Powered By Blogger

sábado, 13 de outubro de 2018

Câncer de Mama: Taxa de Sobrevida para


As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão  do prognóstico de um paciente. Elas não podem predizer o quanto cada paciente viverá, mas podem ajudar a dar uma melhor ideia do prognóstico.

A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitas são curadas.

As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de uma paciente. Existem limitações a serem consideradas:


  • As taxas de sobrevida em 5 anos são calculadas com base nos pacientes tratadas pelo menos há 5 anos. Entretanto, recentes melhorias terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para as pacientes que estão sendo agora diagnosticadas com câncer de mama.
  • As estatísticas disponíveis para o câncer de mama não dividem as taxas de sobrevida por todos os subestágios, como IA e IB. Os dados para estes subestágios provavelmente serão próximos da taxa para o estágio geral. Por exemplo, a taxa de sobrevida para o estágio IA provavelmente será ligeiramente superior à listada para o estágio I, enquanto a taxa de sobrevida para o estágio IB será ligeiramente menor.
  • Essas estatísticas estão baseadas no estágio do câncer no momento do diagnóstico, não se aplicam, por exemplo, aos cânceres que recidivaram ou se disseminaram.
  • Muitos outros fatores afetam o prognóstico de cada paciente, como idade, estado de saúde geral, presença de receptores hormonais, tratamento recebido e resposta da doença ao tratamento.


Apenas seu médico que conhece seu caso poderá dizer como os números abaixo se aplicam se aplicam ao seu caso em particular.

Taxas de Sobrevida Relativa

O prognóstico para mulheres com câncer de mama varia de acordo com o estágio da doença. Em geral, as taxas de sobrevida são maiores para as mulheres com câncer de estágio inicial. Mas lembre-se, o prognóstico para cada mulher é específico para suas circunstâncias.


  • A taxa de sobrevida relativa em 5 anos para mulheres com câncer de mama estágio 0 ou estágio I é perto de 100%.
  • Para mulheres com câncer de mama estágio II, a taxa de sobrevida relativa em 5 anos é 93%.
  • A taxa de sobrevida relativa em 5 anos para câncer de mama estágio III é de 72%. Mas muitas vezes, as mulheres com esses cânceres de mama podem ser tratadas com sucesso.
  • Os cânceres de mama que se disseminaram para outros órgãos são mais difíceis de serem tratados e tendem a ter um pior prognóstico. Os cânceres de mama metastáticos ou em estágio IV têm uma taxa de sobrevida relativa de 22% em 5 anos. Ainda assim, existem muitas opções de tratamento disponíveis para mulheres com câncer de mama neste estágio.


Lembre-se, essas taxas de sobrevida são apenas estimativas, não podem prever o que acontecerá no caso específico de cada paciente. Somente seu médico pode dizer se os números se aplicam ao seu caso. 

Importante. Essas estatísticas provêm da base de dados do Instituto Nacional do Câncer Americano e estão baseados numa versão anterior do sistema de estadiamento da AJCC. Nessa época, o estágio II também incluía pacientes que hoje seriam consideradas estágio IB.


Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla