Dezembro Laranja
Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu inicio ao movimento de combate ao câncer da pele chamado de Dezembro Laranja.
Um país com menos casos de câncer da pele é meta alcançável e a conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos.
E nós do Grupo Diagnose apoiamos esta campanha anualmente através do compartilhamento de informações sobre como prevenir esta doença.
O QUE É?
O melanoma é um câncer de pele que começa com o crescimento excessivo e descontrolado dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que determina a cor da nossa pele. De cada 100 casos de câncer de pele, 5 são melanomas.
PORQUE É O MAIS GRAVE DE TODOS OS CÂNCERES DE PELE?
Porque tem alta possibilidade de dar origem à metástases, ou seja, transferir ou passar as células cancerosas da pele para outros órgãos do corpo. Essas metástases ocorrem em praticamente todos os melanomas não tratados e podem levar à morte.
COMO SE APRESENTAM?
Quase sempre se apresentam como uma lesão enegrecida, que pode ser decorrente de um “sinal/pinta” já existente que teve uma mudança ou pode aparecer como uma nova mancha. Na maioria das vezes aparece em pessoas de pele clara, no tronco nos homens e nos membros inferiores nas mulheres.
QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA UM INDIVÍDUO DESENVOLVER UM MELANOMA?
Pessoas de pele clara e sensível ao sol; possuir muitas “pintas” espalhadas pelo corpo (100 ou mais); ter casos de melanoma na família; ter sido submetido(a) a exposição excessiva ao sol ou bronzeamento artificial (cabines de bronzeamento); ter 50 anos de idade ou mais e indivíduos que já tiveram um melanoma.
COMO SUSPEITAR QUE MEU “SINAL” VIROU MELANOMA? (ABCDE DO MELANOMA)

COMO SABER SE MEU “SINAL” VIROU UM MELANOMA?
A suspeita do diagnóstico de melanoma é feita através da história do paciente e do exame físico. Junto com o exame físico alguns médicos utilizam uma técnica chamada de dermatoscopia, que é a observação da pele através de um aparelho chamado de dermatoscópio, que possui uma lente de aumento especial com uma fonte de luz. A confirmação do diagnóstico é feita através da retirada de parte (biópsia incisional) ou da totalidade (biópsia excisional) do tecido suspeito, com posterior análise em microscópio (exame anatomopatológico), realizada por um médico patologista.
_1.jpg?1543430600977)
Aparência microscópica de um Melanoma.
Fonte: arquivo do Grupo Diagnose.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
O tratamento depende da localização e da agressividade do tumor, sendo a cirurgia a principal opção para a maioria dos casos. Dependendo do estágio, quimioterapia e radioterapia também podem ser necessárias. Se o tratamento for feito em estágios iniciais, o paciente geralmente é curado.
COMO PREVENIR O MELANOMA?
- Evitar a exposição solar entre 10:00 e 15:00;
- Usar creme fotoprotetor com FPS 30 ou mais e reaplicar após suor intenso ou mergulhos;
- Evitar bronzeamento através de fontes artificiais de raios ultravioleta (cabines de bronzeamento);
- Complementar a proteção com óculos de sol, camiseta e guarda-sol;
- Fazer o autoexame da pele.
_1.gif?1543430646667)
Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança .
TEXTO ESCRITO POR DRA.CRISTINA DORNELLES, MÉDICA PATOLOGISTA DO GRUPO DIAGNOSE.
FONTE: https://www.grupodiagnose.com.br/noticias/dezembro-laranja
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla