Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Aumento da pressão arterial ao ficar em pé pode sinalizar perigo

 23/00/22 Por 

Dia da saúde Notícias

Aumento da pressão arterial ao ficar em pé pode sinalizar perigo

QUARTA-FEIRA, 23 de março de 2022 (HealthDay News) – Pesquisadores italianos alertam que, se sua pressão arterial aumentar quando você se levanta, você pode correr um risco aumentado de ataque cardíaco e AVC.

“Os resultados do estudo confirmaram a nossa hipótese inicial: um aumento pronunciado na pressão arterial da posição deitada para em pé poderia ser prognosticamente importante em jovens com pressão arterial alta”, disse o autor principal do estudo, Dr. Paolo Palatini. Ele é professor de medicina interna na Universidade de Pádua, na Itália.

“Ficamos surpresos com o fato de que mesmo um aumento relativamente pequeno na pressão arterial em pé (6 a 7 mmHg) fosse preditivo de eventos cardíacos graves em longo prazo”, acrescentou Palatini.

O novo estudo incluiu mais de 1.200 adultos italianos, com idades entre 18 e 45 anos, com pressão arterial elevada em estágio 1 não tratada, definida como pressão arterial sistólica de 140 a 159 mmHg e/ou pressão arterial diastólica de 90 a 100 mmHg. (Pressão arterial sistólica é a força exercida sobre os vasos sanguíneos quando o coração bate; uma leitura diastólica mede a pressão entre os batimentos.)

Nenhum dos participantes havia tomado medicação anti‑hipertensiva antes do estudo e todos foram inicialmente considerados em baixo risco para eventos cardíacos graves com base em seu estilo de vida e histórico médico, sem diabetes, comprometimento renal ou doença cardíaca.

No início, foram realizadas leituras de pressão arterial dos participantes em várias posições físicas, incluindo deitado e depois de se levantar.

Entre os participantes com o maior aumento na pressão arterial ao ficar em pé, os 10% superiores atingiram uma média de aumento de 11,4 mmHg na pressão arterial; todos foram superiores a 6,5 mmHg. Os outros participantes tiveram uma descida média de 3,8 mmHg na pressão sistólica ao ficar em pé.

Durante um acompanhamento médio de 17 anos, os participantes do estudo apresentaram 105 eventos cardíacos graves, sendo os mais comuns ataque cardíaco, dor torácica relacionada ao coração e AVC.

Os investigadores observaram que a probabilidade de um evento cardíaco grave foi quase dupla para as pessoas no grupo dos 10% superiores.

Depois de ajustar para a pressão arterial média coletada ao longo de 24 horas, os pesquisadores concluíram que um grande aumento da pressão arterial ao ficar em pé permaneceu como um preditor de ataque cardíaco, AVC e outros eventos cardiovasculares graves.

O estudo, publicado em 17 de março no periódico Hypertension, sugere a necessidade de intervenções personalizadas, disse Palatini.

“Os achados sugerem que a pressão arterial ao ficar em pé deve ser medida para personalizar o tratamento de pacientes com pressão arterial alta e, potencialmente, ter uma abordagem mais agressiva em relação a mudanças no estilo de vida, e a terapia de redução da pressão arterial pode ser considerada para pessoas com uma resposta elevada da pressão arterial [hiperreativas] a ficar em pé”, disse ele em um comunicado à imprensa do periódico.

Mais informações

Para obter mais informações sobre hipertensão, consulte o Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue dos EUA (U.S. National Heart, Lung, and Blood Institute).

FONTE: Hypertension, comunicado à imprensa, 17 de março de 2022




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.msdmanuals.com/pt-br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla