Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 04/10/2015
Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de fígado, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.
Faça Escolhas Saudáveis
O diagnóstico do câncer de fígado faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitos começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam maneirar no álcool ou param de fumar.
Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde.
Alimente-se Bem
Tente não se preocupar com a mudança no paladar ou o possível ganho de peso devido ao tratamento. Se você tem dificuldades para se alimentar, procure mudar seus hábitos alimentares. Coma menos e mais vezes por dia. As coisas tendem a melhorar com o tempo. Se você sentir necessidade procure um nutricionista.
Uma das melhores coisas a se fazer agora é reorganizar seus hábitos alimentares. Opte por alimentos mais saudáveis e tente manter um peso adequado. Você se surpreenderá com os benefícios que isso irá lhe trazer.
Exercícios, Cansaço e Repouso
A sensação de estar sempre cansado pode ser comum após o tratamento do câncer de fígado. Porém é um tipo de cansaço diferente, que não melhora após um período de descanso. É uma espécie de fadiga e uma das maneiras de reduzir essa sensação é justamente buscar se exercitar, mesmo sendo difícil. Comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios conforme vá se sentindo com mais disposição. Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios.
Benefícios da atividade física:
Melhora o condicionamento cardiovascular.
Aliado a uma boa dieta, ajuda na perda de peso.
Melhora a musculatura.
Reduz a fadiga.
Pode diminuir a ansiedade e depressão.
Pode fazer com que você se sinta mais feliz e melhor consigo mesmo.
Reduz as chances do aparecimento de um novo câncer.
Diminuindo o Risco da Recidiva
A maioria das pessoas querem saber se mudanças específicas no estilo de vida podem reduzir o risco do câncer de fígado continuar progredindo ou recidivar. Para muitos tipos de câncer existem evidências comprovadas para outros não, isso não significa que nada vai ajudar é só que para a maior parte pesquisadores esta é uma área que ainda não foi bem estudada. A maioria dos estudos analisaram as mudanças de estilo de vida, primeiramente, como forma de prevenção do câncer, e não para diminuir a velocidade da progressão da doença ou de uma recidiva.
Adotar comportamentos saudáveis, como comer bem, praticar atividade física regular e manter um peso saudável também podem ajudar, mas não existe certeza. No entanto, sabe-se que essas ações podem ter efeitos positivos sobre a saúde que podem se estender além do seu risco de câncer de fígado.
Fonte: American Cancer Society (13/01/2015)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer #Fígado #OutubroVerde #Álcool #AutoExame #metabolismo #proteínas #carboidratos # lipídios #biliares #órgãos #vesícula #Hepatite #doe órgãos #cirrose #diabetes tipo 2 #cancer de fígado #mulher #homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #público #Informação #prevenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla