes que necessitam de terapia de suporte.
A maioria dos planos de saúde cobre a terapia de suporte para aqueles que se qualificam. O seu médico ou assistente social pode dizer quando você poderá entrar em um programa de cuidados paliativos.
O controle do câncer, como de outras doenças crônicas, envolve todas as ações e serviços de saúde, da promoção à saúde à reabilitação e aos cuidados paliativos - todos previstos na Política Nacional de Atenção Oncológica - Portaria GM/MS 2.439/2005 - e disponível no SUS.
Cuidado paliativo deve ser visto como parte integrante do tratamento oncológico, razão pela qual tanto o SUS, quanto os planos de saúde devem garantir a cobertura.

Minha parceira foi diagnosticada com câncer de mama avançado. Eu quero ajudá-la, mas não sei como.
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
O diagnóstico de câncer de mama avançado pode ser devastador, não só para a mulher que é diagnosticada, mas também para toda a família. É normal você se sentir ansioso, irritado, deprimido e oprimido. Também é importante enfrentar seus sentimentos e seguir em frente para que você possa estar lá com sua parceira de uma forma que fortaleça ambos.
O relacionamento com sua parceira pode mudar após o diagnóstico, e apesar de isso parecer bastante assustador, tenha calma. Muitos casais relatam que seus relacionamentos se tornaram mais significativos após o diagnóstico.
A comunicação aberta e honesta é a chave para a superação deste momento difícil. Ao invés de assumir que você sabe o que ela pode (ou não) precisar, pergunte como você pode ajudá-la. Existem algumas frases e perguntas que com podem ajudar:
Saiba que estou aqui, até mesmo se você precisar de um ombro para chorar.
Que tal você se concentrar em coisas práticas, todos os dias para manter sua mente longe do diagnóstico?
Posso ir com você nas consultas médicas? Conte sempre comigo.
Como posso ajudar mais em casa?
Vamos fazer aquela viagem de férias que programamos há tanto tempo? Vamos verificar juntos qual o melhor momento?
Ao ouvir e compartilhar seus próprios pensamentos e sentimentos, você pode trabalhar em conjunto para construir o seu relacionamento de uma forma positiva.
Me preocupo muito com minha esposa, com câncer de mama avançado. Mas não quero sobrecarregá-la com minhas preocupações. Com quem posso conversar?
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Conversar com sua esposa sobre sua preocupação e sobre seu bem-estar pode ser um começo. Ela pode gostar da oportunidade de compartilhar alguns medos comuns, e vocês podem encontrar formas de se apoiarem.
Se você achar que é difícil falar sobre isso com sua esposa, converse com um amigo, um terapeuta ou um padre. Você também pode participar de um grupo de apoio para os parceiros ou cuidadores de pessoas com câncer. Compartilhar suas preocupações com outras pessoas pode ajudar a aliviar o peso dessas preocupações.
Sei que preciso estar com minha mãe que está com câncer de mama avançado, mas isso me cansa e me sinto culpado. Como posso cuidar dela e também de mim?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Uma das coisas mais difíceis sobre como cuidar de um familiar com câncer de mama avançado é que é às vezes você gasta muito tempo e energia cuidando da pessoa amada e se esquece de cuidar de si mesmo.
Se você está exausto(a) e emocionalmente esgotado(a), você não está sendo útil nem para você nem para sua mãe. É muito importante perceber o que está acontecendo, dar um passo para trás, e começar a comer, dormir e fazer exercícios regularmente para manter a sua própria energia de modo que você possa continuar oferecendo a ajuda e apoio necessário sem negligenciar sua própria saúde e qualidade de vida.





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla