Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 20/06/2017
- Data de atualização: 20/06/2017
O câncer de mama durante a gravidez é raro, mas se você encontrar um nódulo ou notar qualquer alteração em suas mamas informe seu médico imediatamente. Existem vários exames que a mulher grávida pode fazer se existir suspeita de câncer de mama.
Quando o câncer de mama é diagnosticado em uma mulher grávida é denominado câncer de mama gestacional ou câncer de mama associado à gravidez
O câncer de mama é diagnosticado em 1 em cada 3000 mulheres grávidas. Mas o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer diagnosticado durante a gravidez, durante a amamentação ou no primeiro ano após o parto.
Os cânceres de mama podem ser mais difíceis de serem diagnosticados quando a mulher está grávida.
As alterações hormonais durante a gravidez fazem com que as mamas se tornem maiores, granuladas e/ou sensíveis. Isso pode tornar mais difícil que a própria paciente ou seu médico notem um nódulo causado pelo câncer até que esteja grande o suficiente para ser percebido.
Outra razão pela qual pode ser difícil diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial na gravidez é o fato que muitas mulheres deixam para fazer o rastreamento do câncer de mama com mamografias para depois do parto. E como a gravidez e a amamentação podem tornar o tecido mamário mais denso, pode ser mais difícil visualizar o câncer precocemente na mamografia.
Em função disso, quando uma mulher grávida desenvolve câncer de mama, muitas vezes é diagnosticada em uma fase mais avançada do que seria se ela não estivesse grávida. Também é provável que a doença possa já ter se disseminado para os gânglios linfáticos.
Segurança das Mamografias durante a Gravidez
A mamografia pode diagnosticar a maioria dos cânceres de mama em uma mulher grávida, e acredita-se que seja seguro fazer uma mamografia durante a gravidez. A quantidade de radiação necessária para a realização da mamografia é pequena e focada nas mamas, de modo que a maioria não alcança outras partes do corpo. Para uma proteção extra, é colocado um avental de chumbo sobre a parte inferior do abdome para evitar que a radiação atinja o útero. Entretanto, os pesquisadores não têm certeza sobre os reais efeitos dessa dose mesma pequena de radiação em um bebê ainda não nascido.
Mesmo durante a gravidez, a detecção precoce é uma parte importante da saúde da mama. Converse com seu médico sobre o melhor momento para realizar sua mamografia, ele é que definirá se o exame pode trazer mais benefícios que riscos, e é ele que decidirá o que é melhor para seu caso e a segurança do bebê.
Biopsia Mamária durante a Gravidez
O resultado do exame de imagem anormal pode causar preocupação, mas a única maneira de diagnosticar se uma alteração é câncer é fazendo uma biópsia. As biópsias mamárias são frequentemente realizadas com agulha, com anestesia local. Isso provoca pouco risco para o feto.
Se uma biópsia com agulha não dá um diagnóstico, a biópsia cirúrgica é o próximo passo. Isso significa retirar uma amostra maior de tecido da mama. As biópsias cirúrgicas são frequentemente realizadas sob anestesia geral, o que pode trazer um pequeno risco para o feto.
Exames para Estadiar o Câncer de Mama
Se o câncer de mama for diagnosticado, a paciente precisará fazer outros exames para verificar se as células cancerígenas se disseminaram para outros órgãos. Esse processo é denominado estadiamento da doença.
Os exames como ultrassom e ressonância magnética não utilizam radiação e são mais seguros para serem realizados durante a gravidez. No caso da ressonância, recomenda-se a realização sem o uso de qualquer contraste durante a gravidez.
Outros testes, como PET scan, tomografia computadorizada e raios X não são recomendados durante a gravidez para não expor o feto às radiações. Se um desses exames for necessário, devem ser feitos ajustes para limitar a quantidade de exposição do feto às radiações
Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla