Powered By Blogger

sábado, 25 de novembro de 2017

O Estágio do Câncer não Muda


Um ponto importante que alguns pacientes têm dificuldade em entender é que o estágio do câncer é determinado apenas quando (ou logo depois) o câncer ser diagnosticado. O estágio não muda ao longo do tempo, mesmo se o tumor reduzir, crescer, se espalhar ou voltar após o tratamento. O câncer é ainda referido pelo estágio que foi atribuído quando foi diagnosticado, embora informações sobre a extensão atual do câncer possam ser adicionadas (e evidentemente o tratamento é ajustado conforme necessário).


Por exemplo, digamos que uma mulher é diagnosticada com câncer de mama estágio II. O câncer poderá desaparecer com o tratamento, mas depois ele volta e agora se espalhou para os ossos. O câncer ainda é denominado câncer de mama estágio II, agora com doença recorrente nos ossos.

Se o câncer de mama não desaparece com o tratamento e se espalha para os ossos seria denominado de câncer de mama estágio II com metástase óssea. Em ambos os casos, o estágio original não muda e não será denominado de câncer de mama estágio IV. O câncer de mama em estágio IV refere-se a um câncer que já se espalhou para alguma região distante do corpo, no momento do diagnóstico.

É importante compreender que as estatísticas de sobrevida e a informação sobre o tratamento segundo o estágio da doença para alguns tipos específicos de câncer se referem ao estágio do câncer quando ele foi diagnosticado inicialmente. As estatísticas de sobrevida relacionadas ao estágio do câncer de mama estágio II que recorreu nos ossos não são as mesmas que para o câncer de mama estágio IV.

Em algum momento, você pode ouvir o termo "reestadiamento".  Que é o termo usado para a realização de exames que permitam avaliar a doença, uma vez feito o tratamento. O reestadiamento pode ser usado para medir a resposta ao tratamento ou avaliar se o câncer voltou e vai precisar de mais intervenções terapêuticas. Muitas vezes, os mesmos exames que foram feitos quando o câncer foi diagnosticado pela primeira vez, como, por exemplo, exame físico, biópsia e exames de imagem, serão feitos novamente.

Após estes exames um novo estágio pode ser determinado. E estará descrito com uma letra "r” minúscula antes do novo estágio, o que denota um estágio diferente ao do diagnóstico inicial. O estágio inicial sempre permanece o mesmo. Exames para determinar a extensão da doença são comuns durante e após o tratamento, no entanto atribuir um novo estágio raramente é feito, exceto em estudos clínicos.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-estagio-do-cancer-nao-muda/7753/725/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla