Powered By Blogger

sábado, 29 de maio de 2010

URINA COM CHEIRO FORTE

Urina mal cheirosa pode indicar desidratação ou infecção urinária. Saiba mais.

URINA COM CHEIRO FORTE


A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uréia. Quanto maior for a concentração desta, mais forte será seu cheiro. Na grande maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina pouco diluída. Em geral é uma urina com cor amarelo forte.

O primeiro passo portanto, é aumentar a ingestão de líquidos. Não existe um número mágico. Tem que se beber líquidos até a urina ficar transparente. Às vezes, são necessários até 3L de água por dia. Além de melhorar o cheiro, uma urina diluída impede a formação de cálculos renais.

Já li alguns relatos que cálculo renal na bexiga pode ser causa de cheiro forte. Com certeza não é algo comum.

Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, deve-se pensar na presença de bactérias que costumam metabolizar a uréia em amônia, substância que apresenta odor muito mais forte. Deve-se diferenciar a simples presença de bactérias na urina da infecção urinária. Se houver sintomas como ardência e vontade de urinar o tempo todo, mesmo com a bexiga vazia, indica-se o tratamento com antibióticos.

Se há mal cheiro, bactérias na urina, mas não há sintomas de infecção, a decisão é mais controversa. Se o odor incomodar muito, eu pessoalmente tentaria um curso único de antibióticos, caso se trate de uma pessoa saudável, sem histórico de outras doenças. Na verdade, não encontrei nenhuma descrição na literatura médica sobre o que fazer nessa possibilidade. Com certeza só tentaria o antibiótico uma vez. Se os sintomas retornarem após um tempo, não valeria a pena tratar novamente pelo risco de criar bactérias resistentes a antibióticos.

Além da infecção urinária, algumas uretrites como nas DSTs, também podem ser a causa. Mulheres costumam ser menos sintomáticas e uma urina mal cheirosa pode ser a dica para o diagnóstico. Homens costumam apresentar saída de pus pela uretra.

Nas mulheres é preciso ter certeza que o cheiro é da urina e não de corrimentos vaginais. Uma consulta ao ginecologista pode descartar infecções vaginais e uretrites

Se o problema também não for bactérias, existem medicamentos e alimentos que podem alterar o cheiro da urina. O principal é o aspargo. Vitaminas também podem causar odor. Alguns antibióticos, principalmente da família da penicilina podem ser responsáveis. Mudanças na dieta podem melhorar o cheiro.

Diabetes pode causar urina mal cheirosa, mas em geral já apresenta outros sintomas associados como perda de peso, fraqueza, sede, muita urina (poliúria) etc... Dificilmente a urina com cheiro ruim é o único achado.

Em pessoas mais velhas, câncer de bexiga e fístula (ligação) da bexiga para o intestino podem ser a causa. O primeiro normalmente está associado a hematúria (perda de sangue na urina) e o segundo a um sintoma chamado pneumatúria, que é a saída de gases do intestino pela urina. São sintomas raros e não devem ser pensados em pessoas jovens.

Algumas doenças genéticas raras como fenilcetonúria também dão cheiro forte, mas são doenças de neonatos.

Se o odor for algo que incomoda muito, sugiro uma consulta ao urologista ou ginecologista para elucidação do quadro.


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/11/urina-com-cheiro-forte.html#ixzz0nNvY3bOL

CONSULTE SEU MÉDICO E COMENTE COM ELE.
abs, Carla

8 comentários:

  1. Obrigada Carla, pelo seu blog, vc esclareceu completamente minhas dúvidas. Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Glória, obrigada pela visita, estou tentando esclarecer e conscientizar a população sobre algumas doenças para não sofrer problemas mais tarde e se já diagnosticada ter entendimento sobre a mesma.
    bjs,
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cristina, por visitar o meu blog e principalmente por ter ajudado vc. este é o principal objetivo do blog esclarecimento.Abs,
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla, o uso do anticoncepcional tambem pode deixar a urina fedida?

    ResponderExcluir
  5. Coperei a usar o anticoncepcional Yasmim e minha urina está com um odor fortíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Minha urina nao está com odor forte porém se encaixa na urina cor 7 sinto o corpo um pouco dolorido será que é só desidratação?

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Unknown, por visitar o meu blog. Não posso valiar procure urgentemente um médico e/ou nefrologista para que ele possa avaliar melhorar o seu Trato Urinário. Por favor dê notícias. Cuide-se é muito sério o problema Renal. Abs,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla