Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado > Qualidade de Vida: Dicas de Autoestima para Pacientes com

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 23/08/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
O diagnóstico de um câncer traz consigo muitas dúvidas, entre elas, as incertezas e medos do que pode vir a acontecer com o corpo, já que o tratamento provoca mudanças que alteram a aparência: ganho (ou perda) de peso, queda dos cabelos, problemas na pele, enfraquecimento das unhas, ressecamento da boca, entre outros efeitos colaterais.
Algumas pacientes lidam bem com a perda de cabelo ou ganho de peso, outras ficam extremamente incomodadas com essas alterações físicas, que podem provocar estranheza em frente ao espelho e afetar a autoestima a ponto de gerar conflitos emocionais importantes, como a depressão. Para não se deixar levar pelo desânimo, é essencial que a mulher aprenda a lidar com as possíveis mudanças físicas que irá enfrentar em decorrência do tratamento.
Maquiagem, lenços e perucas e próteses externas da mama são grandes aliadas das mulheres que enfrentam o diagnóstico de um câncer.
Veja abaixo algumas dicas que com certeza irão fazê-la sentir-se bem em frente ao espelho novamente:
Mulheres em tratamento de câncer buscam diferentes formas de recuperar a autoestima
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015
Quando uma mulher é diagnosticada com câncer sua vida é abalada. Num primeiro momento ela perde o rumo. Surgem as dúvidas, as inseguranças. Quando começa o tratamento vem um momento difícil que é a quimioterapia, os efeitos colaterais trazem sofrimento físico e emocional, a diminuição da libido causa impacto psicológico resultando na baixa autoestima, porém, o que ainda é encarado com muita dificuldade entre as pacientes em tratamento de câncer é a queda de cabelo.
E aí? O que fazer para recuperar a vaidade e o bem estar? Muitas mulheres optam por acessórios como lenços, chapéus e/ou as tão populares perucas. Como fez a apresentadora Hebe, a Presidente da República Dilma Roussef, a escritora Glória Perez, elas aderiram ao acessório que as insere na sociedade com mais leveza e menos diferença entre as outras mulheres.
É o caso da administradora de empresas, Camila de Almeida, 31 anos, que está em tratamento de câncer de mama "trabalho com moda e sempre fui muito ligada a vaidade e bem estar. Quando descobri o câncer fiquei sem chão e quando o cabelo começou a cair resolvi usar peruca”, as perucas que utiliza vêm de fora "procurei por algo muito próximo do meu cabelo e das minhas características”.
Um dos resultados da parceria entre o Instituto Oncoguia e o Centro Paulista de Oncologia (CPO), é o projeto que leva o nome provisório de "Banco de Perucas”. Camila coordena o trabalho que tem o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres em tratamento, "o Banco de Perucas atua em clínicas de tratamento oncológico de alto custo, onde pedimos às pacientes que doem suas perucas quando não precisarem mais delas. Tratamos o acessório deixando-o em perfeito estado para que outra paciente com menos condições de comprar possa utilizar. E quando não precisar mais, a peruca volta para o Banco”, afirma Camila que está na fase final do tratamento e ainda utiliza suas perucas.
Mas têm também as mulheres que optam por não utilizá-las e assumir os cabelos curtos. Foi o que fez a apresentadora Ana Maria Braga. E também a presidente da ONG Bendizer, Maria do Rosário, 52 anos, que está em tratamento de câncer de colo retal, "nunca tive vontade de usar uma peruca. Nunca tive nenhum problema com a vaidade nesse período. Usar lenços ou chapéus, para mim além de ser divertido, era uma maneira de dizer: - Eu estou lutando e muito!”
Independente da escolha, perucas, lenços e chapéus, as mulheres são vaidosas e desenvolvem sua beleza de diversas formas. Essa característica precisa ser preservada e valorizada, uma vez que ela reflete diretamente na autoestima feminina proporcionando bem estar e qualidade de vida, que são essenciais para as pacientes em tratamento de câncer.
Cuide sempre do seu Visual: Dicas de Maquiagem
Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 22/06/2012 - Data de atualização: 22/06/2016
Os tratamentos de câncer podem apresentar um desafio maior às mulheres que gostam de se maquiar e utilizam cosméticos para cuidados com a pele. Normalmente peles oleosas tendem a ficar temporariamente secas e escamosas. Até mesmo o tom da pele pode mudar, fazendo com que a pessoa pareça mais corada, pálida ou bronzeada. E, justamente porque os tratamentos do câncer podem enfraquecer ainda mais o sistema imunológico, alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de escolher os cosméticos a serem utilizados.
Dicas Gerais
Use um gel antisséptico nas mãos após andar de metrô, ônibus ou pegar um táxi. A pele seca pode quebrar e escamar, permitindo a entrada de bactérias no sistema imunológico e causar infecções, a última coisa que você precisa neste momento.
Escolha produtos para peles sensíveis, a quimioterapia costuma sensibilizar a pele.
Lave bem as mãos antes de aplicar a maquiagem, e fique atenta à validade dos produtos.
Para a maquiagem parecer mais natural, mantenha a pele sempre hidratada.
Não empreste maquiagem nem pincéis. Sempre que possível, use cotonetes, esponjas e discos de algodão descartáveis. Evite aplicadores reutilizáveis.
Pele
Base
Devido à quimioterapia e à radioterapia, a pele do rosto pode ressecar, se tornar sensível, manchada ou pálida. Escolha produtos designados especialmente para o seu atual tipo de pele. A cor da base, entretanto, deve corresponder ao seu tom de pele normal, para dar uma aparência de pele saudável, corrigindo imperfeições e prevenindo descamações.
Proteção Solar
Se a sua base não tiver filtro solar, aplique um protetor solar antes. Escolha um protetor solar próprio para o rosto, para evitar obstrução dos poros.
Se a sua pele estiver manchada ou pálida, use uma base um tom mais claro para um aspecto mais saudável. Existem vários tipos de corretivos nos tons verde, amarelo e lilás, para uniformizar o tom da pele. Use o lilás para corrigir manchas alaranjadas e marrons, o verde para manchas vermelhas, e o amarelo para manchas roxas e azuladas.
Corretivo
Use corretivo para corrigir olheiras e outras manchas. Opte por corretivos cremosos, evite corretivo em pó, que pode acabar realçando a escamação da pele, além de torná-la mais seca.
Bochechas
Blush
O blush pode realmente dar vida a uma pele pálida, manchada ou cansada, fazendo com que sua aparência se torne saudável e viva. Dê preferência para os blushes em creme ou use aqueles em bastão. Evite os blushes em pó, que tendem a se acumular em vincos e rugas, chamando a atenção para a pele seca e escamosa. Espalhe o blush com firmeza para parecer mais natural e escolha um tom adequado para a sua pele.
Efeito Bronzeado
Se você se sentir muito pálida, tente um blush com efeito bronzeado, ou até mesmo um autobronzeador, mas evite aqueles com cheiros fortes.
Olhos
Sobrancelhas
As sobrancelhas podem cair devido à quimioterapia. Confira algumas dicas para obter sobrancelhas com aspecto natural:
Aplique uma base antes de redesenhar a sobrancelha com lápis de sobrancelha ou sombra em pó.
Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca, da melhor maneira possível.
Segure o lápis ou pincel verticalmente na aba do seu nariz para determinar onde cada sobrancelha deve começar. Faça pontos com o lápis ou pó para marcar o local.
Segure o lápis ou pincel na diagonal, do canto do nariz em direção ao centro da íris, Este é o limite para arquear a sobrancelha. Coloque a ponta do lápis no canto externo dos olhos para determinar onde a sobrancelha deve acabar.
Aplique o lápis ou a sombra em pó utilizando um pincel chanfrado, em seguida, aplique um pó translúcido por cima para melhor aderência.
Caso não se sinta confiante procure um maquiador para te auxiliar e dar dicas.
Uma vez que você foi diagnosticada com câncer, a maquiagem permanente na sobrancelha não é recomendada, devido à possibilidade de infecção em função do sistema imunológico enfraquecido.
Cílios
Os cílios postiços mudaram muito desde os dias de Liza Minelli. Hoje são mais finos, leves, menores e mais naturais. Existem dois tipos básicos:
Inteiros - Esta é a solução mais rápida. Compre um jogo de cílios em sua cor natural e corte com tesoura de unha no comprimento que desejar. A maioria já tem um adesivo ao longo da base e só precisa ser aplicado cuidadosamente rente à raiz dos cílios. Para tirar os cílios postiços use um demaquilante específico para os olhos, à base de óleo ou bifásico.
Individuais – Este tipo de cílios tem um aspecto mais natural, porém necessita de tempo para aplicá-los. A maioria dos salões de beleza tem maquiadores que podem aplicar este tipo de cílios para ocasiões especiais.
Pálpebras
Use um delineador de cor neutra para marcar a pálpebra, criando a aparência de cílios. Em seguida, aplique um hidratante específico para a área dos olhos. Use uma sombra mate de tom claro para iluminar o seu rosto. Dê preferência a sombras cremosas.
Lábios
Batom
Mantenha os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou radioterapia. Escolha batons cremosos e hidratantes, evitando as fórmulas de longa duração, que podem acabar acentuando os lábios ressecados.
Delineador de Boca
Mesmo que você não costume usá-lo normalmente, durante esta época é bom usar. O delineador de boca evita que os batons cremosos escorram quando a pele do rosto está mais ressecada. Não esqueça de que seus lábios também precisam de proteção solar. Escolha produtos com filtro solar
Como lidar com a Perda dos Cabelos
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 22/06/2012 - Data de atualização: 16/08/2017
Talvez nada incomode mais a algumas mulheres que passam pelo tratamento do câncer do que a perda do cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Embora essa queda seja transitória, esse período pode assustar muitas mulheres, enquanto que para outras isto é um fato que se torna pequeno diante do diagnóstico da doença. Não se pode julgar nem um lado nem o outro, nem as que sofrem muito com a perda do cabelo, nem aquelas que não hesitam em desfilar suas carecas, lenços e turbantes maravilhosos.
Os cabelos são simbólicos para a sociedade, uma expressão da feminilidade. Durante a luta contra o câncer de mama, as mulheres enfrentam também outros desafios, como a mutilação do seio e as cicatrizes e ainda ter que se reconhecer nesse novo corpo, aprender a valorizá-lo, e voltar a gostar dele novamente.
A perda do cabelo está envolvida com outros aspectos psicológicos internos da mulher, é o começo de outra compreensão do que é ser mulher, uma descoberta interna do que é importante na expressão feminina.
O importante é se fortalecer para vivenciar a experiência da melhor forma possível. A reação das pessoas para um mesmo problema é individual e a queda do cabelo tem um sentido diferente para cada uma delas. Portanto, não importa se a mulher vai optar por andar careca, de peruca ou com lenço na cabeça, mas sim a maneira como ela se sente melhor.
Aos poucos, vamos aprendendo que não são os cabelos que são importantes na expressão externa da feminilidade. Algumas mulheres durante a quimioterapia exalam força, feminilidade e beleza, mesmo com um lenço na cabeça.
Estética
Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 18/03/2015 - Data de atualização: 18/03/2016
Cuidados com a estética são necessários e importantes para qualquer pessoa. Olhar-se no espelho e gostar do que se vê e perceber nos outros que nossa aparência é agradável, eleva a auto-estima e ajuda em qualquer tratamento de saúde. Por isso, quando se passa por um tratamento contra o câncer é bom se prevenir e buscar orientações para estar sempre de bem consigo mesmo.
Quando falamos em efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, a queda dos cabelos, o ressecamento da pele, a queda dos cílios e das sobrancelhas aparecem entre os problemas estéticos mais temidos. Há ainda os prejuízos causados pelas cirurgias, como os relativos à reconstituição da mama (câncer de mama) e ao convívio tranquilo com a bolsa de colostomia, nos tratamentos de câncer colorretal.
A boa notícia é que, quando se faz um tratamento de quimioterapia oral, o risco de queda de cabelos, cílios e sobrancelhas é muito pequeno. Quando isso ocorre, entretanto, é possível lidar com o problema de forma a ele causar o menor incômodo possível.
Para o ressecamento de pele também há saída. Além de ser um problema temporário, que costuma desaparecer no final do tratamento, há como diminuir o incômodo. O uso de cremes hidratantes, feito com a adoção de alguns cuidados de higiene, compensa os efeitos do tratamento e admite, até, o uso de maquiagem.
Convém lembrar que nem sempre a reconstrução mamária pode ser realizada na mesma cirurgia em que se retira o tumor. Por vezes, a estética precisa esperar um pouquinho porque a recuperação precisa vir antes da preocupação com a estética. Desde que as condições clínicas do paciente com câncer permitam, a reconstrução da mama poderá ser realizada logo após a retirada do tumor. O importante nesse momento é ouvir a opinião do oncologista.
É importante lembrar que escolher um modo de vida que garanta o bem-estar pessoal é imprescindível porque é uma conduta capaz de auxiliar positivamente qualquer tratamento e recuperação. Os cuidados com a aparência e com a estética fazem parte dessa recuperação. Se você descuida de seu corpo e deixa de lado aquilo que traz mais conforto e satisfação consigo mesmo poderá estar atrasando a sua própria recuperação. Não se preocupar com sua aparência é diferente de priorizar a recuperação. Tente aliar os cuidados com a saúde aos cuidados estéticos a fim de não se entregar. Reserve um tempinho para escolher roupas adequadas e que lhe caiam bem, passar um perfuminho depois do banho, estar barbeado, usar maquiagem, desde que não interfira em seu tratamento, enfim, são cuidados que irão ajudar e acelerar sua recuperação, devolvendo a auto-estima e a vontade de vencer os obstáculos




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção #Metástase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla