Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Câncer de Mama : Como o Câncer de Mama se Forma

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 04/10/2014
 - Data de atualização: 20/06/2017
Muitos fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver câncer de mama, mas ainda não se sabe exatamente como alguns desses fatores de risco tornam as células cancerígenas. Os hormônios parecem desempenhar um papel importante em muitos casos de câncer de mama, mas ainda não se sabe exatamente como isso acontece.
O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso.
Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são denominados genes supressores do tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou por desativação dos genes supressores do tumor.
Mutações Genéticas Hereditárias
Certas mutações hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver determinados tipos de câncer e são responsáveis ​​por muitos dos cânceres hereditários. Por exemplo, os genes BRCA (BRCA1 e BRCA2) são os genes supressores de tumor. Uma mutação em um desses genes pode ser herdada de um dos pais. Quando um desses genes sofre mutação, deixa de suprimir o crescimento anormal, propiciando o desenvolvimento do câncer.
As mulheres já começaram a se beneficiar dos avanços na compreensão da base genética do câncer de mama. Os testes genéticos identificam mulheres que herdaram mutações nos genes supressores de tumor BRCA1 ou BRCA2. Dessa forma, essas mulheres podem tomar medidas preventivas para reduzir o risco de câncer de mama e monitorar quaisquer alterações na mama, de modo a diagnosticar a doença numa fase inicial e iniciar o tratamento.
Embora muitas das mulheres com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 desenvolvam câncer, a maioria dos casos, incluindo o câncer de mama, não são causados por esse tipo de mutação. As mutações ou variações nos genes em geral são um fator no desenvolvimento do câncer, podendo ter um pequeno efeito sobre o desenvolvimento de casos individuais, mas o efeito global sobre uma população pode ser grande por ser comum, e muitas vezes as pessoas são afetadas com mais de um gene simultaneamente. Os genes envolvidos podem afetar níveis hormonais, metabolismo ou outras condições que interagem com fatores de risco para câncer de mama. Estes genes podem ser responsáveis ​​por grande parte do risco de câncer de mama hereditário.
Mutações Genéticas Adquiridas
A maioria das mutações do DNA relacionadas ao câncer de mama não são hereditárias, mas adquiridas durante a vida de uma mulher. Existem alguns fatores de risco que provavelmente desempenham um papel importante nas mutações adquiridas, mas até agora não existe comprovação específica de qualquer mutação que cause o câncer mama. A maioria dos cânceres de mama tem várias mutações genéticas adquiridas.
Os exames para identificar as alterações genéticas adquiridas podem ajudar a prever com mais precisão o prognóstico para algumas mulheres com câncer de mama. Por exemplo, os testes podem identificar as mulheres com câncer de mama cujas células têm muitas cópias do oncogene HER2. Estes cânceres tendem a ser mais agressivos. Ao mesmo tempo, novos medicamentos que visam especificamente esses tipos de cânceres estão em constante desenvolvimento, melhorando o resultado do tratamento dessas pacientes.
Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/

#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla