Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado> Perguntas e Respostas sobre - I

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 21/02/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Se você acaba de receber o diagnóstico de um câncer avançado, ou se acaba de saber que seu câncer retornou (recidivou) ou ainda, se você está vivendo com um câncer de mama avançado ou metastático, provavelmente tem muitas dúvidas sobre mais essa fase e seus tratamentos, protocolos de pesquisa clínica, efeitos colaterais, monitoramento do tratamento e possíveis problemas clínicos e também sobre qualidade de vida e estado emocional-afetivo.


Acreditamos que a seguir você pode encontrar a resposta para muitas de suas dúvidas!

Caso sua dúvida não apareça nesta página, entre em contato conosco pelo faleconosco@oncoguia.org.br, que poderemos esclarecer eventuais dúvidas que surjam em decorrência do seu diagnóstico e tratamento.

Acabo de receber o diagnóstico de câncer de mama avançado, estou completamente arrasada. Sinto que minha vida acabou...
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Existem muitas emoções que você pode sentir ao ser diagnosticada com câncer de mama avançado, como medo, ansiedade, raiva e culpa. A primeira coisa que você deve entender é que sua reação é normal, e não há problema algum em se sentir extremamente angustiada.
A segunda coisa é que, embora você possa sentir o diagnóstico como uma sentença de morte imediata, isso não significa que você vai morrer amanhã. Isso significa que você terá que passar por um tratamento para a doença, que pode durar muito tempo ou ser para o resto de sua vida. Mas, graças aos avanços recentes para os diferentes tipos de tratamento, muitas mulheres com câncer de mama avançado são capazes de viver por meses e até anos com uma boa qualidade de vida.
Passado o choque inicial e a angústia do diagnóstico, é muito importante que você, procure apoio e informações para lhe ajudar a viver sua vida plenamente e da melhor forma possível. Esse apoio você poderá encontrar na família, amigos, vizinhos, na sua fé ou religião, terapeutas, médicos, grupos de apoio e alguns sites na internet.
Acabei de ser diagnosticada com câncer de mama avançado, como contar aos meus filhos?
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Como contar aos familiares e em especial às crianças o diagnóstico de um câncer de mama avançado é uma das primeiras preocupações que surgem nesse momento.
Entretanto, a coisa mais importante a considerar é que as crianças podem perceber que você está angustiada e escondendo alguma coisa delas.
É muito importante discutir a situação abertamente com as crianças, elas precisam saber o que você está passando e como elas poderão ajudar.
Também é importante assegurar que elas não fizeram nada para causar a doença e que sempre terão alguém para cuidar delas.
Desde o diagnóstico do câncer de mama avançado me sinto isolada e sozinha.O tumor recidivou, devo continuar o tratamento com meu oncologista ou procurar outro?
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Após o diagnóstico é normal se sentir como se tivesse entrado em outro mundo, que ninguém conhece ou entende. Mas você não está sozinha nesse mundo. Muitas mulheres vivem atualmente com câncer de mama avançado. E graças aos recentes avanços nos tipos de tratamento e o uso de novos medicamentos, elas estão vivendo mais e com uma melhor qualidade de vida.
Para aliviar a sensação de isolamento, avalie a possibilidade de entrar para um grupo de apoio para mulheres com câncer de mama, quer seja presencial ou virtual.
Com a recidiva vou refazer o mesmo tratamento já realizado anteriormente para o câncer de mama em estágio inicial?
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Se você tem um bom relacionamento com seu oncologista, continue o tratamento com ele. Algumas mulheres se sentem mais confortáveis em darem continuidade ao tratamento com o médico que as acompanha desde o início.
Mas, você querer considerar uma segunda opinião de outro especialista em câncer de mama. Muitas mulheres com câncer de mama avançado procuram uma segunda opinião antes de tomarem qualquer decisão sobre o novo tratamento.
Devo conversar com meu médico sobre a opção de tratamentos com ervas ou acupuntura em paralelo à quimioterapia?
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Sim, sempre informe o seu médico sobre outros tipos de tratamento complementares que deseja fazer, pois muitos deles podem interferir com o tratamento convencional e prejudicar a eficácia e segurança da quimioterapia.

Mas, é verdade que alguns tratamentos complementares podem melhorar seu bem-estar e ajudá-la a lidar melhor com a doença. Eles podem ajudar a reduzir os efeitos colaterais físicos e emocionais.
Mas os tratamentos complementares são destinados a serem realizados em conjunto, nunca para substituir o tratamento convencional prescrito.
Tenha sempre em mente que as ervas e os suplementos vitamínicos são complementares ao tratamento principal.
Devo considerar participar de um tratamento experimental para câncer de mama avançado?
Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Converse sobre as opções de protocolos de pesquisa clínica disponíveis para o seu caso com seu médico antes de tomar qualquer decisão sobre o tratamento. 
Participar de um protocolo clínico pode não só beneficiá-la (você terá acesso a um novo tratamento ainda em estudo), mas também ajudar os pesquisadores a obter respostas a perguntas sobre a segurança ou eficácia dos novos tratamentos
Como posso encontrar locais onde existem protocolos disponíveis para o meu caso?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
O seu médico poderá ajudá-la. Aqui em nosso portal, no setor de tratamentos, procuramos disponibilizar os protocolos clínicos abertos. (http://www.oncoguia.org.br/pesquisa-clinica/)
Mas, com certeza, seu médico tem contato com outros médicos que também conhecem essa informação.
O que significa ser elegível para um protocolo clínico? Por que algumas pessoas são aceitas e outras não?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Os protocolos são planejados para responder perguntas de determinada intervenção, que pode ser um medicamento ou um procedimento. É importante que as pessoas que participam de um protocolo tenham algumas condições semelhantes, como, por exemplo, o mesmo estadiamento da doença. É necessário, também, que os pesquisadores tenham a certeza que as participantes de um determinado protocolo clínico não apresentem condições cínicas, como pressão arterial elevada, que possa se agravar em função do tipo de tratamento a ser realizado.
As pessoas com características específicas de câncer que correspondem as descritas no protocolo são elegíveis e podem se oferecer como participantes do estudo. Mas aquelas que têm condições clínicas que possam ser agravadas com o tratamento não poderão participar do estudo. Todos esses detalhes estão num documento onde os critérios de inclusão e exclusão estão bem descritos e explicados.
Uma vez que eu esteja participando de um protocolo clínico, fazendo o tratamento proposto, posso abandonar o estudo?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Você pode se retirar do protocolo a qualquer momento. Se você tiver qualquer problema, é com o seu médico com quem você deve discutir todas as suas preocupações ou dúvidas que estiver enfrentando. Todos os efeitos colaterais também devem ser reportados durante a consulta. Em muitos casos, esses problemas podem ser resolvidos e você pode querer continuar no estudo.
Por que devo continuar me tratando se os tratamentos não vão mais me curar? E se os efeitos colaterais tornarem minha vida insuportável?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
O objetivo do tratamento é ajudar você a viver o maior tempo possível com a melhor qualidade de vida. Mesmo que não exista cura para o câncer de mama avançado, existem muitos tratamentos que podem retardar a progressão da doença e até mesmo impedi-la de avançar por um longo período de tempo. Muitos destes tratamentos têm efeitos colaterais relativamente leves, mas alguns podem ter efeitos importantes que prejudicam a sua qualidade de vida.
É extremamente importante você entender que não tem que fazer qualquer tipo de tratamento que não possa suportar seus efeitos colaterais. Antes de iniciar qualquer novo tratamento, converse com seu médico e pergunte sobre os efeitos colaterais esperados e inesperados. Diante de um tratamento que esteja lhe causando dor ou desconforto, avise seu médico e juntos, vocês podem alterar a dose, fazer uma pausa ou mudar o tipo de tratamento.
Os efeitos colaterais do tratamento para metástases serão os mesmos do tratamento para o câncer de mama em estágio inicial?
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 14/09/2015 - Data de atualização: 05/02/2018
Os efeitos colaterais do tratamento são diferentes de pessoa para pessoa e também podem mudar ao longo do tempo, por isso não existe uma resposta única para esta pergunta. Alguns pontos importantes sobre os efeitos colaterais incluem:
Já ter apresentado determinado efeito colateral não implica necessariamente em ter a mesma experiência novamente.
Novas formas de minimizar os efeitos colaterais estão em constante desenvolvimento. Atualmente, existem medicamentos disponíveis para aliviar determinados efeitos colaterais, que não estavam disponíveis quando você foi diagnosticada pela primeira vez.
Os objetivos do tratamento para o câncer de mama avançado são diferentes dos objetivos do tratamento adjuvante do câncer de mama inicial. Na fase inicial, as doses são mais elevadas e o tratamento geralmente é realizado em combinação com outros tipos, o que pode levar a efeitos colaterais mais intensos. Na doença metastática, os tratamentos são realizados um de cada vez e as doses são mais baixas para controlar a doença de forma contínua.
Atualmente, existe uma preocupação dos médicos em prescrever tratamentos que não só controlem a doença, mas também permita que a paciente possa ter a melhor qualidade de vida possível. Converse com seu médico se o tratamento a está deixando desconfortável ou causando muitas alterações na sua vida diária, com certeza ele prescreverá outro tipo de tratamento para você.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla