Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2011

TEOR DE POTÁSSIO DOS ALIMENTOS

Potássio


Participam ativamente em processos fisiológicos do nosso organismo como funcionamento dos músculos, dentre eles o coração e células nervosas.


Na insuficiência renal, o excesso de potássio não pode ser eliminado, podendo trazer complicações sérias como paratesias (formigamentos), paralisias, confusão mental, dores musculares, dificuldades respiratórias e arritmias cardíacas.

O potássio existe praticamente em todo alimento, entretanto quando o alimento entra em contato com a água, parte do potássio passa para água e reduz em média 60% do potássio.

Para saber os alimentos ricos em potássio verifique dentro do site da nefrocare no tópico nutrição nefrocare.


Métodos para reduzir potássio de vegetais


Descasque os legumes, pique, deixe de molho em água em abundancia por 2 horas, jogue a água fora, coloque outra água e deixe cozinhar por no mínimo 15 minutos se for verduras e 30 minutos se for legumes e jogue a água do cozimento fora. Complete o preparo.



Baixo teor de potássio


Abacaxi, Banana maçã, Banana Ouro, Caju, Jabuticaba, Limão, Maçã, Melancia, Pêra, Pêssego, Tangerina, Sidra. Agrião, Alface, Alho, Berinjela, Cebola, Cebolinha, Chuchu, Mostarda, Pepino, Quiabo, Repolho, Vagem



Médio teor de potássio



Acerola, Ameixa, Caqui, Goiaba, Laranja serra d´água, Lima, Mamão, Manga espada, Maracujá, Mexerica pokan, Morango, Uva verde, Abóbora, Abobrinha, Brócolis, Couve-Flor, Inhame, Jiló, Tomate, Pimentão, Milho



Alto teor de potássio



Abacate, Água de coco, Ananás, Banana prata, Banana caturra, Coco polpa, Laranja pêra, Kiwi, Melão, Uva rubi, Acelga, Aipo, Almeirão, Batata inglesa, Batata barôa, Batata doce, Beterraba, Cará, Cenoura, Chicória, Couve, Ervilha, Espinafre, Feijão, Mandioca, Nabo, Rabanete, Taioba.




São também ricos em potássio:

Açúcar mascavo, amêndoa, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, nozes, café solúvel, bacalhau, camarão, canjica, aveia, pães e biscoitos integrais, chocolate, doce de leite, gergelim (semente), extrato de tomate, milho de pipoca, vísceras, mostarda em conserva, catchup, presunto, salame, sardinha.




Atenção: Ingestão de Carambola:Pacientes com insuficiência renal crônica estão proibidos de comer carambola, assim como o doce ou tomar o suco da fruta. A carambola possui uma substância tóxica ao cérebro que pode levar os pacientes à morte.

Se o rim não funciona, essa toxina é absorvida, concentra-se no sangue, atinge as células do cérebro em concentração maior e provoca soluços, convulsões avançadas e quase irreversíveis, podendo levar à morte.


p.s: consulte sempre o seu médico e/ou nutricionista


1- Eu sempre colocava o alimento que contém o potássio para ferver, desprezava a água por 03 vezes para depois prepará-lo.

Não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial a sua saúde.

abs,


Carla

26 comentários:

  1. Muito obrigada! Vc sabe me dizer se a manga tem teor alto? Vi em um site que não, depois vi em outro que tinha. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ana, alguns especialista dizem que a manga possui um teor elevado de potássio, já outros acham que é médio então o melhor e consultar a sua nutricionista e ou médico porque ela saberá o valor real do nível do seu potássio, fósforo, cálcio.E tudo tem ser feito com muita moderação.Obrigada, pela visita! bjins

    ResponderExcluir
  3. Muito importante suas informações,mesmo eu que já participei de várias reuniões sobre alimentos para renais crônicos,minha mãe fez hemodiálise durante 4 anos e 6 meses,hoje transplantada há quase 2 anos mas com creatinina alta o transplante deu certo 25%,..semana passada ela começou a tomar o suco detox com couve e laranja e começou ter dores fortes nas pernas( ela sempre teve problemas com o potássio alto) e vim ver sobre couve e laranja..já parou de tomar claro.Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Lica, obrigada pela visita! Desculpa pela demora para responder é que eu tirei umas férias depois de 06 anos sem descanso e vencendo um câncer nada mais que merecido. Realmente temos que ficar atentos nos alimentos pelo alto teor de minerais que as vezes nossos entes não podem ou tem seu consumo diminuído. abs, e volte sempre.
    p.s: Deus tem um proposito para tudo. ELE esteja com vocês. Carla

    ResponderExcluir
  5. Aferventar legumes e vreduras 3 vezes, retira todo o potássio contido nesses alimentos?

    ResponderExcluir
  6. Aferventar legumes e vreduras 3 vezes, retira todo o potássio contido nesses alimentos?

    ResponderExcluir
  7. Unknown, olá! Olha falar com precisão que o potássio é retirado todo eu não posso afirmar mas, a nutricionista que cuidou do meu pai me ensinou a desprezar água do cozimento por 03 vezes quando era feito algum alimento com potássio. É melhor você consultar seu médico ou/e nutricionista para maiores esclarecimentos.
    abs fraternos.
    Carla

    ResponderExcluir
  8. tenho buscado maneira de fazer os alimentos para meu marido que tem insuficiencia renal cronicaa nutricionista nao falou em ferver legumes e recomendou que o feojão branco que é mais rico em ferro fosse posto de molho várias vezes e rejeitada a àgua do molho mas n~sao se referiu aos legumes vou fazer o recomendado agora tenho muito medo que por ignorancia prejudique meu merido ele tem 83 anos e além da enfermidade renal tem polineuropatia e parkson obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  9. Miriam, olá! Obrigada pela visita e comentário. Olha eu vou falar de experiência própria eu cuidei do meu pai com diabetes que o levou a IRC e por quase 09 anos a hemodiálise tudo que aprendi a respeito de como fazer com os alimentos foi sugerido pela nutricionista fiz também um estudo a respeito. Os médicos não esperavam que meu pai vivesse tantos anos parei minha vida para olhá-lo fiz o blogue justamente para poder auxiliar as pessoas como eu que não entendia nada a respeito a linguagem técnica geralmente não entendemos e eu não sou de ficar concordando sem saber do que se trata algumas coisas eu conseguia entender por causa que minha irmã era da área. Caso queira conversa com o seu médico e/ou nutricionista sobre a postagem fiquei a vontade todas as postagens tem uma fonte e autorização. Espero que tenha ajudado que o Senhor ilumine vocês.Volte sempre
    abs. fraternos

    ResponderExcluir
  10. O que vou escrever nem é uma perfunta,estou tentando fazer dieta orientada pela nutricionista, tenho problemas nos rins , perdi 40 por cento da função. tenho muitas duvidas, como por exemplo: manga espada posso e manga ubá? iogurte, canjiquinha que gosto, Melão li aqui que não pode.está muito difícil,seguir a dieta.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botaaguanofeijão, olá! Obrigada pela visita e comentário volte sempre. Vou postar sobre frutas e como fazer para retirar um pouco o potássio dos alimentos.Vamos a resposta....

      Na Insuficiência Renal Crónica (IRC), os rins diminuem a capacidade de excreção de potássio. A concentração de potássio deve variar entre 3,5 a 5,5 mEq/L. Concentrações aumentadas deste mineral (hipercalémia), podem ser graves para o doente, podendo provocar diminuição da força muscular bem como problemas cardíacos graves.


      . Para evitar elevadas concentrações de potássio no sangue, o doente deve conhecer os alimentos com maior teor de potássio, assim como algumas técnicas de redução do teor de potássio nos alimentos. Deve ter encontra as recomendações relativas à ingestão de frutas.
      Uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida. Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento. Portanto, pode ser necessário fazer ajustes na gestão da sua dieta com a ajuda do seu médico e /ou nutricionista, escolhendo frutas que contenham menos potássio por porção.

      abs. fraternos

      Carla

      Excluir
  11. Carla não entendi porque a pera aparece, aqui nas orientações iniciais, em dois grupos, sendo o primeiro com baixo teor de potassio e o terceiro com alto teor. Qual é o correto?

    ResponderExcluir
  12. Rozan, olá! Obrigada pela visita e comentário. Rozan a pêra tem baixo teor de potássio e o alto teor de potássio é a laranja pêra dá um olhada para você ver. Mas, segue uma tabela segundo a SBN:

    Potássio:
    Baixo teor de potássio:

    FRUTAS

    Abacaxi
    Acerola
    Ameixa fresca
    Banana maçã
    Caju
    Caqui
    Jabuticaba
    Laranja lima
    Lima da pérsia
    Limão
    Maçã
    Manga
    Melancia
    Morango
    Pêra
    Pêssego
    Pitanga
    VERDURAS

    Alface
    Agrião
    Almeirão
    Cenoura
    Escarola
    Pepino
    Pimentão
    Repolho
    Tomate
    abs. fraternos e Boas festas!!!

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cenoura lá em cima está como alto teor de potássio, e aqui está como baixo!

      Excluir
    2. Paulinho Pilão Junior, olá! Obrigada pela visita e comentário. Olha todas as postagens possui fonte infelizmente tento fazer o melhor para poder ajudar e com confiabilidade por sei que estou lidando com vida peça auxilio ao seu médico e/ou nutricionista. Desculpa fiz mais uma pesquisa e postei no dia de hoje com fontes seguras...
      abs
      Carla

      Excluir
  13. Olá qual o teor do potássio no cajá? Meu irmão está com o percentual de 7 de potássio devo me preocupar? E qual remédio posso substituir pelo sorcal já que esse não acho em lugar algum.

    ResponderExcluir
  14. Adriano,olá! Obrigada pela visita e comentário. Fazendo uma pesquisa para atender sua solicitação encontrei que Frutas com muito potássio a cajá tem um alto teor de potássio procure um médico e/ou nutricionista para que seu irmão posso ser avaliado.

    Vegetais com muito potássio:
    Banana, laranja, mamão, morango, goiaba, manga, uva, abacate, maracujá, melão, jaca, jenipapo, umbu, cajá, acerola. Acelga, aipim, batata doce, batata inglesa, beterraba, cenoura, ervilha, espinafre, palmito, rabanete, abóbora, tomate. (http://marciamonicaferreira.blogspot.com.br/2010/01/alimentacao-para-o-paciente-renal.html

    Boas Festas!!
    abs.fraternos
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    É preciso muito cuidado com o consumo de alimentos com alto teor de potássio.
    Meu marido tem Mieloma Múltiplo desde fevereiro 2016 e o câncer afetou o rim causando insuficiência crônica.
    No dia 07 de novembro último ele teve uma parada cardíaca muito severa ( foram 55 minutos em reanimação !!) Devido a hipercalemia ( alta do potássio ). A dieta dele era muito restrita mas mesmo assim isso tudo aconteceu...
    Ele está bem hoje e não teve sequelas ( Deus está no comando !!!! )
    Hoje com a quimioterapia ele está totalmente sem apetite e está perdendo peso. Com as restrições alimentares fica muito difícil criar algo que agrade ele.
    Você pode me dar algumas sugestões ?
    Um abraço
    Linda

    ResponderExcluir
  16. Oie, Unknown! Obrigad pela visita e comentário .Graças a Deus que não teve complicações. Nos marcadores Câncer, alimentação e doença renal tem diversos pratos e forma como vencer a perda de peso, naúseas, diárreias... Você olha a refeição que contém menor teor de potássio e faça para ele. Coloquei uns links do blog para você ver se tem alguma possibilidade para ajuda de vocês mas, não esqueça de consultar o médico e/ou a nutricinista. Eu também tive câncer em 2012 no sistema linfático fiz quimo e radio agora estou bem as vezes aparece alguma sequela vamos seguindo até quando Deus quiser. Mas. converse com a nutricionista.

    abs. fraternos
    Carla

    obs. Meu pai fez hemodiálise também não podia ingerir muita proteína, potássio, sódio e açúcar por causa da diabetes então eu retirava um pouco dos nutrientes e ele comia.

    1- ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=4904885259899871942;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=38;src=postname

    2 - Livro gratuito traz receitas saborosas para Pacientes com Câncer = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=2176496804244120883;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=54;src=postname

    3- SE QUER PRESERVAR OS SEUS RINS, FIQUE LONGE DE CERTOS ALIMENTOS = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=2836140121796278100;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=68;src=postname

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4- CEIA DE NATAL EXIGE CUIDADOS REDOBRADOS AOS DOENTES RENAIS = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=4332491751597120965;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=88;src=postname

      5- DIETAS RICAS EM PROTEÍNAS E OS RISCOS PARA O RIM = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=2232104978006102198;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=109;src=postname

      6- A Nutrição na Hemodiálise e a Importância de Adequar a Sua Alimentação por uma Melhor Qualidade de Vida = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=7606884808894066310;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=113;src=postname

      7 - Hemodiálise, o que comer? = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=4367422873345357068;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=114;src=postname

      8 - O Potássio e a Insuficiência Renal = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=2404514845712886649;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=119;src=postname

      9 - NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE IV = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=2963744202165678836;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=136;src=postname

      10 - NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE III = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=3832386623101852318;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=137;src=postname

      11 - NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE II = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=6740923011966489080;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=138;src=postname

      12 - NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE I = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=6333436022795192585;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=140;src=postname

      13 - Doentes Renais Nutrição - TABELA DA COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=785625694871219611;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=142;src=postname

      14 - Doentes Renais - Porções de Fruta recomendadas = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=3414261937846649095;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=143;src=postname

      15 - Doentes Renais saiba o que comer =https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=4092970800069409415;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=144;src=postname

      16 - DIETA PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=8618447464145613288;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=202;src=postname

      17 - RECEITAS - PERDA DE PESO =https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=6414014070933443062;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=205;src=postname

      18 - Cardápios por sintomas: Perda de Peso = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=8198946308728395508;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=206;src=postname

      19 - RECEITAS - FERIDAS NA BOCA (XEROSTOMIA) = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=989995570488228936;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=207;src=postname

      20 - Trueques e maneiras de cozinhar - PERDA DE PESO E ANOREXIA = https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=606795633182551791#editor/target=post;postID=4775986496260149794;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=224;src=postname

      Excluir
  17. ESTES LINKS NAO ESTAO ABRINDO..COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O LIVRO PARA CANCER E A DIMINUIÇAO DO POTÁSSIO E PROTEINA?Grata abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  18. Helena Pascoal, olá! Obrigada pela visita e comentário. Em relação ao Livro gratuito traz receitas saborosas para Pacientes com Câncer (http://www.animandoapetite.com.br/) os outros links é só você ir nos marcadores Alimentação, Doença Renal e Câncer procurar pelo título.Já o potássio e proteína tem algumas informações no blog mas, o melhor é procurar seu médico e/ou nutricionista para orientação perfeita.
    abs. fraternos
    Carla

    ResponderExcluir
  19. Minha taxa de creatinina é aumentada chegando a 2.2 morro de medo de IRC tenho ido aos medicos que pouco fazem ou podem fazer como pouco pouquíssimo apenas um cafe da manhã reforçado. Que orientação você me daria

    ResponderExcluir
  20. Recantocatespero, olá! Obrigada pela visita e comentário. Já fez uma avaliação com o Nefrologista, nutricionista caso não tem feito uma consulta com esses especialista procure-os para orientá-la melhor. Infelizmente não vou poder ajudar muito não conheço o seu quadro de saúde, mas procura os médicos citados acima. Boa sorte,
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  21. Carla, parabéns pelo Blog. Tenho a função renal diminuída e outro dia li um comentário na internet que ao deixar o milho da canjiquinha na água a noite toda, metade do potássio do milho vai para a água. Desta forma é jogar a água fora e fazer a canjiquinha do modo padrão. Procede essa informação? Só mais uma dúvida: Ao fazer "milho verde cozido" o potássio também vai para a água?

    ResponderExcluir
  22. Marco Tulio Stehling, olá! Obrigada pela visita e comentário. Demorei a responder por que perguntei a uma Nutricionista amiga como ela não enviou nenhuma resposta então vou falar pela minha experiência: eu sempre colocava tudo com alto potássio de molho e trocava água sempre não utiliza a água despreza. Mas, procure o seu médico e/ou nutricionista. abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla