Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cuide do coração II

A mulher também pode desenvolver a miocardiopatia periparto, uma inflamação do músculo cardíaco que pode ocorrer no fim da gestação e até seis meses após o parto. Esta é uma doença imunológica: o próprio organismo da gestante fabrica anticorpos, que atingem o coração. A complicação faz com que o coração aumente de tamanho e diminua o ritmo, causando insuficiência cardíaca.Os principais sintomas são inchaço e palpitação, que podem ser confundidos com sintomas normais de qualquer gestante no último trimestre.


Nestes casos, ter feito o pré-natal durante toda a gravidez, e falar sobre os sintomas ao médico, são medidas essenciais.O tratamento da miocardiopatia periparto é semelhante ao da insuficiência cardíaca e cerca de 70% das mulheres se recuperam depois de seis meses. Não há como prevenir ou prever o surgimento da doença, mas as chances de a mulher apresentar o quadro nas próximas gestações são grandes.Antes do bebêA pesquisa também mostrou que muitas mulheres engravidam já com outros problemas de saúde, que pioram durante a gestação. Segundo o cardiologista José Renato das Neves, pai de Lucas e Letícia, elas estão engravidando mais velhas, acima do peso, hipertensas e diabéticas.


Nenhuma destas condições impede a gestação, mas trazem alguns problemas e exigem um cuidado maior por parte dos médicos e da própria mãe, que deverá fazer um acompanhamento rigoroso com ginecologista e cardiologista.Em casos de gravidez planejada, a mulher deve procurar o médico e fazer uma avaliação cardiológica geral, baseada no histórico clínico.


A maioria destas doenças tem causa genética, e pode ser prevenida.Em casos de gravidez “surpresa”, o ginecologista será o responsável pelo encaminhamento da mulher aos especialistas que ele achar necessários. O pré-natal vai mostrar as condições de saúde em que a mulher se encontra, e garantirá a saúde da mãe e do bebê.


Consultoria: José Renato das Never, pai de Lucas e Letícia, é cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo. Tel.: (11) 3821-5300


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla