Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Diabetes - Cuidado com a Pele


A diabetes aumenta as probabilidades de problemas de pele. Alguns são aqueles que qualquer pessoa pode desenvolver, mas que os diabéticos têm com mais facilidade. Incluem as infecções
por bactéria e por fungo. Outros problemas de pele ocorrem principalmente em portadores de diabetes e incluem a dermopatia diabética e a esclerose digital.

Infecções Bacterianas

Três infecções bacterianas que os diabéticos contraem com mais facilidade que outras pessoas são:

terçóis, furúnculos e carbúnculos. Em geral, são causadas por estafilococos e caracterizam-se por
nódulos vermelhos, dolorosos e cheios de pus.

Terçol é a infecção da glândula da pálpebra.

Furúnculo é a infecção de um folículo piloso (raiz de pêlo) ou de uma glândula cutânea.

Carbúnculo é um grupo de furúnculos. Furúnculos e carbúnculos acometem com mais frequência pescoço, axilas, virilhas ou nádegas. Se você tem um terçol, furúnculo, carbúnculo ou
outra infecção bacteriana, consulte seu médico.

Infecções Fúngicas

Quatro infecções fúngicas que os portadores de diabetes contraem com mais facilidade que os não diabéticos são: comichão dos suspensórios(tinea inguinal), pé-de-atleta (tinea pedis), tinha
(tinea corporis) e infecções vaginais.

A comichão dos suspensórios caracteriza-se por coceira numa área que se espalha dos genitais até a parte interna das coxas.

No pé-de-atleta, a pele entre os dedos dos pés coça e dói, podendo descamar ou criar bolhas. A tinha apresenta anéis vermelhos, descamativos, que coçam e formam bolhas. Pode surgir nos pés, nas virilhas, no couro cabeludo, nas unhas ou espalhada pelo corpo.

As infecções vaginais são geralmente causadas pelo fungo Cândida Albicans. A Candidiase provoca um corrimento vaginal branco e/ou coceira, ardência e irritação. Se você achar que tem uma infecção fúngica, consulte seu médico.


Dermatopatia Diabética

Alguns portadores de diabetes desenvolvem um problema de pele denominado dermatopatia diabética. Surgem nódoas descamadas, vermelhas ou marrons, geralmente na parte frontal das pernas. A dermatopatia diabética é inofensiva e não requer tratamento.




Esclerose Digital

Os diabéticos podem também desenvolver esclerose digital. Digital refere-se aos dedos das mãos ou dos pés, e esclerose significa endurecimento. A esclerose digital faz a pele das mãos e dos dedos ficar grossa e esticada, com aparência lustrosa.
Pode provocar dor e rigidez nos dedos das mãos chegando até a limitar os movimentos, de modo a dificultar a junção das palmas, como no gesto de oração. Não há tratamento para esse problema, mas analgésicos e medicamentos antiinflamatórios podem aliviar as dores articulares.


Como Cuidar da Pele

  • Mantenha Bom Controle da Diabetes. Altas taxas glicêmicas facilitam o desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas, além de deixar a pele seca.
  • Mantenha a Pele Limpa. Tome banhos mornos, não quentes. A água quente resseca a pele.
  • Mantenha Hidratadas, as Partes Secas da Pele. Use cremes e sabonetes hidratantes. Mantenha sua casa mais úmida durante os meses frios e secos. Beba bastante água, o que ajuda a promover a hidratação da pele também.
  • Proteja a Pele do Sol. O sol pode ressecar e queimar a pele. Quando você se expuser ao sol, use um protetor solar a prova d’água e de suor,com fator de proteção de pelo menos 15. Usar chapéu também ajuda.
  • Trate até os Menores Problemas Cutâneos. Produtos farmacêuticos de venda livre podem ser usados para tratar problemas de pele, mas é melhor conferir com seu médico antes de fazer qualquer tratamento cutâneo.
  • Consulte um Dermatologista. Se você for suscetível a problemas de pele, peça a seu médico que inclua um dermatologista em sua equipe de apoio.
fonte:www.anad.org.br/revista - nº87- nov/dez/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla