quarta-feira, 23 de março de 2011

TEOR DE POTÁSSIO DOS ALIMENTOS

Potássio


Participam ativamente em processos fisiológicos do nosso organismo como funcionamento dos músculos, dentre eles o coração e células nervosas.

Na insuficiência renal, o excesso de potássio não pode ser eliminado, podendo trazer complicações sérias como paratesias (formigamentos), paralisias, confusão mental, dores musculares, dificuldades respiratórias e arritmias cardíacas.

O potássio existe praticamente em todo alimento, entretanto quando o alimento entra em contato com a água, parte do potássio passa para água e reduz em média 60% do potássio.

Para saber os alimentos ricos em potássio verifique dentro do site da nefrocare no tópico nutrição nefrocare.


Métodos para reduzir potássio de vegetais


Descasque os legumes, pique, deixe de molho em água em abundancia por 2 horas, jogue a água fora, coloque outra água e deixe cozinhar por no mínimo 15 minutos se for verduras e 30 minutos se for legumes e jogue a água do cozimento fora. Complete o preparo.



Baixo teor de potássio


Abacaxi, Banana maçã, Banana Ouro, Caju, Jabuticaba, Limão, Maçã, Melancia, Pêra, Pêssego, Tangerina, Sidra. Agrião, Alface, Alho, Berinjela, Cebola, Cebolinha, Chuchu, Mostarda, Pepino, Quiabo, Repolho, Vagem



Médio teor de potássio



Acerola, Ameixa, Caqui, Goiaba, Laranja serra d´água, Lima, Mamão, Manga espada, Maracujá, Mexerica pokan, Morango, Uva verde, Abóbora, Abobrinha, Brócolis, Couve-Flor, Inhame, Jiló, Tomate, Pimentão, Milho



Alto teor de potássio



Abacate, Água de coco, Ananás, Banana prata, Banana caturra, Coco polpa, Laranja pêra, Kiwi, Melão, Uva rubi, Acelga, Aipo, Almeirão, Batata inglesa, Batata barôa, Batata doce, Beterraba, Cará, Cenoura, Chicória, Couve, Ervilha, Espinafre, Feijão, Mandioca, Nabo, Rabanete, Taioba.




São também ricos em potássio:

Açúcar mascavo, amêndoa, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, nozes, café solúvel, bacalhau, camarão, canjica, aveia, pães e biscoitos integrais, chocolate, doce de leite, gergelim (semente), extrato de tomate, milho de pipoca, vísceras, mostarda em conserva, catchup, presunto, salame, sardinha.




Atenção: Ingestão de Carambola:Pacientes com insuficiência renal crônica estão proibidos de comer carambola, assim como o doce ou tomar o suco da fruta. A carambola possui uma substância tóxica ao cérebro que pode levar os pacientes à morte.

Se o rim não funciona, essa toxina é absorvida, concentra-se no sangue, atinge as células do cérebro em concentração maior e provoca soluços, convulsões avançadas e quase irreversíveis, podendo levar à morte.


p.s: consulte sempre o seu médico e/ou nutricionista


1- Eu sempre colocava o alimento que contém o potássio para ferver, desprezava a água por 03 vezes para depois prepará-lo.

Não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial a sua saúde.

abs,


Carla

11 comentários:

  1. Muito obrigada! Vc sabe me dizer se a manga tem teor alto? Vi em um site que não, depois vi em outro que tinha. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ana, alguns especialista dizem que a manga possui um teor elevado de potássio, já outros acham que é médio então o melhor e consultar a sua nutricionista e ou médico porque ela saberá o valor real do nível do seu potássio, fósforo, cálcio.E tudo tem ser feito com muita moderação.Obrigada, pela visita! bjins

    ResponderExcluir
  3. Muito importante suas informações,mesmo eu que já participei de várias reuniões sobre alimentos para renais crônicos,minha mãe fez hemodiálise durante 4 anos e 6 meses,hoje transplantada há quase 2 anos mas com creatinina alta o transplante deu certo 25%,..semana passada ela começou a tomar o suco detox com couve e laranja e começou ter dores fortes nas pernas( ela sempre teve problemas com o potássio alto) e vim ver sobre couve e laranja..já parou de tomar claro.Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Lica, obrigada pela visita! Desculpa pela demora para responder é que eu tirei umas férias depois de 06 anos sem descanso e vencendo um câncer nada mais que merecido. Realmente temos que ficar atentos nos alimentos pelo alto teor de minerais que as vezes nossos entes não podem ou tem seu consumo diminuído. abs, e volte sempre.
    p.s: Deus tem um proposito para tudo. ELE esteja com vocês. Carla

    ResponderExcluir
  5. Aferventar legumes e vreduras 3 vezes, retira todo o potássio contido nesses alimentos?

    ResponderExcluir
  6. Aferventar legumes e vreduras 3 vezes, retira todo o potássio contido nesses alimentos?

    ResponderExcluir
  7. Unknown, olá! Olha falar com precisão que o potássio é retirado todo eu não posso afirmar mas, a nutricionista que cuidou do meu pai me ensinou a desprezar água do cozimento por 03 vezes quando era feito algum alimento com potássio. É melhor você consultar seu médico ou/e nutricionista para maiores esclarecimentos.
    abs fraternos.
    Carla

    ResponderExcluir
  8. tenho buscado maneira de fazer os alimentos para meu marido que tem insuficiencia renal cronicaa nutricionista nao falou em ferver legumes e recomendou que o feojão branco que é mais rico em ferro fosse posto de molho várias vezes e rejeitada a àgua do molho mas n~sao se referiu aos legumes vou fazer o recomendado agora tenho muito medo que por ignorancia prejudique meu merido ele tem 83 anos e além da enfermidade renal tem polineuropatia e parkson obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  9. Miriam, olá! Obrigada pela visita e comentário. Olha eu vou falar de experiência própria eu cuidei do meu pai com diabetes que o levou a IRC e por quase 09 anos a hemodiálise tudo que aprendi a respeito de como fazer com os alimentos foi sugerido pela nutricionista fiz também um estudo a respeito. Os médicos não esperavam que meu pai vivesse tantos anos parei minha vida para olhá-lo fiz o blogue justamente para poder auxiliar as pessoas como eu que não entendia nada a respeito a linguagem técnica geralmente não entendemos e eu não sou de ficar concordando sem saber do que se trata algumas coisas eu conseguia entender por causa que minha irmã era da área. Caso queira conversa com o seu médico e/ou nutricionista sobre a postagem fiquei a vontade todas as postagens tem uma fonte e autorização. Espero que tenha ajudado que o Senhor ilumine vocês.Volte sempre
    abs. fraternos

    ResponderExcluir
  10. O que vou escrever nem é uma perfunta,estou tentando fazer dieta orientada pela nutricionista, tenho problemas nos rins , perdi 40 por cento da função. tenho muitas duvidas, como por exemplo: manga espada posso e manga ubá? iogurte, canjiquinha que gosto, Melão li aqui que não pode.está muito difícil,seguir a dieta.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botaaguanofeijão, olá! Obrigada pela visita e comentário volte sempre. Vou postar sobre frutas e como fazer para retirar um pouco o potássio dos alimentos.Vamos a resposta....

      Na Insuficiência Renal Crónica (IRC), os rins diminuem a capacidade de excreção de potássio. A concentração de potássio deve variar entre 3,5 a 5,5 mEq/L. Concentrações aumentadas deste mineral (hipercalémia), podem ser graves para o doente, podendo provocar diminuição da força muscular bem como problemas cardíacos graves.


      . Para evitar elevadas concentrações de potássio no sangue, o doente deve conhecer os alimentos com maior teor de potássio, assim como algumas técnicas de redução do teor de potássio nos alimentos. Deve ter encontra as recomendações relativas à ingestão de frutas.
      Uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida. Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento. Portanto, pode ser necessário fazer ajustes na gestão da sua dieta com a ajuda do seu médico e /ou nutricionista, escolhendo frutas que contenham menos potássio por porção.

      abs. fraternos

      Carla

      Excluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla