Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2018

Câncer de Fígado: Taxa de Sobrevida para o

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 04/10/2015

A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com câncer.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
Com o objetivo de obter as taxas de sobrevida em 5 anos, se realiza o cálculo para os pacientes que foram tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo atualmente diagnosticados e tratados para câncer de fígado.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Muitos outros fatores podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade, estado geral de saúde e como a doença responde ao tratamento. Portanto, apenas seu médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao seu caso.
Os dados abaixo são do Instituto Nacional de Câncer Americano (Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais, SEER) com base em pacientes diagnosticados com câncer de fígado, no período de 2003 a 2009.
O banco de dados do SEER não divide as taxas de sobrevida do câncer de fígado nos estágios da AJCC. Em vez disso, ele agrupa casos de câncer em estágios resumidos em:
Localizado - O tumor está confinado ao fígado e inclui os estágios I, II e alguns tipos do estágio III. Isto inclui uma vasta gama de tumores, alguns mais fáceis de serem tratados do que outros.
Regional - O tumor se desenvolveu nos órgãos adjacentes ou se disseminou para os linfonodos próximos, isso inclui os estágios IIIC e IVA.
À distância - O tumor se disseminou para outros órgãos e inclui o estágio IVB.

Estágio                                  Taxa de Sobrevida em 5 anos
Localizado                                             28%
Regional                                                7%
À distância                                             2%
A taxa de sobrevida para câncer de fígado em 5 anos combinada para todos os estágios é de cerca de 15%. Parte da razão dessa baixa taxa de sobrevida é que a maioria dos pacientes com câncer de fígado também tem outras doenças concomitantes, como cirrose, que por si só pode ser fatal.

Em geral, as taxas de sobrevida são mais elevadas para pacientes que podem fazer a cirurgia para remover o tumor, independentemente do estágio. Por exemplo, alguns estudos mostraram que os pacientes com tumores pequenos, ressecáveis, sem cirrose ou outros problemas de saúde são susceptíveis de serem tratados com cirurgia. E a taxa de sobrevida em 5 anos para esses pacientes é superior a 50%. Para os pacientes com câncer de fígado, em estágio inicial, que fizeram transplante hepático, a taxa de sobrevida em 5 anos é de 60 a 70%.

Fonte: American Cancer Society (13/01/2015)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer #Fígado #OutubroVerde #Álcool #AutoExame  #metabolismo #proteínas #carboidratos # lipídios #biliares #órgãos #vesícula #Hepatite #doe órgãos #cirrose #diabetes tipo 2 #cancer de fígado #mulher #homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #público #Informação #prevenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla