Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2018

Câncer de Fígado: Ablação Tumoral para Câncer de Fígado

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 04/10/2015
Ablação refere-se a tratamentos que destroem os tumores hepáticos sem removê-los. Esta técnica é utilizada em pacientes com tumores pequenos, sem indicação de cirurgia, por outros problemas de saúde ou por alterações na função hepática. Estes tratamentos são às vezes utilizados para tratar a doença em pacientes que estão aguardando transplante hepático.
A ablação é mais utilizada para tumores até de 3 cm de diâmetro. Para tumores maiores (3 a 5 cm de diâmetro) pode ser utilizada junto com a embolização.
Este tipo de tratamento geralmente não requer internação hospitalar.
Os tipos de ablação utilizados são:
Ablação por Radiofrequência - Este procedimento utiliza ondas de rádio de alta energia para o tratamento. Uma sonda é inserida na pele até o tumor, guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Uma corrente de alta frequência é então passada através dessa sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. Este método de tratamento é comum para tumores pequenos.
Ablação por Etanol - Esta técnica é também conhecida como injeção de etanol percutânea. Neste procedimento, o álcool concentrado é injetado diretamente no tumor para destruir as células cancerígenas. Isso geralmente é feito utilizando uma agulha guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada.
Termoterapia por Microondas - Nesta nova técnica, microondas são usadas para aquecer e destruir o tecido anormal.
Criocirurgia - Este procedimento destrói o tumor por congelamento, utilizando uma sonda de metal fino. A sonda é guiada até o tumor por ultrassom. Em seguida, gases muito frios são inseridos através da sonda para congelar o tumor, destruindo as células cancerígenas. Este método pode ser usado para tratar tumores maiores, mas às vezes requer anestesia geral.
Efeitos Colaterais da Ablação

Os possíveis efeitos colaterais após a ablação incluem dor abdominal, infecção e hemorragia.
Fonte: American Cancer Society (13/01/2015)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer #Fígado #OutubroVerde #Álcool #AutoExame  #metabolismo #proteínas #carboidratos # lipídios #biliares #órgãos #vesícula #Hepatite #doe órgãos #cirrose #diabetes tipo 2 #cancer de fígado #mulher #homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #público #Informação #prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla