Powered By Blogger

sábado, 25 de novembro de 2017

Câncer: Outros Fatores que podem afetar o Estadiamento


Para alguns tipos de câncer, os valores de T, N e M não são os únicos que determinam o estágio da doença. Alguns outros fatores que devem ser considerados são:


  • Grau - Para a maioria dos cânceres, o grau mede quão anormal as células cancerosas aparecem ao microscópio. Isso é chamado de diferenciação. O grau pode ser importante porque cânceres com mais alterações tendem a crescer e se espalharem mais rápido. Ao grau geralmente é atribuído uma nota. No baixo grau (células bem diferenciadas) as células cancerosas se parecem muito com as células normais. Em geral, estes cânceres tendem a crescer lentamente. Em cânceres (mal diferenciados) de alto grau, as células cancerosas parecem muito diferentes das células normais. Cânceres alto grau, tendem a crescer mais rapidamente e têm um prognóstico pior, portanto podem precisar de tratamentos diferentes do que os cânceres de baixo grau. Mesmo quando o grau não afeta o estágio do câncer, ele ainda pode afetar o prognóstico e/ou tratamento.

  • Tipo de Célula - Alguns tipos de câncer podem ter diferentes tipos de células. De modo que o tipo celular pode afetar o tratamento e o prognóstico, este é um fator importante no estadiamento. Por exemplo, os cânceres de esôfago são principalmente cânceres de células escamosas ou adenocarcinoma. O câncer de células escamosas do esôfago é estadiado de forma diferente do adenocarcinoma de esôfago.

  • Localização do Tumor - Para alguns tipos de câncer, a localização do tumor afeta o prognóstico e é importante de ser considerada no estadiamento da doença. O estadiamento do câncer do esôfago, por exemplo, depende se o tumor está localizado no terço superior, médio ou inferior do esôfago.

  • Marcadores Tumorais - Em alguns tipos de câncer, os níveis sanguíneos de determinadas substâncias, denominadas marcadores tumorais, podem afetar o estadiamento da doença. Por exemplo, no câncer de próstata, o nível do antígeno prostático específico (PSA) no sangue é considerado no estadiamento da enfermidade.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/outros-fatores-que-podem-afetar-o-estadiamento/7751/725/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla