Powered By Blogger

sábado, 25 de novembro de 2017

Câncer: Sistema de Estadiamento = Sistema TNM


A American Joint Committee on Cancer (AJCC) e a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) utilizam o sistema de classificação TNM como uma ferramenta para os médicos estadiarem diferentes tipos de câncer com base em determinadas normas. Ele é atualizado a cada 6 a 8 anos para incluir os avanços na compreensão de uma doença como o câncer. No sistema TNM, a cada tipo de câncer é atribuída uma letra ou número para descrever o tumor, linfonodos e metástases.


  • T para o tumor primário.
  • N para linfonodos. O câncer que se espalhou para os linfonodos próximos. 
  • M para metástase. O câncer que se espalhou para partes distantes do organismo.


A categoria T fornece informações sobre aspectos do tumor primário, como seu tamanho, quão profundamente se desenvolveu no órgão em que se originou e quanto invadiu os tecidos adjacentes:


  • TX significa que o tumor não pode ser avaliado.
  • T0 significa que não existe evidência de tumor primário (não pode ser encontrado).
  • Tis significa que as células cancerosas estão se desenvolvendo apenas na camada mais superficial do tecido, sem invadir tecidos mais profundos. Também pode ser chamado de câncer in situ ou pré-câncer. 
  • Os números que aparecem após o T (tais como T1, T2, T3 e T4) podem descrever o tamanho do tumor e/ou a disseminação da doença nas proximidades. Quanto maior o número de T, maior o tumor e/ou mais se disseminou pelos tecidos próximos.


A categoria N descreve se o câncer se espalhou para os linfonodos vizinhos:


  • NX significa que os linfonodos não podem ser avaliados.
  • N0 significa que os linfonodos vizinhos não contêm câncer. 
  • Os números que aparecem após o N (por exemplo, N1, N2 e N3) podem descrever o tamanho, localização e/ou o número dos linfonodos com doença. Quanto maior o número, mais o câncer se espalhou para os linfonodos.


A categoria M descreve se o câncer se espalhou (metástases) para locais distantes do corpo:


  • M0 significa que nenhuma disseminação foi encontrada.
  • M1 significa que o câncer se espalhou para tecidos e órgãos distantes (metástases à distância foram encontradas).


A maioria dos tipos de câncer tem sua própria versão deste sistema de classificação, logo as letras e os números não significam sempre o mesmo para cada tipo de câncer. Por exemplo, em alguns tipos, as categorias T descrevem o tamanho do tumor principal, enquanto em outros, eles descrevem quão profundamente o tumor se desenvolveu, ou se o tumor cresceu nas estruturas adjacentes (independentemente de seu tamanho).

Alguns tipos de câncer também têm agrupamentos especiais que são diferentes de outros. Por exemplo, existem classificações que podem ter subcategorias, tais como T3a e T3b, enquanto outros podem não ter uma categoria N3

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sistema-tnm/4801/725/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla