Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Câncer de Mama em Homens > O Câncer de Mama em Homens pode ser Diagnosticado Precocemente?

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 27/01/2017
Diferenças que afetam o diagnóstico precoce do câncer de mama entre homens e mulheres
Existem muitas semelhanças entre o câncer de mama em homens e mulheres, mas existem também algumas diferenças importantes que impedem o diagnóstico precoce da doença:
Tamanho da Mama
A diferença mais óbvia entre a mama masculina e a feminina é o tamanho. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas. Por outro lado, como os homens têm escasso tecido mamário, os tumores não necessitam crescer muito para atingir a aréola, a pele que cobre a mama e os músculos sob a mama. O câncer de mama em homens tende a ser um pouco menor do que nas mulheres no momento do diagnóstico, e geralmente já se disseminou para os linfonodos e tecidos adjacentes. A extensão da disseminação é um dos fatores mais importantes para o prognóstico do câncer de mama.
Ausência de um Programa de Conscientização
Uma diferença é que o câncer de mama é comum entre mulheres e raro entre os homens. As mulheres geralmente são mais conscientes desta doença e seus possíveis sinais de alerta, mas a maioria dos homens não percebe que eles têm um pequeno risco de serem afetados. Alguns homens ignoram os nódulos mamários ou pensam que são causados por uma inflamação ou algum outro motivo, e não procuram assistência médica, deixando o tumor crescer. Alguns homens têm vergonha quando encontram um nódulo na mama e temem que alguém possa questionar sua masculinidade. Isto também pode retardar o diagnóstico e reduzir as chances de sucesso no tratamento.
Como o câncer de mama em homens é raro, é pouco provável que exista um benefício em realizar rastreamento do câncer de mama em homens na população em geral, com mamografias e outros exames.
Homens do Grupo de Risco
Exames cuidadosos da mama podem ser úteis para rastrear os homens com um forte histórico familiar de câncer de mama ou mutações no gene BRCA. O rastreamento com mamografias não foi estudado em homens, e muitas vezes só são realizados se for detectado um nódulo. O exame também pode ser realizado em homens com ginecomastia. Os homens que têm um alto risco para câncer de mama devem discutir o assunto com seu médico.
Aconselhamento Genético
Se você tem histórico familiar para câncer de mama (homem ou mulher) e/ou câncer de ovário, que pode ser causado por uma mutação no gene BRCA e/ou se alguém na sua família tem essa mutação, você deve avaliar a possibilidade de realizar exames genéticos para determinar se herdou uma mutação no gene BRCA. Se o exame detectar uma mutação, você deve procurar seu médico ou um oncologista. Outros tipos de câncer, além do câncer de mama e de ovário, têm sido associados às mutações do BRCA, incluindo o câncer de próstata, câncer de pâncreas e câncer de testículo.
Se você está pensando em fazer o teste genético, se recomenda consultar antes um especialista em genética. É importante entender o que o teste genético pode (ou não) dizer, e pesar cuidadosamente os benefícios e riscos do teste. Os resultados dos testes nem sempre são elucidativos, e mesmo que sejam, nem sempre está claro o que deve ser feito. Pode haver outras preocupações como, o que os resultados podem significar para os outros membros da família. Além disso são testes muito caros e com indicações específicas.



Fonte: American Cancer Society ((15/09/2016) )
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação#prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla