Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > Hormonioterapia para

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 27/01/2017
A hormonioterapia é outra forma de terapia sistêmica. Assim como a quimioterapia, a terapia hormonal pode ser utilizada como tratamento adjuvante para ajudar a reduzir o risco de recidiva da doença após a cirurgia, pode ser utilizada como tratamento neoadjuvante. Também pode ser usada para tratar recidivas ou disseminação da doença.
A hormonioterapia é a classe de terapia mais efetiva de que dispomos para o tratamento de pacientes cujos tumores tenham expressão dos chamados receptores hormonais. Estes receptores são o receptor de estrogênio e de progesterona, e sua presença qualitativa e quantitativa é determinada pela avaliação do tumor através da técnica denominada imunohistoquímica. Assim, absolutamente todo o tumor deve ser avaliado quanto à presença ou ausência destes receptores, e preferencialmente esta avaliação deve ser feita por um bom laboratório, com controles de qualidade adequados. A presença destes receptores, ou de apenas um deles, indica um benefício da utilização da hormonioterapia como parte do tratamento em qualquer fase da doença, seja na adjuvância ao tratamento cirúrgico no caso de doença localizada, seja no caso de doença metastática.
Tamoxifeno e Toremifeno
Estes medicamentos antiestrogênio agem temporariamente bloqueando os receptores de estrogênio nas células no câncer de mama, impedindo ao estrogênio de se ligar a elas e estimular o seu crescimento. São administrados por via oral diariamente.
Em pacientes com câncer de mama receptor de hormônio positivo, a administração de tamoxifeno após a cirurgia durante 5 anos reduz em 50% a chances de uma recidiva. Tomá-lo por 10 anos pode ajudar ainda mais. Poucos estudos em homens com câncer de mama têm sido feitos, mas indicam que tomar tamoxifeno após a cirurgia para o câncer de mama em estágio inicial pode diminuir a chance da recidiva e aumentar a sobrevida.
O tamoxifeno também pode ser usado para tratar o câncer metastático.
O toremifeno age como o tamoxifeno, mas não é usado com tanta frequência e só está aprovado para pacientes com câncer de mama metastático.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem fadiga, ondas de calor e problemas sexuais. Um efeito raro é a formação de coágulos de sangue, que geralmente aparecem nas veias profundas da perna o que se denomina de trombose venosa profunda. Entre em contato com seu médico em caso do aparecimento de dor, vermelhidão ou inchaço na parte inferior da perna, falta de ar ou dor no peito.
O tamoxifeno tem sido raramente associado a acidentes vasculares cerebrais. Estes em sua maioria têm sido vistos em mulheres na pós-menopausa, o risco em homens ainda não é claro. Entre em contato com seu médico se tiver dor de cabeça súbita e intensa, confusão ou problemas na fala ou nos movimentos.
O tamoxifeno também pode aumentar o risco de problemas cardíacos em alguns pacientes, no entanto esta relação ainda não é clara.
Inibidores de Aromatase
Este grupo de medicamentos inclui o anastrozol, letrozol e exemestano. Eles bloqueiam a produção de pequenas quantidades de estrogênio pelas glândulas suprarrenais. Os inibidores de aromatase são administrados por via oral diariamente. Eles são eficazes no tratamento do câncer de mama em mulheres, mas ainda são necessários mais estudos para uso em homens. Ainda assim, alguns médicos usam para tratar o câncer de mama avançado em homens ou após o tratamento com tamoxifeno deixar de responder. Eles também são algumas vezes usados como hormonioterapia de primeira linha em vez do tamoxifeno, mas isso tem sido associado a resultados menos eficazes. Os principais efeitos colaterais destes medicamentos são enfraquecimento dos ossos e dor nas articulações e músculos.
Fulvestranto
O fulvestranto é um medicamento que atua no receptor de estrogênio, mas em vez de bloqueá-lo, elimina-o. Nas mulheres, esta droga é muitas vezes eficaz, mesmo que a doença não esteja mais respondendo ao tamoxifeno. Em um pequeno estudo em homens com câncer de mama avançado tratados previamente com pelo menos uma outra droga hormonal, alguns homens tiveram seus tumores reduzidos com fulvestranto. Ele é administrado por via intravenosa a cada 2 semanas por um mês e, em seguida, mensalmente. Os efeitos colaterais mais comuns são ondas de calor, náusea e fadiga.
Antiandrógenos e Análogo do Hormônio da Secreção de LH (aLHRH)
Os análogos de LHRH, como leuprolide e goserelina afetam a glândula pituitária e barram o sinal que o organismo envia para os testículos produzirem andrógenos. Estes fármacos podem ser utilizados por si ou combinados com inibidores de aromatase ou antiandrogénios para tratar o câncer de mama avançado em homens. Os antiandrogénios como flutamida e bicalutamida agem bloqueando o efeito dos hormônios masculinos em células do câncer de mama. Estes medicamentos são administrados por via oral diariamente.
Megestrol
O megestrol é uma medicação similar à progesterona. Este é um medicamento reservado aos homens que não respondem a outras formas de hormonioterapia. O megestrol pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos e ganho de peso através do aumento do apetite.
Orquiectomia
A remoção cirúrgica dos testículos reduz significativamente os níveis de testosterona e outros andrógenos no corpo. Este tratamento já foi muito comum, mas atualmente é menos utilizado devido às novas abordagens não cirúrgicas para reduzir os níveis de andrógeno, como os análogos de LHRH.
Possíveis Efeitos Colaterais
Apesar de alguns destes medicamentos terem efeitos colaterais específicos, em geral, eles podem causar perda do desejo sexual, dificuldade de ereção, ganho de peso, ondas de calor e alterações no humor. Converse com seu médico sobre qualquer efeito colateral que tiver e as possíveis maneiras de tratá-los.



Fonte: American Cancer Society (15/09/2015)



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla