Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2018

Câncer de Mama Avançado : O que é Câncer de Mama Avançado

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 21/09/2014 - Data de atualização: 05/02/2018
O câncer de mama começa quando células cancerígenas da mama crescem e se multiplicam sem parar, formando um tumor. O câncer de mama geralmente se inicia nos ductos ou lobos da mama.
O câncer de mama é classificado em cinco estágios principais (0 a 4). Esses estágios são baseados no tamanho do tumor, comprometimento dos gânglios linfáticos e se a doença se disseminou para outros órgãos. Nos estágios iniciais do câncer de mama, as pacientes podem ser tratadas com cirurgia, radioterapia e/ou terapia sistêmica (que vai para o corpo todo, pela circulação) e são curadas na grande maioria das vezes. Por definição, a terapia adjuvante é qualquer tratamento que se segue a um tratamento cirúrgico. Por exemplo, a quimioterapia utilizada para destruir as células cancerígenas remanescentes da cirurgia e/ou radioterapia é considerada um tratamento adjuvante.
O estadiamento do câncer (descrição da extensão da doença) segue internacionalmente o sistema de estadiamento da American Joint Committee on Cancer (AJCC). Neste sistema, além do estágio IV (que é o que se denomina câncer metastático ou avançado), existe também um grupo de estágios denominados câncer localmente avançado:
Estágio IIIA. Pode ser definido de duas maneiras diferentes. A primeira é se o tamanho do tumor não é grande, contudo, o câncer se disseminou para muitos linfonodos axilares ou linfonodos próximos ao esterno. A segunda é se o tumor é grande, e há pouca disseminação linfonodal.
Estágio IIIB. Descreve o câncer de mama localmente avançado, quando o tumor se disseminou para a parede torácica ou para a pele da mama e pode (ou não) ter-se disseminado para os linfonodos.
Estágio IIIC. Descreve o câncer que se disseminou para os linfonodos abaixo ou acima da clavícula, para muitos linfonodos axilares ou para os linfonodos próximos ao esterno. O tumor pode ser de qualquer tamanho.
Estágio IV. De acordo com a AJCC é o câncer de mama metastático. Neste estágio, o tumor se disseminou para outros órgãos, como fígado, pulmões, ossos, cérebro e outros locais.
Como existem muitos termos é importante discutir com o médico especificamente o estágio da doença e suas características. O conhecimento sobre o estadiamento e a localização de eventuais metástases podem ajudar a determinar o tratamento.
O câncer de mama avançado é geralmente tratado com terapia sistêmica, ou seja, com medicamentos que através da corrente sanguínea atingem as células de todo o corpo. A terapêutica sistêmica inclui o tratamento hormonal, a quimioterapia e a terapia alvo.

Embora o câncer de mama metastático tenha por definição se disseminado para outras partes do corpo, ele ainda é considerado e tratado como câncer de mama. Ou seja, o câncer de mama que se disseminou para os ossos ainda é câncer de mama e não um tumor ósseo, devendo ser tratado com medicamentos contra o câncer de mama.
Fonte: American Cancer Society (15/09/2015)



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla