
A convergência entre as capacidades e vontade do adolescente cujo cérebro ainda se encontra em pleno desenvolvimento geralmente torna o gerenciamento do diabetes tipo 1 mais desafiador.
O auto-gerenciamento do diabetes tipo 1 requer habilidades que se enquadram nas funções executivas do cérebro. Essas habilidades incluem memória de trabalho, motivação, organização e gerenciamento de emoções. Por exemplo, se você tem diabetes tipo 1, você deve se lembrar de verificar seu nível de açúcar no sangue ou administrar insulina, você tem que ter a motivação para realizar essas tarefas e capacidade de fazê-las. Você tem que ser organizado o suficiente para ter guardado seus suprimentos e levá-los com você, e você também tem que ser capaz de não ficar tão frustrado pelo fato de fazer algo imprudente como aplicar grande quantidade de insulina terminando por ficar com glicose muito baixa no sangue.
A diferença entre o controle efetivo e o não tão eficaz do diabetes geralmente depende das habilidades das funções executivas.
Um estudo recente observou que, quando os jovens entram na adolescência, muitas vezes assumem responsabilidades relacionadas ao controle do diabetes. Os pesquisadores queriam descobrir a relação entre o gerenciamento executivo e o controle da glicemia ao longo do tempo e descobrir o que moderava essa relação.
DESIGN DE ESTUDO
Como parte do Diabetes IN Development Study (DINO), envolvendo 174 jovens com diabetes tipo 1 entre 8-15 anos no início do estudo, os pais preencheram uma avaliação anual por quatro anos consecutivos. Os pesquisadores obtiveram dados A1c de prontuários hospitalares e avaliaram a função executiva dos jovens usando o relatório Inventário de Avaliação do Comportamento do Funcionamento Executivo-pai. Eles também usaram o relatório Diabetes Family Responsibility Questionnaire (Questionário de Responsabilidade Familiar do Diabetes) para analisar as responsabilidades de diabetes entre os jovens, pais e filhos compartilhados por ambos.
“Equações de estimativas lineares generalizadas foram usadas para analisar dados incluindo o sexo, a idade atual e a idade do início da diabetes como covariáveis”, escreveram os autores do estudo em seu resumo.
RESULTADO DO ESTUDO
Os pesquisadores afirmam que “relativamente mais problemas [de funcionamento executivo] estão significativamente associados à maior HbA1c ao longo do tempo”.
Além disso, mais problemas de funcionamento executivo em combinação com menos responsabilidade dos jovens ou maior responsabilidade parental estavam altamente ligados a um melhor gerenciamento da glicemia ao longo do tempo.
“Apenas a idade modera significativamente a relação entre problemas de EF, responsabilidade compartilhada e controle glicêmico”, escreveram eles.
CONCLUSÕES
Os autores do estudo concluíram que menos habilidades de funcionamento executivo estavam ligadas a um pior gerenciamento da glicemia ao longo do tempo e que esse risco era mitigado pela responsabilidade pelas tarefas de controle do diabetes. “Isso aponta para a importância da [função executiva] quando os jovens assumem a responsabilidade pelo controle do diabetes, a fim de alcançar o controle glicêmico”, escrevem os pesquisadores.
Perguntas frequentes surgem sobre esse assunto, tais como: Os jovens precisam de cuidadosa vigilância sobre o controle do diabetes, mesmo que pareçam se sentir confiantes e competentes em relação às tarefas relacionadas ao diabetes? Os pais não devem hesitar em assumir temporariamente as tarefas relacionadas à diabetes se achar que o jovem não está pronto para tal ou não se esforçar por isso?
A Dra. Jill Weissberg-Benchell, professora de Psiquiatria e Medicina Comportamental da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern, em Chicago, disse à Reuters que essas descobertas “são consistentes com pesquisas sobre desenvolvimento de adolescentes mostrando que os lobos frontais não são totalmente formados até os 25 anos de idade”.
Será que alguns adolescentes e até mesmo adultos com vinte e poucos anos precisam de mais apoio no controle do diabetes? O desenvolvimento de habilidades de gerenciamento executivo deve receber mais atenção em jovens com diabetes para prepará-los para uma vida inteira de controle do diabetes? Deveria haver mais recursos disponíveis para ajudar os jovens durante esse tempo complicado?
Parece que uma comunicação completa, aberta e honesta entre a criança, os pais e a equipe do médico é essencial para individualizar os cuidados e atribuir responsabilidade pelas tarefas de gerenciamento do diabetes. Pode parecer ideal para um adolescente ou jovem adulto ter excelente competência em seu controle do diabetes, mas se ainda não o fizerem, descobrir como ajudá-lo e apoiá-lo nesse meio tempo é crucial para manter o controle saudável do diabetes.
Por Sysy Morales
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com
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