Powered By Blogger

sábado, 13 de outubro de 2018

Câncer de Mama: Testes da Expressão Gênica do

Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 20/06/2017 - Data de atualização: 20/06/2017

Os testes que analisam os padrões de determinados genes, denominados perfil de expressão gênica, podem ajudar a prever se um determinado tipo de câncer de mama em estágio inicial tem maior probabilidade de recidivar após o tratamento inicial. Com esta informação os médicos podem saber quais mulheres provavelmente se beneficiarão da quimioterapia após a cirurgia da mama.
Testes de Expressão Gênica
O Oncotype DX® e o MammaPrint® são exemplos de testes que analisam diferentes conjuntos de genes do câncer de mama. E já existem mais testes em desenvolvimento.
É importante saber que esses testes são caros e nem sempre são cobertos pelos planos de saúde.
Oncotype DX. Esse exame é usado para tumores pequenos (1 cm ou menos) receptores hormonais positivos que não se disseminaram para os linfonodos, mas também podem ser usados para tumores mais avançados. Também pode ser usado para carcinoma ductal in situ ou câncer de mama estágio 0.
Este exame observa um conjunto de 21 genes nas células da amostra do tumor para determinar uma pontuação recorrente, que é um número entre 0 e 100:
Pontuação menor significa baixo risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente não se beneficiarão com a quimioterapia.
Pontuação alta significa alto risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente se beneficiarão da quimioterapia para diminuir a chance da recidiva.
MammaPrint. É usado para determinar qual a probabilidade dos cânceres de mama serem susceptíveis de metástases após o tratamento inicial. Pode ser usado para qualquer tipo de câncer de mama inicial e que tenha se disseminado para não mais do que 3 linfonodos. O status hormonal e HER2 são avaliados como parte deste teste.
Esse exame analisa a atividade de 70 genes diferentes para determinar se o câncer é de baixo ou alto risco ou se existe a probabilidade de recidiva da doença em 10 anos.
Entendendo os Resultados
O teste de expressão gênica pode ajudar a prever quais mulheres se beneficiarão da quimioterapia após a cirurgia de mama (quimioterapia adjuvante). A terapia hormonal é um tratamento padrão para o câncer de mama receptor hormonal positivo, mas nem sempre está claro quando fazer a quimioterapia. Esses testes podem ajudar a orientar essa decisão.
Ainda assim, esses testes não podem predizer com certeza se a doença recidivará com (ou sem) quimioterapia. Muitos médicos usam esses testes junto com outras informações para ajudar a tomar decisões sobre a realização da quimioterapia. Entretanto, esses testes não são necessários em todos os casos. Por exemplo, se você é uma paciente que tem um câncer de mama de crescimento rápido ou estágio 4, não precisa realizar estes testes, para saber que a quimioterapia é parte do tratamento padrão.

Atualmente, esses testes estão sendo analisados ​​em grandes ensaios clínicos para entender quando é o melhor momento de usá-los.
Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Mama#OutubroRosa#Toquese#Mamografia#AutoExame#cancerdemama
#mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia#mamográfo #público#Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla